sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mudanças de comportamento

Começa a parte em que eu abro os olhos de todos os pais com relação a dúvidas sobre o comportamento de seus filhos ,com Tourette ou não : investiguem,lutem,pesquisem, não desistam. Mesmo que esteja com o especialista melhor indicado para o caso .

 Eu confiava cegamente no tratamento do meu filho, mas comecei a perceber atitudes que não eram comuns a ele, coisas leves .

 Começou a ficar mais estressado, ansioso, cada vez que viajávamos para o médico , íamos de carro, meus pais,meus filhos eu e o meu marido. Nós gostávamos. 

Mas foi ficando doloroso para meu filho, ele queria comprar tênis. No começo, achei que era porque ele curtia tênis, sabia marca e modelo. Mas ele queria comprá-los, mesmo tendo 3,4,ou 5. Até quando parávamos em um posto de combustível que tivesse uma conveniência, num restaurante, não importava aonde, ele queria tênis. Imaginem num shopping. Isso não era normal e era um sofrimento para todos. Geralmente não comprava, mas ele não desistia.

 Alguns diziam que foi porque a gente protegeu demais , que fazíamos tudo que ele queria. Sempre aparecem os filósofos de plantão, mesmo sem saber como nós educávamos o nosso filho .

 E o engraçado é que estávamos sempre presentes e puníamos quando tinha que punir. Mostrávamos que ele tinha apenas dois pés, que não era uma centopeia ,mas não tinha acordo.

 Claro que eu relatava ao médico, claro que eu relatava a psicóloga. Meu filho era uma criança pacífica, calma e começou a reclamar de tudo, respondia com agressividade, parecia falta de controle. 

 Começava com uma reclamação calma , e ia aumentando ,o nível de controle já não existia. Ainda bem que estávamos na era da modernidade e eu mandava e mail para o neurologista, sempre perguntando se está síndrome alterava o humor, se mudava comportamento ou se o remédio estava causando isso? “ -Pode ser do medicamento, da doença, da puberdade chegando, vamos aguardar”. Essa era a resposta do médico.

 Antes que me perguntem se eu não pensei em pedir outra opinião, eu digo que sim. Mas, a cada tentativa minha de procurar, eu escutava : - “você está no melhor” . E eu estava, meu filho estava com ele desde os cinco anos de idade, sempre foi cauteloso com medicamentos , sempre respondia meus e mails . 

 Quando completou dez anos de idade , eu fiz uma revolução. Eu sei o que é a puberdade , eu sei o que é adolescência , sei o que é malcriação, birra , afinal não faz tanto tempo assim que eu fui,né.

Mas o que víamos não era nada disso. Por mais que eu insistisse nessa tecla, nada melhorava. Eu me sentia no consultório como se fosse uma mãe neurótica, daquelas que fica procurando problemas. Falava , falava e medicamento vai e vem. Mas não sentia que o que eu falava era levado em conta. Claro que era , mas não na proporção que eu queria.

 Não é uma crítica é uma observação , os pais veem o que realmente acontece, se contamos alguma coisa deveria ser levado em conta, ou ao menos investigado. Porque estamos com o paciente 24 horas ,sei que não somos imparciais ao falarmos dos nossos filhos , mas, o médico em geral ,pode ver as entrelinhas. Algo realmente estava mudando.

11 comentários:

  1. Tambem tenho um filho com Tourette, tem atualmente 9 anos e entendo tudo o que falou aqui como a compreendo. Sou divorciada e agora o meu filho influenciado pelo Pai diz que me odeia, bate-me para o obrigar a fazer o que quer, e diz que eu e que lhe bato. Estou a morrer ele diz a minha vida tem o fim que eu quiz (ele vai viver com o Pai)nunca mais o vou ver. Estou louca. Quero morrer. Como vou viver sem a minha vida. Amo-o tanto, estou sozinha e o meu filho odeia-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. recebi o diagnostico ST tem 2 dias e o desespero ja toma conta de mim, não entendo, meu filho tem 9 anos, e sempre foi inteligente, obediente...não sei o que fazer.mas agora sei que não estou sozinha, é um começo.

      Excluir
    2. Não está sozinha, e se precisar conversar este é meu e mail : dmtorres2006@yahoo.com.br

      Excluir
  2. você não está sozinha, esse é o objetivo desse blog , ajudar uns aos outros , por favor entr no grupo aberto Síndrome de Tourette,toc e tdah ,no face, ou tbm no face daniela torres ou por e mail dmtorres2006@yahoo.com.br
    Podemos conversar , trocar experiências e eu estou nessa luta com você, não está mais só. beijos Daniela

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Li seu depoimento no site clic nervoso. Tenho um filho de 9 anos, desde o ano passado ele começou com manias estranhas com piscar os olhos, agora parou e não era todo dia, mas acontecia com frequencia, agora ele esta com mania de fungar o nariz e coçar a garganta sempre a noite quando deita ou esta na hora de dormir, tambem vomita quando vai alugares novos com pessoas desconhecidas, esta com mania de carregar uma garaffinha d'agua pra onde vai e fica bebendo sem parar, tem medo de situações novas e pessoas que ele não conhece.depois que ganhou uma irmazinha ele está agressivo, reclama da vida, da casa, dos pais, das meias que não estão direito, esta agressivo, contraria tudo e todos, maltrata a irmã e sim esta com mania de tenis, quer um monte deles, que que compremos todos, como se fosse uma centopéia...levei ele a psicologa, mas ela não me diz o que ha de errado. Meu marido acha que ele faz tudo por maldade e por querer, principalmente quando coça a garganta e funga, mas noto que há algo errado, quero leva-lo a psiquiatra ou neuro, mas meu marido não concorda, acha que o mimei de mais e a culpa é minha por ele estar assim...estou desesperad, não sei o que faço. será que meu filho tem esta sindrome?
    alemodain@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,todos nós temos um tempo diferente para aceitar, seu marido vai ter otempo dele, as vezes , as pessoas confundem essas atitudes com mimo, mas vc mãe , sabe quando algo está diferente, temos essa intuição pela ligação com nossos filhos . Gostaria de saber a sua cidade , meu e mail: dmtorres2006@yahoo.com.br Vou te mandar um email

      Excluir
  4. Ola poderiam me indicar contato de médicos especialistas no tratamento de sindrome de Tourette?

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Meu filho foi diagnosticado com síndrome de tourette, e no momento me sinto perdida.
    Morava no litoral do rio de janeiro quando ele iniciou aos 5 anos com os toques, porem o medido diagnosticou como um distúrbio neorologico rotineiro, passamos 3 anos assim, tomando calmantes e nada melhorava. Resolvi procurar um neorologista na capital, onde na primeira consulta, só pela conversa e pelo que estava vendo, a dra. Elisa o diagnosticou com a sindrome. Desde entao vem tomando ante depressivos, porem agora com 10 anos, to me vendo sem chao, pois está tendo mudancas radicais no seu comportamento e um enorme aumento nos toques e me sinto perdida. Ate que assisti vc na ana maria braga e percebi q nao estou sozinha, apesar de ser uma doenca rara. Preciso de ajuda, para poder ajudar ao meu. filho precisa

    ResponderExcluir
  6. Alguem poderia me indicar especialistas da sindrome de tourette no rio de janeiro.? Meu e-mail bicg27@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir