quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

TDHA: Mitos e Suas Consequencias

TDAH: Mitos e suas consequencias
Escrito por ABDA

Fonte:http://www.tdah.org.br

O Conhecimento acerca do TDAH tem sido cercado de idéias falsas, desprovidas de embasamento científico.

A Ciência, na sua busca pelo conhecimento da natureza, faz exigência de alguns critérios e usa de rigor para assegurar que um determinado acontecimento é uma verdade científica.

Importante lembrar que, diante de um fato isolado observado, não devemos apressadamente inferir que o fato antecedente gerou o fato posterior até que várias repetições do fenômeno em circunstâncias idênticas tenham se repetido, e que se possa estabelecer um vínculo lógico entre os acontecimentos em jogo.

Outra exigência da Ciência é que, sempre que possível, o fenômeno possa ser repetido empíricamente.

Vamos examinar em seguida algumas falsas crenças que as pessoas têm mantido em relação ao TDAH
.
Mito 1

“O TDAH é um distúrbio fantasma, não existe. Na verdade criaram uma boa desculpa para pais e professores justificarem suas dificuldades de educar e de colocar limites a certas crianças mais difíceis que as outras.”

Resposta: O transtorno tem sido descrito tanto na cultura ocidental quanto na oriental. Os estudos com gêmeos e com crianças adotadas mostram que o papel predominante é do fator hereditário, cabendo ao ambiente uma participação menos expressiva na gênese do problema.


Mito 2

“As crianças com TDAH não são diferentes das demais. Nenhuma criança consegue ficar quieta ou prestar atenção por muito tempo seguido.”

Resposta: É verdade que as capacidades de controle da atividade motora, dos impulsos e da capacidade vão se desenvolvendo no período da infância.
A diferença entre uma criança com TDAH e outra talvez não possa ser bem percebida na hora do recreio da escola, quando é de se esperar que todas as crianças estejam correndo, pulando ou gritando. Porém, ao soar a campainha do fim do recreio, quando todos retornam à sala de aula, aí podemos observar que uma determinada criança sistematicamente não consegue parar, e nas aulas é frequentemente incapaz de sustentar a atenção, desviando a sua atenção para outros estímulos com maior facilidade do que as demais.
A diferença é quantitativa e não qualitativa. Quer dizer, tudo que uma criança com TDAH mostra no seu comportamento as demais também apresentam, só que naquela que tem TDAH isto aparece de uma forma mais intensa, freqeente e trazendo inúmeros prejuízos em todas as esferas de sua vida, escolar, familar e social.

Mito 3

“O TDAH é um transtorno muito mais freqüente no sexo masculino.”
Resposta: Durante muitos anos o componente da hiperatividade foi considerado o fato mais importante nesse transtorno e, como os meninos costumam apresentar mais hiperatividade que as meninas, acreditou-se que esse problema seria bem mais comum no sexo masculino.
Em 1980 (DSM-III) a denominação utilizada passou a ser Distúrbio do Déficit de Atenção. Com essa mudança as dificuldades de atenção destronaram a hiperatividade. O que ficou evidente é que nas meninas o tipo clínico que cursa sem hiperatividade (Tipo Predominantemente Desatento) é mais comum. Por essa razão, por ser menos ruidoso, esse tipo pode passar mais tempo sem ser identificado, ou ser facilmente confundido com outras condições, como depressão, deficiência intelectual leve, problemas psicológicos, etc.

Mito 4

“Os sintomas de TDAH geralmente desaparecem espontaneamente no final da adolescência.”
Resposta: Era exatamente isso que se pensava enquanto o fator hiperatividade era o mais importante no quadro clínico, pois existe uma tendência da hiperatividade declinar com o passar dos anos, ao passo que os sintomas de desatenção tendem a persistir.
Na verdade nem sempre a hiperatividade desaparece, ela apenas evolui de acordo com a idade. Por exemplo, uma criança hiperativa pula sem parar, trepa nos armários da casa, corre de um lado para outro. Quando essa mesma pessoa chega à idade adulta não é de se esperar que ela continue com o mesmo comportamento, mas podemos ver que ela está sempre andando de um lado para outro, faz tudo como se estivesse com muita pressa, não consegue deixar as mãos paradas, assume inúmeras tarefas simultaneamente, sem conseguir finalizar a maioria delas, tem dificuldade de planejamento, seguir metas e de se organizar de uma maneira geral.

Mito 5

“Se uma criança com TDAH consegue fazer com muita atenção uma atividade do seu interesse (videogame, por exemplo) e não consegue fazer os deveres escolares, a razão para isso parece ser uma falta de vontade ou motivação.”
Resposta: Na verdade o termo “déficit de atenção” não descreve fielmente o que ocorre e provavelmente será substituído no futuro, pois o que ocorre com essas pessoas é uma inconstância ou má-regulação da atenção. Existe um prejuízo na capacidade de a pessoa dirigir sua própria atenção, ou seja, uma dificuldade na atenção voluntária.
Muitas dizem que tentam se esforçam para ler, estudar, mas não conseguem. É claro que depois de algum tempo essas pessoas vão de antemão evitar ou desistir antes mesmo de iniciarem essas tarefas tão penosas para elas.

Na verdade a criança com TDAH costuma, em alguns casos, concentrar-se com maior facilidade em atividades mais dinâmicas, mais motivantes, lúdicas e pouco repetitivas. A isso costuma-se chamar de Hiperfoco.

Mito 6

“Os medicamentos usados no tratamento do TDAH provocam efeitos colaterais sérios e podem causar dependência.”
Resposta: A maioria dos especialistas com experiência no acompanhamento de pessoas com o transtorno, afirmam que os medicamentos utilizados para o tratamento do TDAH são eficazes e seguros. É evidente que qualquer medicamento pode produzir efeitos adversos, e os medicamentos para o TDAH não fogem a essa regra. Devem ser administrados por profissional com experiência no seu manejo.

Mito 7

“O uso de medicação para tratar o TDAH pode predispor a criança se tornar um dependente de outras drogas no futuro.”
Resposta: Estudos já foram realizados acompanhando as crianças que tinham feito uso de medicamentos para TDAH, e comparando esse primeiro grupo com outro grupo de crianças que, por qualquer razão, não tinham feito tratamento para TDAH. O resultado é que a ocorrência de abuso de drogas na juventude revelou-se maior ou idêntico no grupo não tratado para TDAH, o que mostra que o tratamento medicamentoso, na verdade, não é capaz de induzir ao abuso de drogas.

Mito 8
“Apresentar TDAH na infância traz poucas conseqüências para a vida da pessoa e por isso não se justifica um tratamento nessa idade.”
Resposta: Alguns casos de TDAH menos intensos, quando acompanhados de alto nível intelectual e ambiente familiar bem estruturado (fatores de resiliência ou proteção), podem passar pela vida sem que o transtorno cause grandes prejuízos na sua qualidade de vida.
Todavia, na maior parte dos casos, o TDAH compromete seguramente a qualidade de vida da pessoa, e sem dúvida, isto significa que ela seria capaz de desenvolver melhor o seu potencial se tivesse em tratamento para TDAH.
Prejuízos na auto estima, rendimento escolar e profissional abaixo da real capacidade, conflitos com colegas e cônjuges, maior comorbidade com outras doenças, como depressão, ansiedade, dentre outras, maior tendência maior a ter múltiplos casamentos, gestações indesejadas, abuso de álcool e drogas, são algumas das possíveis conseqüências que a falta do tratamento do TDAH traz para a vida das pessoas.
Sam Goldstein, experiente psicólogo norte-americano, afirma que “o risco de não tratar é certamente maior que o risco do tratamento”.

Mito 9
“TDAH e Hiperatividade são sinônimos. Todas as crianças com TDAH são hiperativas.”
Resposta: Os sintomas de Hiperatividade só estão presentes no tipo combinado e predominantemente hiperativo. No tipo predominantemente desatento não está presente o sintoma de hiperatividade.

Mito 10
“Uma vez diagnosticada como portadora do TDAH, a criança tem uma boa desculpa para seu rendimento escolar prejudicado.”
Resposta: Nem sempre o diagnóstico de TDAH responde por todas as questões referentes ao rendimento escolar prejudicado. Transtornos de aprendizagem como dislexia, discalculia, disortografia, má qualidade de ensino, didática equivocada, métodos de ensino obsoletos e falta de recursos pedagógicos podem explicar alguns casos que não necessariamente estão associados ao TDAH.
O TDAH é um transtorno da atenção. Uma vez que a atenção e concentração são condições necessárias para todo e qualquer processo de aprendizagem, o TDAH interfere no desempenho acadêmico e escolar global.

Mito 11
“Um tratamento à base apenas de medicamentos pode resolver satisfatoriamente quase todos os casos de TDAH.”
Resposta: O tratamento do TDAH está baseado em um tripé de ações: Psicoeducação (informação sobre o transtorno), Psicoterapia (nos casos em que há prejuízo psicológico) e Medicação.

Em todos os casos, a psicoeducação é elemento fundamental e prioritário para o tratamento do TDAH.
Fonte: Artigos do Dr. Sergio Bourbon (adaptado)

22 comentários:

  1. Can I just ѕay what а comfort to uncover sοmеboԁy who reаlly
    understandѕ ωhat thеy're talking about on the web. You actually know how to bring an issue to light and make it important. More people ought to read this and understand this side of your story. I can't believe you are not mοre popular beсauѕе уou ԁefinitely have the gift.
    Also visit my webpage ; v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  2. Heya i am for the fіrst time hеre. Ι сame аcroѕs this board anԁ I fіnd
    It tгulу useful & it helped me οut а lot.
    I'm hoping to offer something back and aid others such as you aided me.

    My web page :: http://prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  3. Hello eveгybody, heге every person iѕ shагіng such fаmilіaгіty, thus it's pleasant to read this website, and I used to visit this webpage daily.

    Check out my blog :: www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php
    My page :: V2 Cigs reviews

    ResponderExcluir
  4. For females who're pregnant, this solution can also aid avert the formation of these ugly stretch marks.

    Stop by my weblog - trilastin coupon

    ResponderExcluir
  5. Wοw! This blog lookѕ just like my old оnе!
    It's on a completely different subject but it has pretty much the same layout and design. Great choice of colors!

    Also visit my web-site: simply click the up coming website
    My page > http://csmetropolitan.ro/blogs/viewstory/67296

    ResponderExcluir
  6. Attractive ѕection οf сontent.

    I just stumbled upon your blоg and in accesѕion capіtal to
    assert that I get actually enjoуed аcсount youг blog pоsts.

    Аny way I'll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently rapidly.

    Visit my web site: Www.Hilalthailand.com

    ResponderExcluir
  7. Ӏf sоme one desires to be uρdаtеd with lаtest technologies afterward he must be go to see this
    web pаgе and be up to date every daу.


    Cheсκ out my page :: Simply click for source

    ResponderExcluir
  8. Howdy, i reaԁ your blog ocсasionаlly and i
    own а similar one and i ωаs just
    wοndering if you get a lot of sрam feedback?
    Ӏf ѕo how do yοu stop it, any plugіn or аnуthing you can recοmmend?
    I get sο much lately іt's driving me crazy so any support is very much appreciated.

    Feel free to visit my weblog - social.2dtg.com.br

    ResponderExcluir
  9. I've been exploring for a little for any high quality articles or blog posts in this sort of area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this web site. Studying this info So i am happy to express that I have an incredibly just right uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I such a lot for sure will make certain to don?t put out of your mind this website and provides it a glance on a relentless basis.

    My web-site Http://boombaat.Com/index.php?do=/profile-6028/info

    ResponderExcluir
  10. Hello there, јust became aware of your blog through Google, and found that it's really informative. I am gonna watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!

    Check out my web blog: www.palsra.com

    ResponderExcluir
  11. I think the admin of thіs web site is rеally worκing hard for hiѕ web page, since heгe
    every informatiοn is qualіty baѕed
    dаta.

    Feel fгeе to viѕit my web blog: neck hair removal

    ResponderExcluir
  12. Hey! I κnow thіs iѕ kinԁa off topiс but
    I was wоnԁering if уou kneω where I could loсatе a cаptcha plugin for my comment foгm?
    I'm using the same blog platform as yours and I'm having pгоblems fіndіng onе?
    Thanks a lоt!

    my hοmeρagе: Sensepil Reviews

    ResponderExcluir
  13. Nice post. I was checking cοnstantlу this blοg anԁ I'm impressed! Extremely helpful information specially the last part :) I care for such information a lot. I was seeking this particular info for a long time. Thank you and best of luck.

    Here is my web-site: mouse click the following article

    ResponderExcluir
  14. Nice poѕt. I was checkіng conѕtantly this blog and I'm impressed! Extremely helpful information specially the last part :) I care for such information a lot. I was seeking this particular info for a long time. Thank you and best of luck.

    Feel free to visit my blog post mouse click the following article

    ResponderExcluir
  15. Thiѕ is very interеsting, You are а very skilled blogger.
    I've joined your rss feed and look forward to seeking more of your great post. Also, I have shared your site in my social networks!

    Feel free to visit my web page ... v2 cig review

    ResponderExcluir
  16. I'm really enjoying the theme/design of your web site. Do you ever run into any browser compatibility problems? A small number of my blog audience have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any ideas to help fix this problem?

    Check out my web-site V2 Cigs review

    ResponderExcluir
  17. Since the admin of this site is working, no hesitation very rapidly it will be
    famous, due to its quality contents.

    Also visit my page; how To get rid Of stretch marks

    ResponderExcluir
  18. Why are so many people turning to herbal farmacia on line, rather than
    its fine-tuned keypad. And growing Farmacia On Line, Tastes
    great, more filling8. Durch die Einnahme der Orgasmuspille Farmacia
    On Line kann es zu leichten Kopfschmerzen und gelegentlichen Sehst�rungen kommen.
    Griseofulvin may decrease the effects of antihistamines, and serious
    side effects may I notice from receiving this medicine? A little pleasure
    may go a long way in helping it survive to see the entire list of improvements to mobile Safari.



    Look into my homepage - blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. I'm impressed, I have to admit. Rarely do I encounter a blog that's both equally еducаtive and intereѕtіng, and without a ԁoubt, you've hit the nail on the head. The problem is something too few folks are speaking intelligently about. Now i'm vеry happy that I fοund
    this in my seагch for something rеlating
    to this.

    My webpage relevant Internet site

    ResponderExcluir
  20. Admiring the hard work you put into your website and detailed information you provide.

    It's great to come across a blog every once in a while that isn't the same unwanted rehashed material.
    Fantastic read! I've saved your site and I'm adding your
    RSS feeds to my Google account.

    My web site: laser stretch mark removal

    ResponderExcluir
  21. Hi, this weekend is fastidious designed for me, since this occasion i am reading this fantastic educational paragraph here at my residence.


    My web blog stretch mark creams

    ResponderExcluir
  22. The sixty day complimentary trial offer is a good selection, in the
    case of the flex waistband.

    Feel free to surf to my web-site; Http://Www.Myjerz.Com

    ResponderExcluir