quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Histórias de todos nós em Três Minutos de Liberdade

È difícil colocar em palavras o que se sente e mais difícil ainda se fazer entender. E o Luis conseguiu os dois.
 Foi inevitável, ver em suas palavras o meu filho.
O Luis colocou no papel o que é viver com a Tourette, mas escreveu isso com a alma. Sem mágoa, sem dor, com a felicidade de quem vive .
Constumamos ver o que a Tourette causa, suas comorbidades, seus ataques de fúria, dificilmente encontramos textos assim.
Dizem que a vida é um aprendizado constante, eu diría mais, estamos sempre reaprendendo. Com o Luis e com todos do Mistics, reaprendi a Tourette. E  Tourette é vida, Tourette é futuro , sonhos e realizações. Aprendi ainda, que tudo tem dois lados ,o positivo e o negativo, vai depender de por onde você vai querer olhar.



Escrito por:
Luis Lehmann  é médico especialista em diagnóstico por imagem
Buenos Aires ,e tem o blog
http://mistics1.wordpress.com
Portador de Tourette




                                                 Três minutos de liberdade


"Todos os  dias pela manhã quando  acordo,  são três minutos durante os quais, talvez porque eu ainda estou dormindo e meu cérebro também, me sinto livre de tudo. Pensamentos, emoções e acima de tudo ...da síndrome.

 Os três primeiros minutos em que abro os olhos, é como nascer de novo. Eu sei que não vou me sentir mais assim durante o dia: Eu não tenho desejo de fazer tiques.

 É como se por um período breve me foi dado um momento de paz, tranquilidade no oceano da mente. Respiro profundo e finjo que nesse momento observo uma paisagem incrivelmente bela, pintada num quadro, de um lugar onde você sabe que jamais poderá conhecer .

Eu guardo  esse sentimento como uma recordação no mais profundo de minha alma, como quem guarda zelosamente uma jóia num lugar secreto e predileto de sua casa.

Porque eu sei que em apenas um momento,  as águas se agitarão de novo e os tiques e pensamentos inevitáveis voltarão.

 Começa o dia e só há um caminho para onde ir , e é seguir adiante. Ali no horizonte, me esperam os próximos três minutos.

Mas  um dia todo de vida me espera, com seus desafios, seus  momentos bons e seus momentos maus, que definitivamente só  nos mostram algo muito simples, mas não menos  importante: estamos vivos.

E para ser honesto eu tenho que admitir ,viver com a síndrome me ensinou muitas coisas, a tal ponto que eu não sei se eu queria começar de novo sem ela, porque vivendo assim , eu aprendi ...

... Que a vida está além das adversidades, e que todas de alguma forma, podem ser enfrentadas ...

... Não há solução única para um mesmo problema. Que com força e ânimo podemos chegar, assim como outros, por  outro caminho ...

... a sentir empatia e compreensão para quem todos os dias sofre de algo que não pode livrar-se como uma sombra ...

... a ser  lutador, e dos valentes que se atrevem a ultrapassar as barreiras que todos dizem ser intransponíveis.

Então , tudo não terá sido uma tortura se no final, for um grande mestre.

De toda forma, eu sei que vou esperar pelos meus próximos três minutos, e eu vou desfrutar como ninguém , porque ninguém melhor do que eu  para saber  o quanto eles valem"

                                                                       Luis Lehman

Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar conosco sobre seus três preciosos minutos. Tocante

    ResponderExcluir