sábado, 18 de fevereiro de 2012

O que fazer quando o paciente tem medo de tomar os remédios?

O medo de tomar medicamentos é o que podemos chamar de comum, entre os pacientes de TOC, TDAH e Tourette. Realmente, quando  li a bula do primeiro medicamento para Tourette que meu filho tomou, levei um susto. Efeitos Colaterais assustadores vinham escritos. E é nessa hora , que a dúvida se instala. Será que realmente é necessário ????

Um outro fator que também assusta é o preconceito misturado com a falta de esclarecimento e o medo dos medicamentos com as famosas tarjas ( de uso controlado).

 A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, em Mentes e Manias, afirma que  um diálogo franco entre o médico e o paciente ajuda  bastante. E em especial, aos pacientes de Toc, ela cita em seu livro:

"lembro aos portadores que ele é algo muito maior que seus pensamentos indesejáveis e suas ações incontroláveis. E que pior que viver mal, é viver  preso dentro de si mesmo, sem nenhuma liberdade de escolha."

Não são poucos os casos de pais  que protelam o uso do medicamento, chegando apenas a  fazer uso quando o caso já passou dos limites.

Ainda no livro  "Mentes e Manias", podemos encontrar  um relato de estudo , onde  revela que medicações para o Toc podem ajudar cerca de 75% a 85%  dos pacientes , principalmente no que se refere a algum alívio em seus sintomas.

Eu como mãe de paciente menor de idade , tive que fazer esta primeira opção e tantas outras, porque nem sempre a primeira opção de medicamento é a melhor , o remédio que funciona para um pode não ser o indicado para o outro.

O importante da escolha entre ser medicado ou não , está em primeiro lugar , na confiança, no relacionamento entre médico e paciente. Este "casamento" é fundamental  para o sucesso da melhora.

Daniela Torres

15 comentários:

  1. Tenho medo de medicamentos! Medo de ingeri-los! Isso se deve ä falta de uma fiscalização eficiente quanto ao lançamento indiscriminado de novos medicamentos na praça. Uma mesma substância química é lançada com várias nomenclaturas, com a finalidade única de render o ônus que não será o da cura! Tenho certeza de uma coisa, "A VIDA DE UMA PESSOA VALE MENOS QUE UM MEDICAMENTO! pensando bem, é melhor tomar água de folhas do que o vinho delas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu medo, sei que existem laboratórios que pensam apenas no ônus, a maioria, mas existem os mais sérios. E é aí que entra a confiança no seu médico, a do meu filho por exemplo, entra em contato com o laboratório, fala sobre as dúvidas , pesquisa testes,e me diz esse não, aquele não . Mas sei que não é uma decisão fácil, a cada troca eu sofro, penso nas reações... Não tenho opção, a verdade é essa. Obrigada por compartilhar seus medos e pensamentos , o blog tem essa função um compartilhamento de emoções.Tenho no facebook, Síndrome de tourette, toc e tdah, onde podemos se quiser conversar por mensagens . Um abraço!!!!

      Excluir
  2. Eu também tenho medo de tomar remédios, os médicos me passam remédio para tireoide, para anemia vitamina D, ômega 3, ferro, e eu não consigo tomar fico com medo de tanto remédio causar um envenenamento... isto me deixa perdida sem animo para vencer isto que me tortura... E como pouco por que também acredito que o alimento com muitos ingredientes fazem mau... parece uma loucura mas é complicado viver assim, implicando com shampoo, sabonete, paste de dente, tudo é química, e causa duvida em tudo que se é fabricado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto tambem acontece comigo, o ter medo de tomar medicamentos, de comer coisas com alimentos que possa dar um reacao alérgica e parar de respirar etc. Nem sei como ultrapassar isso.

      Excluir
  3. UM PACIENTE TEM UMA RECEITA DE CONTROLE ESPECIAL CONTENDO 3 TIPOS DE MEDICAMTNSO DIFERENTES , POREM VOCE SO TEM 2 DELES O QUE VOCE FARIA ?

    ResponderExcluir
  4. Tenho ataques de pânico a 3 anos.
    Para além disso tenho pensamemros obsessivos e.pelos vistos depressão.
    Houve coisas ma altura que as coisas estavam melhores, o que voltou e cada vez piora mais
    Dizem que tenho que tomar medicação, o problema é que: tenho medo de tomar medicação. Tenho medo de fazer alergia e deixar de respirar. Ganhei medo de tudo. Nao consigo tocar em quase nada, não consigo comer. Nem em pasta de dentes, shampoos, sabonetes consigo quase tocar.
    Como e depois fico o resto do dia a pensar que estou a fazer alergia e que vou morrer, e com isso vem mais ataques de pânico. Depois quero ir para onhoapital, mas claro, tenho medo do hospital e da medicacao
    As vezes já tenho medo DW me levantar, SW beber agua.
    A primeira coisa que penso mal abr o os olhs e que ou vou desmaiar ou morrer
    Escusado será dizer que deixei DW trabalhar e que estou cheia de dividas.
    Queria voltar pelo menos a comer.
    Já perdi 10kg este mes
    Estou desesperada. Só quero acabar CIM isto mas não consigo fazer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ??? Se ver isto me responde por favor preciso conversar com vc

      Excluir
    2. Olha vou te falar uma coisa eu cheguei a emagrecer 20 kg. Enquanto não fui para uma igreja de libertação nao fui curada tinha medo de tudo ate de tomar dipirona de tudo mesmo se eu for te falar nao caberia aqui. Leia o salmo 91 todos os dias e procure um pastor explica sua situação e pede ele para te ajudar em canpanha de libertação. Nao olhe para fraqueza do homem olhe para Deus e procure ajuda espiritual

      Excluir
  5. tenho ainda medo de remedios e outras coisa mas ja foi pior hoje em dia menos,nao tinha coragem de sair na estrada para viajar pois achava que podia passar mal e merrer no meio do caminho sem hospital sofri muitos anos acho que uns 10 anospassei com psicologo ele me passou citalopram e me ajudou bastante,hoje nao tomo mais mas ainda tenho medo de tomar remedio e passar mal mas o meu medo de tomar remedio é maos pelo fato deu ter arritimia dai fico com aquele medo mas acredito q é mais por causa da areitimia que se eu tomar vou passar mau aff é o bicho,mas passa com psico e vc vai melhorar

    ResponderExcluir
  6. Eu sofro de ansiedade e pânico e tenho medo de tomar a medicação não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  7. Tenho síndrome do Pânico, TAG e depressao,. Estou fazendo tratamento com psiquiatra e terapia. Mas, muitos remédios que ele me passa não tomo pq tenho medo da medicação. O fato de está longe do hospital, me dá mais medo ainda de tomar medicação. Eu leio a bula e pronto, acho q vou ter todas as reações da bula. Isso está me deixando pior.

    ResponderExcluir
  8. Gente tenho que tomar um remédio para sinusite , mas sempre fico com medo de tomar , é uma tortura não consigo me dar ataque de pânico, parece que vou morrer, isso é com qualquer medicamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando mesma coisa nesse exato momento, a medicação é super forte e o comprimido é enorme tenho impressão q vai parar na minha garganta..se eu dissolver ele pode fazer reação adversa é horrível mas preciso muito tomar pq estou com muita dor de cabeça

      Excluir
  9. Tenho ansiedade severa e n consigo fazer o tratamento por conta do medo de tomar o remédio por causa dos efeitos colaterais

    ResponderExcluir
  10. Também vivo esse dilema tenho medo de tomar qualquer tipo de remédios. Sofro muito com isso porque tenho dores de cabeça. Na coluna e não tomo remédios .

    ResponderExcluir