terça-feira, 15 de novembro de 2011

Alimentos e a síndrome de Tourette

Relação entre alimentos e a síndrome de Tourette

Sempre me fiz esta pergunta: Os alimentos podem influenciar no aumento ou na diminuição dos tiques?

A resposta ainda é um ponto de interrogação.

Existem poucos estudos científicos e muitos relatos de portadores de Tourette sobre o assunto.

Segundo o livro: Tiques,Cacoetes, Síndrome de Tourette , Segunda Edição, organizado por Ana Hounie e Eurípedes Miguel , existe um estudo alemão realizado em 2008 , que avaliou a ação de 32 tipos de alimentos.

Alguns alimentos estão ligados a piora dos tiques, como bebidas com cafeína , bebidas à base de cola, café , chá-preto, chá-verde e chocolate. Ainda foram citados agentes conservantes, açúcar refinado e adoçantes.

O livro fala ainda em várias dietas, mas, ele não deixa de ressaltar a importância do paciente observar qual alimente está relacionado( e se está) à alteração dos movimentos.

"O difícil no caso de criança e adolescente é  retirar alguns alimentos que para eles são considerados manjar dos deuses"

4 comentários:

  1. Eu tenho síndrome de tourette e percebo que o café aumenta as contratações musculares de meu corpo. Tenho mais ansiedade e ticket nervoso. Mas adoro café, está sendo difícil largar o hábito de bebe-lo.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho a sindrome de tourette percebo que alguns alimentos alteram os meus tiques

    ResponderExcluir
  3. Experimente trocar o café pela cevada.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho síndrome de tourrette, e gosto de café, mas percebi que ele não estava me fazendo bem, e decidi tirar o café do cardápio.

    ResponderExcluir