sábado, 18 de fevereiro de 2012

O que fazer quando o paciente tem medo de tomar os remédios?

O medo de tomar medicamentos é o que podemos chamar de comum, entre os pacientes de TOC, TDAH e Tourette. Realmente, quando  li a bula do primeiro medicamento para Tourette que meu filho tomou, levei um susto. Efeitos Colaterais assustadores vinham escritos. E é nessa hora , que a dúvida se instala. Será que realmente é necessário ????

Um outro fator que também assusta é o preconceito misturado com a falta de esclarecimento e o medo dos medicamentos com as famosas tarjas ( de uso controlado).

 A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, em Mentes e Manias, afirma que  um diálogo franco entre o médico e o paciente ajuda  bastante. E em especial, aos pacientes de Toc, ela cita em seu livro:

"lembro aos portadores que ele é algo muito maior que seus pensamentos indesejáveis e suas ações incontroláveis. E que pior que viver mal, é viver  preso dentro de si mesmo, sem nenhuma liberdade de escolha."

Não são poucos os casos de pais  que protelam o uso do medicamento, chegando apenas a  fazer uso quando o caso já passou dos limites.

Ainda no livro  "Mentes e Manias", podemos encontrar  um relato de estudo , onde  revela que medicações para o Toc podem ajudar cerca de 75% a 85%  dos pacientes , principalmente no que se refere a algum alívio em seus sintomas.

Eu como mãe de paciente menor de idade , tive que fazer esta primeira opção e tantas outras, porque nem sempre a primeira opção de medicamento é a melhor , o remédio que funciona para um pode não ser o indicado para o outro.

O importante da escolha entre ser medicado ou não , está em primeiro lugar , na confiança, no relacionamento entre médico e paciente. Este "casamento" é fundamental  para o sucesso da melhora.

Daniela Torres

7 comentários:

  1. Tenho medo de medicamentos! Medo de ingeri-los! Isso se deve ä falta de uma fiscalização eficiente quanto ao lançamento indiscriminado de novos medicamentos na praça. Uma mesma substância química é lançada com várias nomenclaturas, com a finalidade única de render o ônus que não será o da cura! Tenho certeza de uma coisa, "A VIDA DE UMA PESSOA VALE MENOS QUE UM MEDICAMENTO! pensando bem, é melhor tomar água de folhas do que o vinho delas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu medo, sei que existem laboratórios que pensam apenas no ônus, a maioria, mas existem os mais sérios. E é aí que entra a confiança no seu médico, a do meu filho por exemplo, entra em contato com o laboratório, fala sobre as dúvidas , pesquisa testes,e me diz esse não, aquele não . Mas sei que não é uma decisão fácil, a cada troca eu sofro, penso nas reações... Não tenho opção, a verdade é essa. Obrigada por compartilhar seus medos e pensamentos , o blog tem essa função um compartilhamento de emoções.Tenho no facebook, Síndrome de tourette, toc e tdah, onde podemos se quiser conversar por mensagens . Um abraço!!!!

      Excluir
  2. Eu também tenho medo de tomar remédios, os médicos me passam remédio para tireoide, para anemia vitamina D, ômega 3, ferro, e eu não consigo tomar fico com medo de tanto remédio causar um envenenamento... isto me deixa perdida sem animo para vencer isto que me tortura... E como pouco por que também acredito que o alimento com muitos ingredientes fazem mau... parece uma loucura mas é complicado viver assim, implicando com shampoo, sabonete, paste de dente, tudo é química, e causa duvida em tudo que se é fabricado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto tambem acontece comigo, o ter medo de tomar medicamentos, de comer coisas com alimentos que possa dar um reacao alérgica e parar de respirar etc. Nem sei como ultrapassar isso.

      Excluir
  3. UM PACIENTE TEM UMA RECEITA DE CONTROLE ESPECIAL CONTENDO 3 TIPOS DE MEDICAMTNSO DIFERENTES , POREM VOCE SO TEM 2 DELES O QUE VOCE FARIA ?

    ResponderExcluir
  4. Tenho ataques de pânico a 3 anos.
    Para além disso tenho pensamemros obsessivos e.pelos vistos depressão.
    Houve coisas ma altura que as coisas estavam melhores, o que voltou e cada vez piora mais
    Dizem que tenho que tomar medicação, o problema é que: tenho medo de tomar medicação. Tenho medo de fazer alergia e deixar de respirar. Ganhei medo de tudo. Nao consigo tocar em quase nada, não consigo comer. Nem em pasta de dentes, shampoos, sabonetes consigo quase tocar.
    Como e depois fico o resto do dia a pensar que estou a fazer alergia e que vou morrer, e com isso vem mais ataques de pânico. Depois quero ir para onhoapital, mas claro, tenho medo do hospital e da medicacao
    As vezes já tenho medo DW me levantar, SW beber agua.
    A primeira coisa que penso mal abr o os olhs e que ou vou desmaiar ou morrer
    Escusado será dizer que deixei DW trabalhar e que estou cheia de dividas.
    Queria voltar pelo menos a comer.
    Já perdi 10kg este mes
    Estou desesperada. Só quero acabar CIM isto mas não consigo fazer nada.

    ResponderExcluir
  5. tenho ainda medo de remedios e outras coisa mas ja foi pior hoje em dia menos,nao tinha coragem de sair na estrada para viajar pois achava que podia passar mal e merrer no meio do caminho sem hospital sofri muitos anos acho que uns 10 anospassei com psicologo ele me passou citalopram e me ajudou bastante,hoje nao tomo mais mas ainda tenho medo de tomar remedio e passar mal mas o meu medo de tomar remedio é maos pelo fato deu ter arritimia dai fico com aquele medo mas acredito q é mais por causa da areitimia que se eu tomar vou passar mau aff é o bicho,mas passa com psico e vc vai melhorar

    ResponderExcluir