quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

vídeo sobre o dia a dia de pessoas com Tourette!!!

O dia a dia dos portadores da Síndrome de Tourette não é fácil, os tiques chamam a atenção das pessoas ,que se viram para olhar. De fato, é curioso , ver alguém fazendo tantos movimentos e não saber o motivo, leva as pessoas a curiosidade sobre os estranhos movimentos.

 Eu , Daniela, sou da opinião que se falarmos abertamente sobre a Tourette , se nos mostrarmos, se divulgarmos esta síndrome, a curiosidade diminuirá e as pessoas entenderão e isso facilita a vida de quem tem que viver com os tiques.

Vejam esta entrevista em espanhol com pessoas que tem Tourette, o que pensam e o que sentem, e o mais importante assumem a Tourette, vivem a Síndrome!!!

           



Euskadi directo: El día a día de personas con síndrome de Tourette | EITB Multimedia Videos

http://www.kaixo.com/es/videos/v23895/euskadi_directo_el_dia_a_dia_de_personas_con_sindrome_de_tourette_%7C_eitb_multimedia_videos

2 comentários:

  1. Tenho 28 anos, sou portador da síndrome desde os 9 anos, eu pensava exatamente o contrário, se ninguém
    soubesse sobre meu problema não seria chamado de louco pela sociedade, meus tiques não eram estáveis, mas percebi a pouco tempo, que se as pessoas souberem sobre a doença seria muito mais fácil de viver com elas, porque o que agride a sociedade é a ignorância, por ser uma doença rara, as pessoas não sabem o que acontece, e não sabem que essa sindrome não é uma loucura, na tourette não existe comprometimento cognitivo, a área cerebral afetada é motora e não racional ou cognitiva, isso significa que qualquer portador de tourette que não tenha junto outra doença, tem o QI, a inteligencia preservada, o que acontece é que os traumas desde muito tempo, por causa dos tiques, colocam uma crença de "louco" no portador, coisa que qualquer literatura sobre tourette pode provar que isso não existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, que bom que hoje vc pensa assim,é realmente a falta de informação que fazem as pessoas não entenderem os tiques ,a síndrome, os portadores, eu divulgo a Tourette. Os traumas existem sim , eu adoraria conversar com vc temos um grupo no face fechado !!!! Me adiciona no face Daniela Torres ( sou de Maceio)

      Excluir