“É preciso ter cautela no TDHA associado a Tourette, pois alguns medicamentos melhoram o TDAH , mas pioram os tiques.”
QUANDO SURGE O TDAH
Quarenta por cento a 80% das crianças com Tourette apresentam transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), quadro caracterizado principalmente por desatenção e impulsividade. As razões para as duas doenças se manifestarem juntas não são claras e não apontam necessariamente para uma causa genética, afirma o estudo Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, tiques e síndrome de Tourette: relação e implicações do tratamento, publicado em 2006 pela European Child & Adolescent Psychiatry.
O artigo aponta algumas justificativas para a relação entre os dois distúrbios. Uma das hipóteses é a de que possam existir dois tipos de indivíduos com Tourette e TDAH: aqueles nos quais os dois distúrbios se manifestam de forma independente e outros nos quais o TDAH é desdobramento da síndrome de Tourette. Cogita-se a existência do "TDAH puro", fenomenologicamente diferente da manifestação das duas doenças em conjunto.
O texto ainda menciona que, quando TDAH e Tourette se manifestam conjuntamente, este é geralmente o motivo para buscar orientação em consultórios, seja para dificuldades na escola, seja nas relações interpessoais. "Há consistência nos achados em que crianças e indivíduos com tiques persistentes ou Tourette têm maior prevalência de TDAH, problemas comportamentais e/ou performance escolar prejudicada, com muitos casos a exigir educação especial. Deste modo, TDAH é uma comorbidade significativa, com relevância epidemiológica em cenários públicos", dizem os autores.
"É PRECISO TER CAUTELA NO TDAH ASSOCIADO À TOURETTE, POIS ALGUNS MEDICAMENTOS MELHORAM O TDAH, MAS PIORAM OS TIQUES"
Outro ponto relembrado pelo artigo é a necessidade de o clínico verificar quais sintomas são mais problemáticos em pacientes com Tourette para, então, tratá-los, tendo em vista que "os mais jovens ficam tão inquietos com os tiques que tentam suprimi-los, o que pode parecer pouca concentração". Todavia, este não é o único cuidado a ser tomado quando há suspeita de que as duas doenças se manifestam ao mesmo tempo. De acordo com o neurologista Henrique Ferraz, alguns medicamentos melhoram o TDAH, mas pioram os tiques. "Sendo assim, é necessário pensar sobre o que deve ser priorizado", alerta.
reportagem: retirada do http://portalcienciaevida.uol.com.br
Eu tenho Tourette :(,as pessoas as vezes tiram sarro e imitam meus tiques,por "zoaçao". As vezes penso em desistir e as vezes até desanimo. Me chama no Facebook . ELIELTON SILVA SANTOS
ResponderExcluir