Tudo que eu posso aprender sobre como ajudar ao meu filho e a minha família a lidar com Tourette é importante.
Quando eu escutava ou lia que o apoio da família era importante para quem tem Tourette, eu pensava: isso ele tem de sobra.
Mas eu não tinha ideia do tipo de apoio que ele precisava, eu fazia o melhor de mim pra ele.
Mesmo sem saber o caminho correto fui pelo instinto, tateando no escuro,e dizendo é assim que devo orientá-lo, e depois , não ,não é assim , não estou acertando.
E vejo que em alguns pontos acertei, meu filho tem uma coragem e uma decisão que eu não tenho.
Quando a Tourette está em sua pior fase, com os tiques acelerados e o Léo tem que executar alguma coisa que os movimentos ou os pensamentos atrapalham ,ele diz: "é a Tourette mãe, você não entende , ela não vai me vencer."
Mas , faz alguns dias que novas lições foram chegando, conversando com alguém que não é mais criança ,que cresceu e tem Tourette e já tem toda uma vida formada, consegui entender o que meu filho precisa, o que hoje é importante na sua educação.
O amor incondicional sempre fez parte de mim, não é disso que estou falando , estou falando de descobrir o melhor dele, o que ele faz de bom, o que se sente bem, quais s~so seus sonhos.
O que importa é fazer ele acreditar que ele é capaz de atingir seus sonhos , talvez tenha que lutar mais que outro, mas consegue, pode conseguir.
O apoio da família tão falado é esse !
Acreditar que se é capaz de realizar tarefas e principalmente de realizar sonhos. Tudo passa , aTourette tem altos e baixos ,mas não impede de seguir adiante.
Sem contar nos amigos , no apoio da escola e dos professores , esses são tão essenciais quanto a família.Temos que ter um grupo conhecedor da síndrome , um grupo que faça a vida "diferente " ser normal.
Então , acreditar em sonhos, acreditar que se é capaz e que mesmo lutando um pouco mais se consegue, na educação é tão importante quanto o amor.
Um exemplo de acreditar em sonhos é James Durbin, participante do ídolos americano 2011, Portador de Tourette, vejam no link abaixo:
Não sei se notaram , mas junto de um monte cruz na parede, escrito num minúsculo pedacinho de papel, o que mais me chamou atenção:EU CONFIO EM MIM. Foi isso que lhe passaram é isso que ele sente. Pena que eu não consegui o vídeo com tradução .
Este foi um exemplo de superação pra mim, mas além de tudo de um novo modo de encarar a Tourette, sem medo do futuro.
Um beijo
Nenhum comentário:
Postar um comentário