sábado, 22 de outubro de 2011

James Durbin: participante do Americam Idolos portador de Tourette

Superação e confiança : James Durbin !

Tudo que eu posso aprender sobre como ajudar ao meu filho  e a minha família  a lidar com Tourette é importante.

Quando eu escutava ou lia  que o apoio da família era importante  para quem tem Tourette, eu pensava: isso ele tem de sobra.

Mas eu não tinha ideia do tipo de apoio que ele precisava, eu fazia o melhor de mim pra ele.

Mesmo sem saber o caminho correto fui pelo instinto, tateando no escuro,e dizendo é assim que devo orientá-lo, e depois , não ,não é assim , não estou acertando.

E vejo que em alguns pontos acertei, meu filho tem uma coragem e uma decisão que eu não tenho.

Quando a Tourette está em sua pior fase, com os tiques acelerados e o Léo tem que executar alguma coisa que os movimentos ou os pensamentos atrapalham ,ele diz: "é a Tourette mãe, você não  entende , ela não vai me vencer."

Mas , faz alguns dias que novas lições foram chegando, conversando com alguém que não é mais criança ,que cresceu e tem Tourette e já tem toda uma vida formada, consegui entender o que meu filho precisa, o que hoje é importante na sua educação.

O amor incondicional sempre fez parte de mim, não é disso que estou falando , estou falando de descobrir o melhor dele, o que ele faz de bom, o que se sente bem, quais s~so seus sonhos.

O que importa é fazer ele acreditar que ele é capaz de atingir seus sonhos , talvez tenha que lutar mais que outro, mas consegue, pode conseguir.

O apoio da família tão falado é esse !

Acreditar que se é capaz de realizar tarefas e principalmente de realizar sonhos. Tudo passa , aTourette tem altos e baixos ,mas não impede de seguir adiante.

Sem contar nos amigos , no apoio da escola  e dos professores , esses são tão essenciais quanto a família.Temos que ter um grupo conhecedor da síndrome , um grupo que faça a vida "diferente " ser  normal.

Então , acreditar em sonhos, acreditar que se é capaz e que mesmo lutando um pouco mais se consegue, na educação é tão importante quanto o amor.

Um exemplo de acreditar em sonhos é James Durbin, participante do ídolos americano 2011, Portador de Tourette, vejam no link abaixo:




 Não sei se notaram , mas junto de um monte cruz na parede, escrito num minúsculo pedacinho de papel, o que mais me chamou atenção:EU CONFIO EM MIM. Foi isso que lhe passaram é isso que ele sente. Pena que eu não consegui o vídeo com tradução .

Este foi um exemplo de superação pra mim, mas além de tudo de um novo modo de encarar a Tourette, sem medo do futuro.
Um beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário