terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dicas para se tornar um paciente eficiente

Erros de principiante...

Eu estava num médico ,primeira consulta depois de 7 anos com um mesmo médico , e nunca tinha me preocupado em anotar e levar para a consulta todos os medicamentos que meu filho tinha usado. Claro que eu sabia os recentes, mas realmente não tinha os demais  anotados. Falta de experiência em vários médicos .Eu não tinha uma lista de medicamentos. E quando eu vi na  revista veja  : "alguns pacientes chegam a sacar o celular e ligar para casa, na esperança de que o filho ou a faxineira ....". Exatamente o que eu fiz liguei para minha mãe para ela olhar as receitas.Assim que li a reportagem me identifiquei. Mas , claro , vou seguir a dica.

 

7 dicas de como os pacientes podem ajudar o profissional da saúde na hora da consulta

A revista "Veja" ilustrou 7 tipos de atitudes comuns nas consultas médicas que podem atrapalhar o trabalho de avaliação. Confira.
Segundo a pesquisa da Veja (edição de abril): a linguagem técnica incompreensível e receituários indecifráveis são algumas das queixas mais comuns de pacientes em relação aos médicos.
Por outro lado, é rotina dos profissionais de saúde enfrentar atitudes inconvenientes e inusitadas de pacientes e seus acompanhantes. Entrevistando alguns médicos respeitados em diferentes áreas de atuação, a Veja ilustrou 7 tipos de atitudes comuns nas consultas médicas que podem atrapalhar o trabalho de avaliação. Acima de cada ilustração estão as dicas:
1- Não vá ao consultório com um diagnóstico definido


2- Vá direto ao ponto


3- Leve apenas os exames mais recentes


3- Seja claro ao descrever um sintoma


4- Seja um acompanhante participativo, mas sem exageros


5- Tenha uma lista de seus remédios


7- Não saia da consulta com dúvidas

http://mapadador.com.br/noticia/ver/42/7-dicas-de-como-os-pacientes-podem-ajudar-o-profissional-da-saude-na-hora-da-consulta

 
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário