sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cientistas descobrem pistas sobre a Síndrome de Tourette

Quanto mais pesquisas como a citada na reportagem abaixo, mais estaremos perto de um grande avanço no entendimento da Tourette






Cientistas descobrem pistas sobre a Síndrome de Tourette

A síndrome de Tourette é uma doença neurológica sem cura. Os sintomas são movimentos involuntários (tics), espasmos e os famosos palavrões . É um problema sério que compromete a vida do ser humano, geralmente se desenvolve na adolescência, mas pode se manifestar depois da fase adulta. A estimativa é que de 100 pessoas uma desenvolva essa doença, na maioria dos casos, de forma moderada.
O que se sabia dessa doença era a sua hereditariedade, isto é, genética. Porém estudo recente revela o gene que provoca ou contribuem para a síndrome – os estudos sobre esse gene não são conclusivos para todos os casos, mas podem ajudar no tratamento dos pacientes.
Depois da descoberta dessa patologia há 125 anos, os pesquisadores pouco avançaram na causa do problema. Alguns estudos se voltaram para a investigação dos núcleos da base – região do cérebro envolvido com os comportamentos repetitivos e o neurotransmissor, dopamina. Depois, em 2005, uma equipe encontrou indícios de uma mutação genética no gene “SLITRK1″ em alguns casos, porém, não se sabia como esse gene provocava a síndrome de Tourette.
Agora um novo estudo localizou uma mutação no gene HDC que têm a função de codificar a L-histidina descarboxilase, uma enzima envolvida na produção de histamina, uma molécula de sinalização, com uma grande variedade de papéis por todo o corpo. Essa enzima é responsável por provocar espirros, coceiras nos olhos e outras ações alérgicas, e também é um neurotransmissor.
Pesquisas feitas em laboratórios comprovam que a histamina pode servir de freio para os movimentos repetitivos nos núcleos da base (relatado na primeira pesquisa apontada nesse artigo). “Eles fazem um argumento muito convincente de que esta mutação nesta família é responsável pela síndrome de Tourette”, diz Jon McClellan, um psiquiatra da Universidade de Washington, Seattle. Muitas pesquisas ainda irão ser feitas até que se faça uma droga efetiva para o tratamento da síndrome.


Fonte: ScienceNews

Retirado link;
http://reevolucao.net/2010/05/11/cientistas-descobrem-pistas-sobre-a-sindrome-de-tourette/comment-page-1/#comment-1309

Nenhum comentário:

Postar um comentário