segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Um cadinho de sensibilidade, de curiosidade, de esperança, de amor e de conhecimento

Este foi um ano de mudanças, de adaptações, de criar métodos , de fornecer meios para meu filho seguir em frente nos estudos.

 Com as comorbidades da Tourette atacando sem piedade( problemas visuo-motor, deficit de atenção, toc, letra ilegível, falta de raciocínio lógico, dificuldade com a matemática) eu como mãe e cuidadora estava no escuro, apesar da Tourette nos fazer companhia desde os cinco anos, tudo isso surgiu de repente e abalou as nossas  estruturas.

A sensação que tínhamos ,era a de está no meio de um terremoto e no escuro. Literalmente perdidos.

Quando eu pedi ao Professor Cícero Leão que me fizesse um balanço do ano letivo de meu filho, oitavo ano do ensino fundamental, eu não esperava uma definição tão perfeita. Acho , apenas acho, que ele se fez esta pergunta: Como conseguimos? E foi assim que Cícero , com a mesma sabedoria e conhecimento com que orientou os oitavos anos, respondeu :





Um cadinho de sensibilidade, de curiosidade, de esperança, de amor e de conhecimento.


Há uma frase de um jornalista brasileiro – Gilberto Dimenstein – que diz: “Educar é ensinar o encanto da possibilidade”. Sempre acreditei que podemos, em qualquer tempo, lugar e circunstâncias, ir um pouco mais adiante. É este ímpeto que me move como pessoa e educador.

Em 2011, encontrei Leandro Torres, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular, aqui em Maceió, Alagoas, e, juntamente com ele, sua mãe – Daniela, seu professor de Matemática – Sidcley Vasconcelos, sua professora de Língua Portuguesa – Maira Véras e sua professora de Redação – Everilda Pereira.

Leandro é um garoto meigo, inteligente e com algumas dificuldades ocasionadas pela Síndrome de Tourette. Durante todo o ano, dialogamos intensamente sobre as possibilidades de melhoramento de seu processo de ensino e aprendizagem. Com um cadinho de sensibilidade, de curiosidade, de esperança, de amor e de conhecimento fomos delineando nossos passos. Ações significativas foram brotando dos diálogos que tínhamos.

O ano letivo terminou. Leandro superou as dificuldades que tinha, sobretudo, nas três disciplinas aqui citadas.


E este foi um sábio conselho:

Caríssimo Leandro,
A vida é extraordinariamente bela e viver é maravilhoso.
Deixo aqui para você um pensamento de Ray Kroc, que diz:

"Nada no mundo pode tomar o lugar da persistência.
O talento não o fará; nada é mais comum do que homens sem sucesso, com
grande talento.
O gênio não o fará; o gênio não recompensado é quase um provérbio.
A educação não o fará; o mundo está cheio de desamparados instruídos.
Só a persistência e a determinação são onipotentes".



Cícero de Leão Cunha
Pós-Graduação  em Gestão e Organização da Escola
Pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió

Esta frase vai fazer parte de nossa caminhada para sempre: Um cadinho de sensibilidade, de curiosidade, de esperança, de amor e de conhecimento. E é com essa mistura que vou seguir a vida!!!!! Um abraço e muito obrigada Cícero por todo apoio e planejamento.







7 comentários:

  1. Coisa Mais linda Dani!!!! E que sensibilidade extraordinária desse professor!!!! É de educadores assim que nosso mundo esta precisando! Parabéns Cicero pelo belo exemplo!

    ResponderExcluir
  2. Los educadores tienen la posibilidad de ver desde afuera lo que nosotros creemos imposible, pero no todos son tan sensibles,muy lindo lo que escribió a tu hijo,besos,Manuela Irastorza

    ResponderExcluir
  3. Fiquei comovido. Quiséramos todos nós termos um professor assim...

    ResponderExcluir
  4. Dani
    Seu filho tem um educador maravilhoso!!!
    Parabéns para vc, Leandro, Cícero e pela Escola também.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. fiquei emocionada com essa vitória , parabéns ao seu filho e a toda família.cheiro.

    ResponderExcluir
  6. EMOÇÃO! Pura e simplesmente emoção. Única palavra que pode, descrever o que sentimos quando nos deparamos com um ser cheio de sabedoria. É Jesus, nascendo na manjedoura do coração humano. Parabéns Professor CICERO, Parabéns Leandro e Daniela, por encontrarem em sua caminhada, pessoas como Cicero: MANJEDOURAS DE AMOR E VIDA.
    Teomirtes Leitão

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos pelo carinho e pela sensibilidade em reconhecer no professor Cícero, um ser Iluminado!!!!

    ResponderExcluir