quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) e o TOC



A terapia cognitivo-comportamental (TCC) e o TOC(transtorno obssessivo-compulsivo)



"A TCC parte do princípio de que o indivíduo,  por alguma razão que se desconhece (talvez por uma predisposição genética), adquiriu, ao longo da vida (normalmente quando jovem), medos excessivos e distorcidos: de sujeira, contaminação, de cometer erros, de se sentir responsável pela ocorrência de doenças ou desastres ou por impedir que aconteçam.


O indivíduo também aprendeu que a realização de rituais ou a evitação de determinadas situações alivia tais medos; por esse motivo, tem a necessidade de executá-los a todo momento, perpetuando o transtorno para o resto da vida.


A TCC tem por objetivo levar o indivíduo a perder tais medos, aprendendo como eliminá-los e livrando-se, assim, dos sintomas do TOC. Esses objetivos são alcançados através de algumas técnicas chamadas de comportamentais e cognitivas: exposição, prevenção da resposta e correção das crenças distorcidas comuns no TOC, que serão aprendidas ao longo da terapia.


A TCC é um tratamento breve.


 No início, geralmente é acompanhada por um aumento da ansiedade – porém perfeitamente suportável –, seguida de um alívio posterior dos sintomas.


O sucesso depende essencialmente da realização efetiva dos exercícios programados para os intervalos entre as sessões. Os pacientes que conseguem vencer seus medos e realizar as tarefas programadas obtêm, de modo geral, um alívio acentuado dos sintomas ou até mesmo seu desaparecimento completo."

                                                                 Manual de Terapia
Adaptado por Elenita Domingues



Nenhum comentário:

Postar um comentário