quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette ou Síndrome de Gilles de La Tourette é uma doença psiquiátrica/neurológica que começa geralmente na infância ou adolescência e se caracteriza por tiques:
  • Motores: repuxar a cabeça, entortar o pescoço. piscar, fazer caretas, pular, tocar pessoas ou coisas, esfregar o dedo no mesmo ponto das roupas, cheirar, retorcer-se. Bem mais raramente, se machucar ou se morder.
  • Sonoros (tiques vocais): limpar a garganta, pigarrear, tossir, grunhir, estalar a língua, fungar, suspirar.
  • Soltar frases fora de contexto.
  • A coprolalia (falar palavrões ou obscenidades) e a Copropraxia (gestos obscenos) são bem raras. 
 Os pacientes de Tourette não costumam ter todos esses sintomas, só alguns.

A pessoa consegue controlar os tiques por algum tempo, mas eles voltam num acesso bem forte em seguida.

A maioria dos pacientes sofrem só da Tourette, mas alguns podem ter comorbidade (mais um transtorno psiquiátrico associado), por exemplo com:
  • TOC ou DOC (por exemplo tocar um objeto com uma mão e depois com a outra para que "as coisas fiquem iguais")
  • TDAH ou TDA ou DDA
  • Depressão
  • Fobia Social
  • Tricotilomania
O estigma causado pela Tourette pode provocar seqüelas na auto-estima, ansiedade, insônia, diminuição do rendimento escolar, timidez, etc.

O diagnóstico é exclusivamente clínico. Todos os exames de imagem e laboratório são normais e nenhum caracteriza a Tourette.

Adultos em geral vêem ao consultório por outros motivos (DOC, DDA, Depressão) e o médico percebe os tiques, que para o adulto eram algo normal na vida.

Evolução:

Crianças com Tourette tem inteligência normal e maior probabilidade de serem hiperativas ou desatentas (Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade), mas o principal problema enfrentado por elas é o estigma causado pelos tiques.

Sabemos que as crianças costumam ser implacáveis com aquelas que são "diferentes do cardume".

Com a idade os tique costumam diminuir de variedade e intensidade e atrapalhar muito pouco ou nada a vida da pessoa.


Tratamento:

Quase todos os tiques quase sempre podem ser completamente controlados com medicação.

Quanto mais cedo se trata melhor, principalmente para evitar que a criança seja estigmatizada.

A Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar a relaxar e até mesmo tentar trocar um tique por outro socialmente mais aceitável e é claro que medidas de apoio emocional e reforço escolar para essas crianças são muito bem vindas, por exemplo, se uma criança numa situação estressante de prova tem acessos de tique que atrasem as respostas, por que não dar um tempo mais longo ou mesmo deixar que faça a prova numa sala separada ?

O principal tratamento para crianças e adultos é medicamentoso. Não tem sentido alguém sofrer de Tourette quando existem vários tratamentos disponíveis, todos eles muito simples. Não quer dizer que todos os remédios existentes funcionem para todo mundo. Na pior das hipóteses se faz várias tentativas até uma acertar.

Causas:
  • Na maioria dos pacientes a causa é desconhecida.
  • Uma coisa é certa, Tourette não tem causa "psicológica", por mais que piore com a ansiedade.
  • Existe uma teoria que ela é causada, em alguns casos, por infecções por Estreptococos na infância, o que não muda a forma de tratamento dos tiques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário