quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Causas da síndrome de Tourette


Causas da síndrome de Tourette
Os cientistas não têm certeza sobre as causas da síndrome de Tourette e de muitas outras doenças cerebrais. Sabe-se que é hereditária, na maioria dos casos, mas não se conhece o modo exato como ela é herdada. Os cientistas ainda não descobriram um gene específico da síndrome de Tourette, mas em um aspecto eles parecem concordar: os tiques da síndrome resultam de anomalias no cérebro. Especificamente, eles apontaram doenças no tálamo, gânglios da Base e córtex frontal do cérebro e também disfunções nos neurotransmissores entre as células nervosas do cérebro.
Os cientistas suspeitam dessas partes do cérebro em razão de seus papéis na função cerebral. O tálamo atua na transmissão das informações sensoriais e motoras para o córtex cerebral e para o tronco cerebral. O glânglio basal está localizado na base do cérebro e atua na coordenação dos movimentos motores. Portanto, as desordens do glânglio basal geralmente resultam em um paciente cujos movimentos são involuntários e ocorrem inesperadamente. O córtex frontal está localizado, como o nome sugere, na parte da frente no cérebro, logo atrás da testa. Essa parte do cérebro é responsável pelo controle da atividade motora hábil, que inclui a fala.
Anomalias nos neurotransmissores, especificamente quantidades excessivas do neurotransmissor dopamina, também podem estar envolvidas na síndrome, o que alguns sugerem que talvez seja o mecanismo primário da síndrome de Tourette. A dopamina atua no cérebro para ajudar a regular movimentos e emoções. Portanto, qualquer distúrbio pode alterar esses fatores. Níveis diminuídos de dopamina foram apontados como causa do mal de Parkinson (em inglês), doença caracterizada por movimentos lentos, paralisia facial (em inglês), tremores e fraqueza generalizada. Em pacientes com quantidades excessivas de dopamina, os sintomas de contrações musculares involuntárias súbitas e espasmódicas, como aquelas da síndrome de Tourette.
http://saude.hsw.uol.com.br/tourette1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário