segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Tourette e a Ritalina


 Ritalina e Tourette

Demorei bastante para voltar a falar do relacionamento entre a Tourette e a Ritalina do meu filho, e confesso que estou muito satisfeita.

 Demorei porque  queria ver o efeito do medicamento em todos os aspectos. E vi.

Hoje assisti uma reportagem no Mais Você , sobre a banalização do Deficit de Atenção e do uso do Metilfenidato.  Vejam a reportagem neste link  http://maisvoce.globo.com/videos/v/mais-voce-debate-a-banalizacao-do-diagnostico-de-deficit-de-atencao/1711367/.

 Realmente , como leiga, mas também como mãe que permitiu, depois de muito relutar, o uso do metilfenidato, concordo que nossas crianças e adolescentes sejam bem avaliados, aliás é tudo que desejamos. Mas chega a um ponto, que não podemos mais evitar, quando realmente o problema existe.

Concordo com algumas das hipóteses levantadas no programa como:  o problema pode existir pela falta de tempo dos pais em estar presentes nas tarefas dos filhos , ou por ser mais fácil de controlar a impulsividade da criança em sala ou na família, sim isso pode e deve existir em alguns casos.

 Mas , existem casos e casos,  também não podemos deixar de pesquisar e ajudar , ou até achar que é normal alguns comportamentos de nossos filhos.

Claro que como mãe, quanto mais segurança no diagnóstico , melhor! O diagnóstico deve ser bem estudado, não ser dado em apenas uma consulta , afirmo novamente que quanto mais segurança , melhor.

Mas quem sofre de defícit de atenção, sabe que ele existe e sabe em que atrapalha. E nós mães responsáveis e que temos um amor indescritível por nossos filhos (ao menos a maioria) cabe a nós o bom senso de saber até que ponto atrapalha , até que ponto prejudica. Não procuraríamos um médico apenas por querer nosso filho sossegado.

E o Metilfenidato, no caso em particular a Ritalina, nestes quase dois meses, percebi que o problema não era meu filho e sim no meu filho, quando começou a usar Ritalina ,( eu até já falei antes aqui no blog) ,de alguns sintomas perdeu o apetite, me apavorei , ele deixou de comer, teve diarréia, mas esses sintomas por uns dez dias. Como não tomava nos finais de semana , durante esses dias ele se alimentava melhor, e foi voltando a se alimentar , até de forma mais saudável. Diarréia passou.

Os movimentos se alternavam em muitos e poucos, mas nada tão grave, não ficava dopado, não dava trabalho para acordar, o humor oscila , talvez pela idade, não teve pesadelos, demora a dormir bem mais que o normal.

Quanto a falta de completar um raciocínio diminuiu logo nos primeiros dias , meu filho conversava sem ficar aperriado por circular na conversa e quase não chegar a algum lugar. Impressionante a felicidade ao perceber que estava entendendo sem precisar pedir que  para repetir a conversa várias vezes.

A atenção demorou mais um pouco, foi voltando aos poucos e ele percebia cada avanço, o que ele perdeu durante o ano, até em relacionamento foi recuperado, hoje ele dá sua opinião com a maior tranquilidade possível, e na escola o avanço é notório.

Quanto os tiques da Tourette estão como sempre esteve. Hoje parei a Ritalina, até segunda ordem(médica), as aulas acabaram , se ele conseguiu recuperar tudo , já está de férias.

Foi e é muito bem acompanhado, entendo o alerta, mas em vários casos bem avaliados é um mal necessário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário