segunda-feira, 29 de agosto de 2011


Acho de grande importância para os portadores de Tourette que estejam em idade escolar, como é o caso do meu filho ,que sejam acolhidos pela escola da melhor forma possível e que a escola se informe para melhor acolher ao portador. Na minha experiência como mãe, a escola é o espelho para a vida social de quem tem a Tourette. È neste ambiente que além de aprender matérias, ele convive com o maior número de pessoas. E essa convivência será o termômetro de sua vida social.
Tenho um agradecimento especial a fazer à escola que meu filho estuda , pelo apoio e pela acolhida, sem a participação desta, não teríamos conseguido uma melhor adaptação a esta fase.Depois explico mais detalhado este processo.

Como o ambiente afeta as respostas sociais e familiares para tiques e outros sintomas da Síndrome de Tourette?

As atitudes dos arredores tornam-se grandes estressores ou fontes de estresse chegando a ser ao ponto de gerar estados de ansiedade antecipatória. A aansiedade não só é ativada em situações estressantes, mas mesmo antes que elas ocorram, se o sujeito acredita que as conseqüências temidas podem ocorrer. A interação de fatores de vulnerabilidade biológica que predispõem à síndrome de Tourette com situações potencialmente estressantes, aumenta a probabilidade de que os tiques e outros sintomas aparecem explicitamente com maior freqüência e intensidade.

Que reações podem produzir respostas comportamentais no ambiente social e familiar para as pessoas afetadas pela Síndrome de Tourette?

Motivados pelo medo do ridículo ou de exclusão, as pessoas podem adotar atitudes aparentemente injustificadas, como evitar ou desistir do que querem ou gostam de fazer, se eles aprenderam que, devido a seus tiques, pode tornar-se sujeito a crítica, ridicularização, insulto, ou a punição do ambiente social, independentemente de que realmente aconteça de novo em sua experiência atual.

A nível escolar, evasão é incorporada em "pellets" em se recusar a ir para a escola, ou atitudes de isolamento na sala de aula. Esses comportamentos aumentam a probabilidade de que os rótulos de "caprichoso", "preguiçosos" ou "desconsideração" aplicar ainda mais fortemente para a criança ou adolescente com síndrome de Tourette, e do surgimento de dificuldades acadêmicas, apesar da inteligência destas crianças está em níveis normais e, em alguns casos, é acima da média.

Se esta situação continuar, médio ou longo prazo gera um duplo processo cognitivo - comportamental:

Neste ponto, deve-se notar que se a condição de controle do impulso (TCI) ocorre associado à ST, suas reações agressivas ou violentas são acionados a cada vez, o que aumenta a probabilidade de receber mais punição.

As reações do ambiente também pode gerar sentimentos de culpa e atitudes de submissão à causa de que, por sua vez, podem aumentar os efeitos de comportamento auto-agressivo que pode aparecer associada à síndrome de Tourette.

Ambas as reações de desafio como a apresentação pode levar a um abandono ou diminuição das atividades normalmente, ou perda de interesse em suas tarefas ou funções, por isso provavelmente irá receber reprimendas ou punições ainda mais.

Texto retirado do link : http://tourette.es/escuela_info.php?id=5 Texto original em espanhol e traduzido Pelo google

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