sábado, 27 de agosto de 2011

As mudanças continuavam.

Os movimentos continuavam, e um em especial o deixava exausto: eram os fungados. Seu nariz ficava ferido e ele ficava irritado, andava da cama para  a rede, estava com sono e não conseguia dormir.

 Apareceu também o movimento dos olhos, ele girava os olhos  de uma maneira que eu não sei como ele conseguia ler. Era difícil para ele fazer coisas como jogar bola,video- game e assistir tv.

Com o tempo fomos percebendo novas mudanças: escrever era uma dificuldade, aletra começou a ficar difícil de se entender, vinha recebendo reclamações da escola. Começei a perguntar ao médico se tinha algo a ver com a síndrome,mas, a resposta ficou no ar. Perguntei outras vezes, mas ele dava a entender que ele precisava se esforçar mais.

Sempre foi fácil estudar com o meu filho , sempre foi inteligente, pegava tudo no ar. Começou a implicar com os estudos, dizia que não entendia nada , repetia várias vezes, não olhava o que estava escrito e já repetia não entendi.

 Começei a me preocupar, eu tentava obrigá-lo, colocava-o de castigo , rasgava os papéis para ele refazer,apagava textos, puni, gritei , na verdade fui a pior mãe do mundo,e fiz meu filho muito infeliz.Acabei com a relação mãe e filho. Eu só olhava para ele e via o filho rebelde e ele só me olhava e via a pior mãe do mundo.Imaginem ,o que é você fazer um texto com uma letra ilegível , dando o melhor que podia, e a sua mãe rasgar ,sem observar seus esforços , eu não entendia e ele  menos ainda.

 Tínhamos um excelente médico, mas faltou comunicação, eu achava que as coisas não deviam ser assim ,mas eu não conhecia a Tourette, eu tinha dúvidas. Até hoje  eu não entendo,porque as coisas não foram ditas claramente. Poderia ter me dito: olha, é comum a letra assim, é comun não entender os assuntos, é comun para a Tourette tudo isso. o que eu teria evitado? Me culpo por não ter acreditado no meu instinto e no que meu filho dizia.
Eu deveria nesse momento ter além de um neurologista, ter procurado um psiquiatra.

2 comentários:

  1. Nestes sites (em ingles) ha varias informacoes sobre a sindrome de tourette. O ultimo da lista e uma communidade sobre o assunto. O sequndo da lista e bem interessante, porque e um associacao com palestras e procura ao tratamento.

    Marcus

    http://www.ninds.nih.gov/disorders/tourette/detail_tourette.htm

    http://www.tsa-usa.org/

    http://tourette13.tripod.com/

    http://www.tourettesyndrome.net/

    http://www.medicinenet.com/tourette_syndrome/article.htm

    http://www.tourette-syndrome.com/

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MARCUS,QUE BOM QUE PODEMOS CONTAR COM VOCÊS PARA DIVULGAR A TOURETTE. ADOREI OS ENDEREÇOS QUE VOCÊS MANDARAM VOU VISITAR TODOS.OBRIGADA PELO CARINHO

    ResponderExcluir