segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TOURETTE e diretrizes clínicas para a síndrome

Europeu de diretrizes clínicas para a síndrome de Tourette e outros transtornos de tiques. Parte I: avaliação

    Tiques são definidos como rápido, recorrente, movimentos não-rítmicos, motor ou vocalizações que aparecem geralmente nos ataques, enquanto crescente e minguante em intensidade, freqüência e tipo de tiques

   Transtornos de tiques, incluindo Gilles de la Tourette, ou síndrome de Tourette (TS) normalmente o início na infância principalmente na idade de 5-6 anos .
     ST engloba a combinação de motor (mais de 1 ano) crônico e tiques vocais. ST é muitas vezes subdiagnosticada e muitos pacientes não recebem informação adequada e cuidados , e, portanto, sofrem de perturbações psicossociais por um longo tempo.

     Em média, leva mais de 5 anos a partir do primeiro sintoma até o diagnóstico . Pacientes e suas famílias são frequentemente incapazes de identificar corretamente os sintomas e os pacientes às vezes ficam estigmatizados como conseqüência de seus tiques. Portanto, eles muitas vezes experimentam um grande alívio ao obter um diagnóstico, porque isso lhes permite lidar melhor com a situação.
   
     Não há cura para o ST, portanto, o tratamento visa diminuir tiques: gravidade e frequência.      Muitas vezes é mais importante para gerenciar as  comorbidades, a fim de melhorar o funcionamento psicossocial e de desenvolvimento.

    Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse nas pesquisas sobre a etiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da ST, levando a novos esclarecimentos sobre vários aspectos da síndrome.
     Portanto, os especialistas da Sociedade Europeia para o Estudo da Síndrome de Tourette (ESSTS) desenvolveram a primeira diretriz europeia em quatro partes (nesta edição). Esta parte trata da avaliação de transtornos de tiques em crianças, adolescentes e adultos.   ST afeta entre 0,3  e 1%  da população.

       Tiques ocorrem predominantemente em pessoas jovens (antes dos 18 anos), e tendem a ter um crescente e minguante curso . Importante, um diagnóstico ST é duas vezes mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas não-hispânicos brancos do que em pessoas negras ou hispânicos . Há um macho para fêmea de preponderância entre 03:01 .
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário