segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Animais de estimação e Tourette

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem, mas tenho motivos para acreditar que eles são amigos da Tourette.

Em outras ocasiões já falei sobre minha curiosidade em Terapias Alternativas, e sabemos que esses animais podem ser terapêuticos, psicanalistas já confirmaram que o convívio com estes bichinhos pode ser um caminho para o equilíbrio.

O animal ajuda no controle do nosso lado emocional. Se por exemplo, a criança tem dificuldade em se relacionar, com o convívio com os animais , desenvolvem mais afetividade e facilita a comunicação.

Tenho conversado com muitas mães a respeito de ter ou não animais . Muitas tem respostas positivas , bem positivas. O que me deixou bem animada para ter um bichinho também.

Hitórias de todos nós, traz hoje a experiência de ter um animal de estimação e uma criança com a síndrome, contada por Luciana Barreto(amiga e mãe):



A Tourette e o cachorro

Desde que eu e meu marido recebemos o diagnóstico de síndrome de tourette de nosso pequeno que na época tinha seis anos e hoje está com sete e meio, procuramos uma forma de minimizar o sofrimento dele.

Depois de uma consulta com a psicóloga ele (meu filho) me disse que gostaria de ter um cachorro.

Bom, eu não gostei da ideia. Porém prometi que pensaria com carinho no assunto.

Certo dia, nas férias de julho (2011) eu fiquei observando meu filhote brincando com um jogo de vídeo game; nesse jogo ele tinha um cachorro virtual para cuidar. Ele falava com tanta alegria daquele cachorro (virtual) e isso me remeteu a minha infância, me lembrei de quanto eu gostava de cachorro e minha mãe não aceitava nenhum bichinho de estimação em casa.

A partir daí cheguei à conclusão que meu filho precisava de um cãozinho (de verdade) e que talvez ele se sentisse melhor com isso.

No último domingo de julho resolvemos sair com ele e procuramos para comprar o filhote que ele tanto desejava. Achamos um Cocker spaniel de trinta e cinco dias. Meu filho deu o nome de Frederico (Fred).

Naquela noite ele nem dormiu direito de tanta empolgação. Ele se esqueceu dos jogos de vídeo game. Só tinha olhos pro seu cachorrinho!

Agora o Fred está com cinco meses e meu filho me disse que é a criança mais feliz do mundo porque tem o Fred. Essa declaração foi a melhor coisa que poderia escutar!

Ele diminui significativamente os tiques vocais e praticamente desapareceram os tiques motores. Ele se ocupa tanto com o amigão dele que não sobra tempo para games que aumentavam e muito seus tiques.

A lição que tirei de tudo isso, foi que se o preço que tenho que pagar para a felicidade do meu filho é cuidar de um cachorro bagunceiro (e ele é demais) eu farei isso com o maior prazer.



Luciana Barreto
Goiânia-GO


 

2 comentários:

  1. Dani,

    Maravilhoso exemplo esse da Luciana, que bom que seu filho melhorou com a ajuda do Fred!!!!

    Abraços nossos!!!

    ResponderExcluir
  2. acho que nós mães de filhos com tourette, buscamos sempre uma forma de minimizar os sintomas da síndrome, ´e é realmente um alívio quando encontramos algo . fico feliz por sua família , ter encontrado esse caminho....muita força sempre.

    ResponderExcluir