Crianças
As crianças são o nosso futuro, como é frequentemente dito.Infelizmente as soluções para os seus problemas tardam a ser aplicados e o seu sofrimento, o dos seus pais e dos professores acaba por ser notório.
A educação é uma bandeira que muita gente agita como a salvação nacional mas:
- Muitas das vezes o ensino nada tem a ver com a realidade que é preciso saber e aprender.
- Os livros por vezes são ilegíveis e incompreensíveis pelas pessoas de cultura média/alta ...... e para as crianças, então nem se fala.
a) Não é de admirar pois a aversão que muitas delas têm para com as aulas e para com o estudo.
b) Da mesma forma não é de admirar a incapacidade delas em lidarem com as matérias nem de admirar as baixas (péssimas) notas/classificações que muitas delas obtêm. - Aos alunos muitas das vezes não lhes são ensinadas as bases ...... e sem bases ninguém aprende coisa alguma.
- Os programas escolares são dignos de uma maratona o que impede de aprender as matérias como devem ser aprendidas. (Dar matéria não significa aprender coisa alguma).
- Os alunos são despejados dentro da sala de aula e na despejados na escola onde passam todo o dia sem ninguém se lembrar que:
1) As crianças aprendem a brincar e
2) Precisam de extroverter e libertar as suas energias e
3) Não são animais para ficarem todo o dia dentro de uma sala/escola por mais conveniente que seja para pais, professores e governantes. Colocar dentro de jaulas é o que se faz quando queremos engordar o gado. - Os professores muitas das vezes passam o tempo a justificarem as suas aulas e a recorrerem a fichas e mais fichas em vez de ensinarem. (Afinal eles precisam de justificar a matéria que deram).
- Usar fichas nada tem a ver com ensino mas sim com mecanização.
- Aprender significa saber e não mecanizar.
- As crianças são crianças e não máquinas. (Também elas precisam de alguma dignidade).
- Cada um tem o seu ritmo de aprendizagem e esse ritmo deve ser respeitado.
- Cada um tem as suas dificuldades e elas devem ser detectadas e corrigidas.
- As "modernices" no ensino muitas das vezes em nada contribuíram para o avanço da sociedade, antes pelo contrário, muitas das vezes os alunos saem das universidades sem conseguirem pensar por eles e muitas das vezes sem conseguirem executar as tarefas que lhes são exigidas. Todos ganharíamos muito mais se todos soubessem pensar por eles mesmos.
- Muitas das nossas crianças e alunos têm problemas e dificuldades que não são detectadas ou quando o são, não são corrigidas.
1) Ou não dão resultados, ou
2) Não dão os resultados que se esperam e desejam.
Hoje, há que corrigir os erros escolares que se instalaram e se continuam a instalar a nível escolar e corrigir os problemas de muitas das nossas crianças que as impedem de estudar e de ter boa aprendizagem.
Texto de José Carlos Santiago
curador e facilitador
Este texto eu li no blog : www.conversasobreoviver.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário