sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TOC

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
Este transtorno psiquiátrico que acomete 2,5% da população é caracterizado por dois sintomas associados: para aliviar suas obsessões o portador do TOC apresenta crises de compulsão, que podem se dar através de pensamentos ou impulsos. Exemplos são: preocupação excessiva com organização e limpeza, dificuldade de se desvencilhar de objetos, atos repetitivos, superstições e relembrar imagens ou palavras exageradamente.
Categorizado como o quarto transtorno psiquiátrico mais frequente, o TOC vem, 90% das vezes, acompanhado de outras comorbidades como transtornos alimentares, dependência química e, mais comumente, depressão. Geralmente, enquanto os sintomas dessas outras comorbidades não aparecem, o portador do TOC não procura tratamento e a doença já está em fase progressiva.
Na maioria dos casos, o TOC aparece durante a infância. Foram descobertos genes que estão associados à doença embora ela não seja exclusivamente de origem familiar. No início, o doente tem consciência de que seus atos ou pensamentos não condizem com a normalidade, mas à medida que o transtorno progride a sensação de incompletude é tão grande que ele fica, de fato, em dúvida e passa a acreditar que algo sério pode dar errado como consequência, causando incapacitação, seja profissional ou social.
O Brasil possui o maior banco de dados do mundo sobre TOC, são 7 centros de pesquisa espalhados pelo país. Três desses centros, localizados em SP, RS e PE, oferecem tratamento gratuito para portadores de TOC, além de cursos para especialização. O tratamento é feito à base de medicação antidepressiva e acompanhamento realizado através de seções terapêuticas semanais em grupos de 8 pacientes. “O tratamento em conjunto é benéfico para a saúde pública e para o sentimento que eles criam de identificação”, explica a psiquiatra, Kátia Petribú, mestre em TOC.

http://www.blogdasaude.com.br/saude-mental/2009/11/04/toc-toc-toc-%e2%80%93-nao-deixe-que-esse-transtorno-bata-a-sua-porta/



Um comentário:

  1. Gostaria que alguém postasse o endereço destes
    centros de pesquisa sobre TOC - em São Paulo

    ResponderExcluir