quarta-feira, 21 de março de 2012

Adolescência e Tourette

                                                   Adolescência e Tourette


                                                



 Tenho procurado textos, sobre adolescência e Tourette, que mostrem as transformações durante essa fase e como esta etapa , em especial, está ligada com a Tourette, estou procurando compreender esta nova fase em que nossasvidascomtourette se encontra.

E achei esse texto do blog conversas sobre o viver, que me fez entender um pouco , a estrutura, do campo minado que estamos atravessando.

  Com Tourette ou sem Tourette, adolescente é adolescente , em qualquer lugar do mundo, me sinto num turbilhão de emoções. E tudo acontece tão rápido e de forma tão intensa que quando você acha a solução para uma coisa, tem mais mil soluções a espera.

Daniela Torres

Relaxem com o texto abaixo:




A adolescência caracteriza-se como uma fase de grandes transformações biológicas, psicológicas e sociais. Esse conjunto de transformações, é normal no adolescente, e, consequentemente vai repercutir nas relações que permeiam seu mundo, principalmente com os pais,com quem os confrontos são vivenciados mais fortemente, o que é justificado pela ansiedade dos pais, que também passam por transformações com a adolescência dos filhos.

 Podemos dizer ser esse um período critico, conturbado por redefinições de natureza existencial, e que coloca a personalidade dos pais em questionamento. É no contexto destas mudanças, que o adolescente busca uma nova identidade, autonomia, definição sexual, social, ideológica e profissional, sem descartar o acervo de suas vivencias anteriores, ou seja, o que foi construído e vivido com os pais e familiares, são sementes, a base dessa nova identidade que vai sendo construída.

 Para a construção da nova identidade, lutos são vividos, relacionados á perda do corpo infantil, dos pais da infância e da criança que até então o jovem vinha sendo e, ás vezes, ainda é, sem perceber ou admitir que assim seja. Uma série de mecanismos intrapsíquicos prevalece durante esse processo, tais como : idealização, negação da realidade, onipotência, ambivalência , entre outros.

Períodos de revolta e determinismo são alternados com inibição, retração e intensa dependência. Esses aspectos, frequentemente com características contraditórias, dão um colorido próprio a essa fase.

 Durante o período crítico, o comportamento do adolescente torna-se frequentemente impulsivo, agressivo, instável e contraditório. Arrogância, prepotência, turbulência, revolta, desafio á autoridade dos pais e á sociedade são manifestações presentes.

 Os níveis de ansiedade, estado de humor, agressividade e sexualidade oscilam, muitas vezes de forma imprevisível para ele e para aqueles que estão a sua volta, com quem o adolescente se relaciona. O objetivo maior desse texto, não é o de amedrontar aos pais de adolescentes, mais fazer com que tenham consciência das características dessa fase do desenvolvimento de seus filhos, para que possam ser tolerantes e compreensivos. Sabendo que por ser um processo de angústias, dúvidas, medos e incertezas é natural sentir raiva, e  se sentirem em determinados momentos ,sem saber como devem agir nessa etapa de vida desses jovens, por quem sentem também tanto amor, admiração e orgulho.

Não tenham medo de sentir, não deixem de colocar os limites que acharem necessários, não se intimidem, nem percam a oportunidade de ajudá-los a criar asas, que os levarão ao mundo adulto com mais segurança.

Link: http://conversassobreoviver.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário