quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

" O bullying nada mais é do que uma aversão às diferenças"





" O pior é que os pais são cúmplices" começa assim a entrevista da s páginas amarelas da revista Veja com a  escritora americana Rosalind Wiseman . Crianças e adolescentes que praticam o bullying, segundo a especialista no assunto, acabam recebendo dos pais apoio incondicional . Vejam que eu falei praticam.

 Existe uma grande diferença entre amor incondicional dos pais pelos filhos e apoio incondicional. Defender o filho é um instinto até, mas somos ,além de pais , seres racionais. Num momento em que praticam algo errado, o apoio de pai , nesse momento, é a lição. Me assusta saber que os próprios pais  são "cúmplices" neste ato.

Desta forma, segundo a autora, como adultos, os  pais devem agir ,enfatizando o problema, advertindo, ensinando. Para mim parece uma coisa óbvia: pontuar um erro, ajudar a corrigir, educar.

O que fica claro, é a grande parceria entre a escola e a família. A família não pode deixar a educação para a escola e a escola é a continuação da educação. A escola não apresenta o limite ao adolescente ou a criança , mas continua a mostrá-lo. Escolhi a escola dos meus filhos, não apenas pela educação por livros, mas pela parceria livros e cidadão.

E como proteger nossos filhos , quando eles que são os alvos das agressões? A escritora foi perfeita em sua fala, segundo ela, os pais querem ver seus filhos aceitos em determinados grupos e para tentar se integrar ao grupo a criança ou o adolescente começa a bajular os que tem prestígio na turma e terminam sendo alvos de humilhação. Os pais devem incentivar os filhos a cortar o laço e não lutar desesperadamente por ele.

Vejam a entrevista completa na revista Veja , fevereiro 2012.

Um comentário: