domingo, 16 de outubro de 2011

Terapia Cognitivo-comportamental e Tourette

Meu filho faz terapia cognitiva-comportamental a algum tempo e este tratamento tem auxiliado a enfrentar várias etapas da Tourette e suas comorbidades. Sua psicóloga é Bárbara Porto.








Terapia cognitivo-comportamental pode ser eficaz no tratamento da síndrome de Tourette. 10/may/2011 · International Journal of Cognitive Psychotherapy.


Sumário
O uso da terapia cognitivo-comportamental para o tratamento de tiques que sofrem as pessoas com síndrome de Tourette pode ser tão eficaz como a medicação ou até mais em alguns casos. Isto segue a partir dos resultados de pesquisas recentes publicadas no Jornal Internacional de Terapia Cognitiva.
Esta descoberta pode ter importantes implicações para o tratamento desta doença. Em alguns casos, as medidas fisiológicas pode permitir a melhoria da terapia, a fim de se adaptar a um tipo específico de pacientes, disse o Dr. Marc Lavoie, pesquisador certificado no Centro de Investigação Fernand-Seguin do Louis-H. Lafontaine Hospital e do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Montreal, que realizaram este estudo com seu aluno de graduação Tina Imbriglio e colaboradores clínicos, Kieron O'Connor Dr., psicólogo e Emmanuel Dr. Stip, psiquiatra.

Síndrome de Tourette é uma desordem relativamente comum neurológica caracterizada por tiques, movimentos ou vocalizações que é gerado, de repente, involuntariamente e repetidamente. A doença afeta entre 0,05 e 3 por cento das crianças em idade escolar. Os tiques começar em meados de infância e expressão de pico no início da puberdade.

Na nova pesquisa descobriu que a terapia cognitivo-comportamental tem um efeito positivo não só em tiques de comportamento, e os pensamentos do paciente, mas também sobre a atividade cerebral. Esta descoberta pode ter importantes implicações para o tratamento desta doença.
A equipe de pesquisa convidou dois grupos para participar do estudo: um grupo de 10 adultos afetados pela síndrome de Tourette e um grupo de 14 adultos da mesma idade e inteligência, sem problemas neurológicos ou psiquiátricos.
Participantes foram convidados a realizar uma série de tarefas experimentais para estimular regiões específicas do cérebro. Durante uma tarefa, os participantes tiveram de responder ou inibir as respostas para semáforos apresentados em uma tela de computador. O EEG foi gravado em conjunto com cada tarefa.. Pacientes foram examinados novamente seis meses depois, após receber a terapia, para realizar o mesmo teste.
Os resultados mostraram uma redução significativa de tiques após o tratamento. Por outro lado, depois de um tratamento comportamental, foi possível observar uma normalização quantificáveis ​​da atividade cerebral ligada à melhora dos sintomas em pacientes com síndrome de Tourette. A originalidade dos resultados do Dr. Marc Lavoie equipe foi a descoberta de uma mudança cerebral mensurável resultantes dessas mudanças nos sintomas cognitivos e comportamentais

Por um lado, a terapia leva a reestruturação cognitiva, e outro para as mudanças fisiológicas e comportamentais. . Este estudo promissor é o primeiro a demonstrar os efeitos fisiológicos da terapia cognitivo-comportamental para pacientes com síndrome de Tourette. No entanto, outros estudos precisam confirmar esses resultados usando uma amostra maior, disse o Dr. Lavoie.

Para acessar o texto completo ver as características de assinatura da fonte original: www.guilford.com/cgi-bin/cartscript.cgi?page=pr/jncx.htm &

Nenhum comentário:

Postar um comentário