O TDAH E OS PROFESSORES: UM DELICIOSO DESAFIO
Como deve ser o ambiente de estudos de uma criança com TDAH?
As crianças que apresentam comprometimentos na capacidade atencional têm muitas dificuldades para se organizar. Necessitam, portanto, de ambientes ordenados, consistentes e previsíveis, com estabelecimento de normas e limites muito claros.
Muitas crianças com TDAH não conseguem terminar as tarefas propostas nos tempos determinados. Como podemos ajudá-las?
É importante ajudá-las a planejar o seu tempo desenvolvendo um horário no qual as horas da aula sejam divididas em períodos bem definidos. As atividades executadas em cada período devem ser detalhadas. Isso lhes permite planejar de uma forma clara, visualizar a ordem que seguem as diferentes aulas e pode ajudá-las com a orientação temporal.
Como orientar as tarefas na sala de aula?
Devemos recordá-las constantemente do que devem fazer, sendo muito precisos a respeito do que esperamos delas. Essas crianças levam mais tempo que outras para interiorizar alguns objetivos e metas, porém conseguem fazê-los.
Como orientar as tarefas e lições de casa?
É muito útil o uso de uma agenda que funcione como meio de comunicação entre a casa e a escola. Sua finalidade é levar um controle dos progressos da criança e anotações sobre os deveres. Precisamos de contato frequente com os pais, sempre cultivando uma relação cooperativa.
Como evitar que a criança perca o foco nas explicações e atividades?
O contato visual entre professora e aluno é muito importante. Este contato pode ser utilizado de diversas formas: olhar para fazê-la entender que está agindo adequadamente, para que volte a se conectar com a aula quando notamos que está dispersa etc. É conveniente colocar a criança num local da sala onde este contato com a professora seja facilitado.
Que estratégias didáticas podemos usar para melhorar o aprendizado de um TDAH?
As instruções para trabalhos e atividades devem ser apresentadas de forma clara e concreta. Devem ser dadas tanto na forma verbal quanto escrita.
A aula deve manter um fio condutor. Quando pula-se de um tema a outro, é fácil que as crianças se percam. É de grande utilidade trabalhar com material de apoio visual e concreto. Utilizar exemplos da vida prática também facilita o entendimento.
Quando uma aprendizagem é bloqueada não se deve insistir nela. É necessário facilitar novos elementos para que a criança os integre e consiga chegar à solução por outro caminho.
Como melhorar a autoestima das crianças com TDAH que têm dificuldades na escola?
É de fundamental importância ajudar a criança a compreender que suas dificuldades não existem por falta de capacidade. O aluno deve sentir que o professor não se decepciona com ela por apresentar dificuldades. Tente deixar a criança segura disso e depois procure criar um ambiente lúdico, desafiador e estimulante, onde ela terá a sensação de que será gratificada com os acertos e não punida com os erros.
Os adultos que trabalham com essas crianças sabem exatamente o que elas NÃO podem fazer. Poucas vezes é mencionado o que fazem bem ou as áreas nas quais existem pontos fortes.
Como devem ser as avaliações destas crianças?
Além das avaliações formais devemos buscar outras formas de conceitos onde a criança tenha a oportunidade de mostrar seus conhecimentos. Muitas crianças levam mais tempo para terminar uma prova, outras se saem melhor em discussões ou provas orais. A avaliação formal, escrita e com limite de tempo restrito pode não avaliar o conhecimento que determinada criança acumulou, gerando uma sensação de frustração, perda ou injustiça.
Devemos tentar sempre avaliar o processo de aprendizado e não somente os resultados. Uma avaliação qualitativa deve ser mais importante que a quantitativa. Empenho, criatividade e capacidade de resolução de problemas devem sempre ser considerados. Cada criança é um ser humano único e importante. Respeitar essa individualidade, aceitar diferentes formas de pensar, de sentir, de agir e, principalmente, de aprender é um ponto básico na educação destes alunos.
As crianças que apresentam comprometimentos na capacidade atencional têm muitas dificuldades para se organizar. Necessitam, portanto, de ambientes ordenados, consistentes e previsíveis, com estabelecimento de normas e limites muito claros.
Muitas crianças com TDAH não conseguem terminar as tarefas propostas nos tempos determinados. Como podemos ajudá-las?
É importante ajudá-las a planejar o seu tempo desenvolvendo um horário no qual as horas da aula sejam divididas em períodos bem definidos. As atividades executadas em cada período devem ser detalhadas. Isso lhes permite planejar de uma forma clara, visualizar a ordem que seguem as diferentes aulas e pode ajudá-las com a orientação temporal.
Como orientar as tarefas na sala de aula?
Devemos recordá-las constantemente do que devem fazer, sendo muito precisos a respeito do que esperamos delas. Essas crianças levam mais tempo que outras para interiorizar alguns objetivos e metas, porém conseguem fazê-los.
Como orientar as tarefas e lições de casa?
É muito útil o uso de uma agenda que funcione como meio de comunicação entre a casa e a escola. Sua finalidade é levar um controle dos progressos da criança e anotações sobre os deveres. Precisamos de contato frequente com os pais, sempre cultivando uma relação cooperativa.
Como evitar que a criança perca o foco nas explicações e atividades?
O contato visual entre professora e aluno é muito importante. Este contato pode ser utilizado de diversas formas: olhar para fazê-la entender que está agindo adequadamente, para que volte a se conectar com a aula quando notamos que está dispersa etc. É conveniente colocar a criança num local da sala onde este contato com a professora seja facilitado.
Que estratégias didáticas podemos usar para melhorar o aprendizado de um TDAH?
As instruções para trabalhos e atividades devem ser apresentadas de forma clara e concreta. Devem ser dadas tanto na forma verbal quanto escrita.
A aula deve manter um fio condutor. Quando pula-se de um tema a outro, é fácil que as crianças se percam. É de grande utilidade trabalhar com material de apoio visual e concreto. Utilizar exemplos da vida prática também facilita o entendimento.
Quando uma aprendizagem é bloqueada não se deve insistir nela. É necessário facilitar novos elementos para que a criança os integre e consiga chegar à solução por outro caminho.
Como melhorar a autoestima das crianças com TDAH que têm dificuldades na escola?
É de fundamental importância ajudar a criança a compreender que suas dificuldades não existem por falta de capacidade. O aluno deve sentir que o professor não se decepciona com ela por apresentar dificuldades. Tente deixar a criança segura disso e depois procure criar um ambiente lúdico, desafiador e estimulante, onde ela terá a sensação de que será gratificada com os acertos e não punida com os erros.
Os adultos que trabalham com essas crianças sabem exatamente o que elas NÃO podem fazer. Poucas vezes é mencionado o que fazem bem ou as áreas nas quais existem pontos fortes.
Como devem ser as avaliações destas crianças?
Além das avaliações formais devemos buscar outras formas de conceitos onde a criança tenha a oportunidade de mostrar seus conhecimentos. Muitas crianças levam mais tempo para terminar uma prova, outras se saem melhor em discussões ou provas orais. A avaliação formal, escrita e com limite de tempo restrito pode não avaliar o conhecimento que determinada criança acumulou, gerando uma sensação de frustração, perda ou injustiça.
Devemos tentar sempre avaliar o processo de aprendizado e não somente os resultados. Uma avaliação qualitativa deve ser mais importante que a quantitativa. Empenho, criatividade e capacidade de resolução de problemas devem sempre ser considerados. Cada criança é um ser humano único e importante. Respeitar essa individualidade, aceitar diferentes formas de pensar, de sentir, de agir e, principalmente, de aprender é um ponto básico na educação destes alunos.
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