sábado, 27 de agosto de 2011

Quais os sentimentos que os pais de um portador da Tourette podem enfrentar?

Eu faço muitas pesquisas sobre Tourette e suas comorbidades, mas nunca tinha achado um texto que falasse dos sentimentos dos pais,que mostrasse com naturalidade a angústia e os nossos medos.Realmente , eu reconheço que passei por essas etapas, reconheci quase que uma a uma. Desde o diagnóstico até hoje, me senti acolhida e de alguma forma entendida. Aproveitem a leitura.
 
Como as famílias muitas vezes recebem um diagnóstico de síndrome de Tourette?
Sem dúvida, a confirmação do diagnóstico por profissionais de saúde, causam nos pais várias reações : medo, culpa, raiva, tristeza, solidão ... Estes sentimentos são naturais e compreensíveis após o impacto inicial. No começo, é muito angustiante  a falta de conhecimento sobre a síndrome.
É importante saber que podemos "desenvolver" esta notícia só, com parceiros ou amigos próximos, ou começar a busca por especialistas através de associações profissionais. Aos poucos, cada família vai decidir quais são as formas mais apropriadas às suas circunstâncias.

Obviamente, a compreensão do que está acontecendo e saber curso de ação não é suficiente para resolver todos os problemas, mas ajuda a reduzir o estresse tão prejudicial para o problema da síndrome de Tourette, e aumenta a eficácia dos tratamentos.
Quais os sentimentos que os pais de uma criança com Tourette pode sentir?
Medo: Muitos pais estão angustiados e preocupados sobre como os sintomas afetam seus filhos apenas para seu futuro acadêmico, a possibilidade de ser rejeitado ou criticado pela opinião de seus amigos e familiares, e assim por diante.Estes receios são naturais, e provavelmente diminuirá à medida que eles aprendem a valorizar objetivamente as capacidades do seu filho .
Culpa: o fato de que a ST tem uma origem genética, podem contribuir para sentimentos de culpa nos pais sobre a possibilidade de serem portadores ou transmissores de "genes anormais." É importante saber que ninguém voluntariamente escolhe os "ingredientes genéticos" de nossos descendentes, e os fatores educacionais e ambientais também será fundamental para o desenvolvimento e as manifestações de sintomas de TS.
Raiva ou frustração por ver ameaçada muitas de suas expectativas ou ilusões. Uma dose de rebeldia pode fornecer a energia necessária para lutar pela melhoria das crianças, mas é essencial para evitar o ressentimento e amargura, partilhar estas preocupações com outros pais e profissionais para ajudar a ajustar as expectativas para as possibilidades de cada criança.
Solidão ou isolamento: acontece frequentemente que os amigos e a família fiquem preconceitos.distantes,, especialmente por causa da ignorância que existe sobre esta síndrome, muitas influências para confundir os sintomas com tiques e outros comportamentos caprichosos, o resultado de "maus modos". Os pais podem e devem fornecer informações verdadeiras sobre o que realmente acontece com seus filhos, diretamente ou através de folhetos explicando ,para evitar injustiça e  preconceito.
texto retirado link acima

3 comentários:

  1. Muito boa esta descrição!! A minha filha de 7 anos foi-lhe diagnosticado Tourette!!Fiquei desolada..vivo com a angustia de ela ser marginalizada quando os outros meninos se começarem a apareceber!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique sempre presente, a escola pode ser uma grande aliada nessa tarefa . você podedizer o que é Tourette a todos que a cercam, isso facilita bastante, peça ajuda, fica mais fácil !!!! Beijos . participe do grupo sindrome de tourette, toc e tdah do facebook beijos Daniela

      Excluir
  2. gostei do texto, meu filho de 6 anos começou apresentar sintomas da S.T quando tinha ainda 5 anos. Só agora á uns 4 meses recente recebi o diagnostico confirmando...fiquei muito triste e com medo de não saber lidar com essa situação.
    as vezes sinto que ele encara toda essa situação com naturalidade e eu é que passo as noite acordada preocupada com tudo!

    ResponderExcluir