sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Saber ser mãe...

Errar é humano!
Não no meu caso. Sou reincidente. Treino todos os dias e mesmo assim erro.
Sou paviu curto, mas, com Tourette e TDAH não tenho esse direito, tenho que me controlar para educar, tenho que ser paciente, tenho que argumentar, pensar antes de agir. Treino noite e dia.
 Não tem um dia, que eu durma sem pensar no que eu posso melhorar, para não perder o contole e a paciência . Mas quando eu vejo, bummmm, perdi tudo.
Isso me acaba, porque eu sei que a Tourette é neuro e psico, mas , mesmo assim ainda erro com meu filho.
Eu já devia ter aprendido a lidar com ele, com a impulsividade, com a Tourette., com tudo. Pessoas "normais " já teriam aprendido. Eu não aprendi.
Leio, aprendo, pesquiso, faço terapia, leio de novo, converso, discuto. Mas a mínima coisa me faz perder a cabeça. será que eu não aprendo que portadores de Tourette ou não , tem seu jeito de ser. Por que querer as coisas do meu jeito?
 Vejo que ainda não sei de nada. Sei como agir , mas não faço.
O que mais desejo como mãe é paciência , é não sair de mim .
Para que ser radical, isso vai me levar aonde?
Tenho que ser sensata, essa é a palavra. Ponderar rápido o que deve ser feito. Colocar na balança o que é mais importante, o que se faz necessário exigir. A teoria eu sei , mas na prática ...
Preciso achar o meio termo, preciso evoluir , preciso deixar passar, entender, negociar. Que tipo de mãe eu sou, se não consigo compreender?
Que tipo de mãe eu sou? Preciso entender os limites, permitir decisões, deixar errar.
Como?
Queria poder usar o botão delete para os meus erros, queria me programar para agir correto, para entender, para acalmar e não explodir.
Agora começo tudo de novo, cheia de medo e lágrimas, com um pouco de força e com muita força.
Começo de novo envergonhada, arrependida mas pronta para o recomeço.

Aqui fica uma preçe: Não me deixa escorregar,  segura as minhas palavras Senhor, segura os meus atos e me ensina a ser uma mãe protetora, mais que cobradora. Me ensina a hora de parar e a hora de seguir adiante , Amém.

2 comentários:

  1. Eu como mãe de portador de tourette me sinto exatamente igual, acho que faço tudo errado, mesmo porque penso que nosso esgotamento ultrapassa os limites da normalidade e se torna uma dificuldade à mais para agirmos de forma mais adequada. Muitas vezes devo mostrar ao meu filho o quanto estou depressiva, triste, e isto deve piorar sua condição.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elenise, ser uma mãe cuidadora é ato de entrega constante, mas além de mãe somos humanas!!!! Entra em contato para a gente conversar . facebook : sindrome de tourette,toc,tdah

    ResponderExcluir