sexta-feira, 2 de março de 2012

RElação Tourette e Enxaqueca

Em uma de minhas conversas com outra mãe, Manuela, levantamos a relação entre enxaqueca e Tourette, (temos enxaqueca) e fiquei curiosa sobre o assunto .



"No Texas, realizaram um estudo recentemente publicado no Archives of Neurology onde investigaram a possível associação entre enxaqueca e ST e para registrar achados preliminares de história familiar de enxaqueca em pacientes com ST.

Os pacientes diagnosticados como tendo ST na Clínica de Distúrbios do Movimento e Centro de Doença de Parkinson da Escola de Medicina de Baylor foram submetidos a um questionário sobre a enxaqueca baseado em critérios estabelecidos pelo Comitê de Classificação da Cefaléia da Sociedade de Cefaléia Internacional.

De 100 pacientes com ST, 25 (25%) cumpriram critérios diagnósticos para enxaqueca, significativamente mais que o esperado de 10% a 13% na população adulta em geral (P<0,001) e dos 2% a 10% esperados na população pediátrica em geral (P<0,04). Não ocorreu diferença significativa (P = 0,44) na presença de comorbidade obsessivo-compulsiva entre os grupos de ST com ou sem enxaqueca. Além disso, os grupos com ST com enxaqueca não foram mais suscetíveis a terem transtorno obsessivo-compulsivo comparados com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade.

 Dos pacientes com ST, 56% relataram história familiar de enxaquecas, 44% dos quais eram parentes de primeiro grau.

Os pesquisadores concluíram que a freqüência de cefaléia numa amostra clínica de pacientes com ST foi aproximadamente 4 vezes maior que a freqüência de enxaqueca referida na população geral. Ao contrário dos registros prévios, a co-ocorrência de enxaquecas e ST no grupo em estudo pode possivelmente ser atribuída a outra comorbidade da ST além do transtorno obsessivo-compulsivo. "


           Fonte da pesquisa em português:http://www.clinicafares.com.br
Fonte original em inglês:   http://archneur.ama-assn.org/cgi/content/abstract/60/11/1595

2 comentários:

  1. EXCELENTE INFORME, DANI, YO CREO QUE AYUDADO A OTROS FACTORES LA MIGRAÑA PUEDE SER UN DESENCADENANTE. MANUELA

    ResponderExcluir