terça-feira, 20 de setembro de 2011

Estimulação Cerebral Profunda ( DBS) e Tourette




Estimulação Cerebral Profunda ( DBS)

A primeira vez que ouvi falar sobre esta estimulação, tapei os olhos , os ouvidos e até prendi a respiração. Sem exageros , foi assim.!!!  Foi há quase 6 anos, meu filho ainda era criançinha e eu não podia imaginá-lo numa mesa de cirurgia, com uma montanha de fios em seu cérebro , sendo praticamente testado. Me desesperei com a reportagem, não vi com bons olhos, senti só a dor e o medo pelo meu filho. Odiei a Tourette só pelo fato de ter a possibilidade de chegar ali.
Tantos anos depois, me acostumei com o nome e consigo estudar a DBS. Procurei entendê-la, mas não quero precisar enfrentá-la.
DBS vem de Deep Brain Stimulation, ou seja, estimulação cerebral profunda, que segundo a revista Psique n. 69, foi introduzida na prática neurocirúrgica na década de 1980 para tratamento de movimentos anormais, principalmente Parkinson. O método a cada dia vem sendo aprimorado e outros transtornos neuropsiquiátricos também foram beneficiados como o TOC e a nossa amiga Tourette, esclareço que foi usado a DBS em casos totalmente resistentes a qualquer outra modalidade de tratamento.
E o que é DBS? É um método em que se insere um eletrodo no crânio através de um pequeno orifício e sob anestesia local. Quando o eletrodo está no alvo, ele é ligado a um pequeno gerador que é implantado na parte superior do torax , sob a pele.(respirei) Só para que se entenda melhor funciona como um marcapasso, envia corrente elétrica ao eletrodo.
A estimulação cerebral profunda ainda é muito discutida e vem sendo bem estuda , avaliada e criticada.
Para mim, leiga no assunto , apenas informada , o que fica da DBS é o mais importante, nós , familiares,portadores de Tourette, Toc , depressão e outros , não fomos abandonados pelos cientistas, médicos ,estudiosos, enfim, não fomos abandonados pela ciência.
A cada dia vejo medicamentos novos, estudos. Existe um avanço. Agora abro meus sentidos para a DBS e qualquer outra coisa testada e bem avaliada que nos auxilie nessa caminhada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário