domingo, 19 de fevereiro de 2012

Eu tenho Tourette, não sei se você notou...

Momento " Alívio de mãe"!!!

Desde que a Tourette entrou em nossas vidas, eu fui sempre ensinando aos meus filhos como eles deveriam explicar o que eram os movimentos, assim ficava mais fácil as pessoas entenderem porque os ombros se mexiam, sua barriga , seu rosto... E talvez , não ficassem tão curiosas.(o que é completamente natural, a curiosidade,  vinda do ser humano) Mas , eu queria poupar meu filho de interrogatórios. Tolice de mãe!

O meu filho mais novo , que não tem Tourette, aprendeu mais rápido. Talvez por não tê-la, não sei, mas , se alguém perguntasse ao Léo alguma coisa sobre seus movimentos o Dani dizia : Ele tem tourette é assim mesmo e acabava o assunto.

Mas , eu nunca tinha escutado o mais velho, o que tem a Síndrome, explicar o que ele tinha. No máximo um " deixa prá lá".

Hoje , em pleno carnaval, um dos amigos perguntou a ele :   - Você fez regime para emagrecer? E ele respondeu: - Não cara, eu tomava um remédio que me engordava e agora eu parei, não sei se você notou mas eu faço uns movimentos com a cabeça , o ombro( e foi mostrando) . E o meu filho mais novo,  que estava perto acrescentou: - É tourette(como se fosse a coisa mais normal do mundo)
E a explicação foi acontecendo assim, sem complicação e sem muitas perguntas. Na verdade a palavra é : aconteceu naturalmente.

Como as crianças e adolescentes facilitam as coisas, na linguagem deles e nos termos deles.

Fico me perguntando , se eu me preocupei demais com essas explicações ,com esses momentos de questionamento e de curiosidade.

Mas, hoje , eu tive uma certeza, meu filho aceitou a Tourette como parte dele. Isso me tira um grande peso. Ele assumiu , agora ele explica seus movimentos e segue em frente.

Este é um momento : alívio de mãe!!!!!

DanielaTorres

2 comentários:

  1. Léo cresceu amiga e amadureceu!!!! Isso é lindo!!!! Muito feliz por vocês!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens a vc e a ele.. Eu tenho e eh horrivel. To tentando ao maximo controlar mas sempre acontecem os movimentos. Chego a ter mtas dores musculares e de cabeça tbm principalmente em cima dos olhos pq reviram sem q eu queira e pescoço tbm.. Tenho 27 anos e qdo comecaram ps sintomas nao era algo mto falado devia ter uns 5 anos.. Meus pais ate riam d mim pq achavam q era p chamar atencao.. Hj continua o problema as vezes mais outras menos mas ta sempre aki junto com outras compulsoes.. Mas eh isso.. Parabens ao seu filho q mesmo tao novo consegue lidar bem c o assunto e a vc por ser uma mae tao atenciosa e compreensiva

    ResponderExcluir