domingo, 2 de dezembro de 2012

Como ensinar o sentido da vida?

 

 

Como ensinar o sentido da vida? Pergunta difícil, eu sei, principalmente para pais amedrontados ou temerosos por alguma síndrome ou alguma patologia.

Na verdade a vontade súbida que temos é colocar dentro do bolso e deixar só os olhinhos de fora. Mas sabemos que é impossível e inviável. Então o que fazer?

Confesso que às vezes o medo congela, paralisa, principalmente diante do desconhecido . Temos o direito de sentir este momento , o momento do “estou chegando nesse  mundo  agora.”

Mas, nosso dever nos chama, enquanto nos acostumamos com o novo ,” o sentido da vida” precisa ser ensinado e de uma maneira suave para não deixar marcas.

Uma amiga, Luciana,  definiu perfeitamente  em uma conversa esse nosso momento, e eu pedi autorização para citá-lo:

Aprendi que como mães e guerreiras que somos, depois de um diagnóstico desses adquirimos a força de uma mola: nos retraímos até o limite para que possamos ao final ser capazes de uma força estupenda.O conselho que te dou é: proteja seu filho o máximo que puder, mas sem sufocá-lo”

 

Mostrar aos nossos filhos que eles precisam construir sua história da melhor forma possível, dando o melhor de si. Independente de diferenças que tenham, que sonhar é possível, então por que não tentar?

Mostrar o que outros já fizeram , que podemos lutar por ideais, defender direitos, escolher caminhos, proteger, curar feridas…

Ser o elo que o une ao mundo fora e dentro do lar, lhes dando capacidade de discernir o bem do mal, o certo do erra, o preconceito da falta de informação, lhes dar cultura, firmeza, segurança, capacidade de caminhar , sonhar , viver , errar e acertar.

Sempre com afeto , sempre com fé, sempre com o amor vigiado e velado para não ultrapassarmos nosso lugar de pais professores.

Sejam filhos adolescentes, crianças, adultos, são filhos. E o sentido da vida para pais com relação aos filhos crescidos ou não , tem sempre um pontinho a acrescentar.

É aproveitando o momento que em que a “mola voltou ao lugar “ para retomar as rédias da vida e não traumatizar, nem amedrontar , fazer do sentido da vida de nossos amores : não a nossa dor( que muitas vezes é inevitável, eu sei), mas o mais normal possível.

Dt

Um comentário:

  1. Perfeito,dessa forma todos ganham, todos crescem,e "essa chuva" respinga no mundo tornando-o um lugar bom de viver.
    Teomirtes Leitão

    ResponderExcluir