sexta-feira, 30 de março de 2012

A valorização da linguagem não-verbal pelos professores

Sempre entendi que todo professor em sala de aula deve ter um pouco de " psicólogo". E quando li a reportagem da Folha Dirigida, caderno de educação com João Oliveira , psicólogo e educador, então tive certeza.

João Oliveira , além de psicólogo e educador , escreveu o livro " Saiba quem está à sua frente - análise comportamental pelas expressões faciais e corporais". Neste livro , ele aborda a necessidade de se observar a linguagem não-verbal, os gestos que o aluno faz em sala de aula.

Segundo João Oliveira, isto permite saber se um aluno está sofrendo Bullying e quem é seu agressor. Por exemplo: o corpo demonstra a tristeza que sente quando sofre bullying, e o agressor mostra nos olhos o controle e a agressividade.

Com um olhar mais atento , o professor em sala de aula, pode perceber quem não está atento, quem não aprendeu o conteúdo, pelas mensagens que o corpo e o rosto podem passar.

Esta entrevista é um alerta para as mensagens não - verbais dos alunos em sala de aula.

Infelizmente , João Oliveira afirma que essa linguagem , não é tão valorizada quanto a verbal. Na maioria das vezes , os professores necessitam de palavras para entender o que acontece.

Por fim , João Oliveira ressalta o amor pela profissão. Professores devem amar o que fazem , para "tocar a alma do aluno" e principalmente evitar que uma semente boa , por falta de apoio no momento certo , se perca.


Fonte : Folha Dirigida em 29/03/2012 caderno de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário