quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Resultado do Ano Letivo e a Tourette

Final de mais um ano letivo, e o saldo é positivo.




Queria compartilhar nossas vitórias, nossas conquistas , reafirmando mais uma vez que a  síndrome de Tourette não nos prende a limitações  (exceto em casos graves )  e sim a desafios.

 Limitação, segundo o dicionário Aurélio, ato ou efeito de limitar,insuficiência e desafio é a incitação à disputa, à luta.

Por estas definições podem ver o que considero da síndrome. E foi em busca de vencer desafios a base deste ano que se finda.

Como o assunto é escola, foi difícil entender o que estava acontecendo com a matemática no começo do ano.

Pesquisei , pedi ajuda a amigos , que me achassem textos científicos que mostrassem a dificuldade de um portador da síndrome com a matéria. E encontramos , tem uma relação.

Mas o que fazer com esta constatação: mais uma vez a parceria escola-família entrou em ação, em todas as matérias ia bem , apenas em matemática. Estudava  e estudava e continuava sem conseguir, resolvi que era hora de eu , mãe, voltar a interferir nos estudos novamente. Fato arriscado , mas como vi uma possibilidade , arrisquei, estudamos juntos.

Foi uma experiência maravilhosa , essa retomada em nossas vidas, a conquista era dele e compartilhada comigo. A cada prova sua auto-estima melhorava, e suas notas foram excelentes.

Suas dificuldades superadas, ver a letra do meu filho hoje, é bálsamo para meus olhos.

 Ver a organização do seu caderno, ver que o problema visuo-motor que em muitos casos afetam nossos portadores, não mais o perturbam. A Ritalina ajudou muito nesse processo.

Vê-lo feliz e capaz , me emociona. E me faz ver que a parceria compensa, que esse amor que nos une , nos fortalece e nos eleva.

 A tarefa não é fácil, mas ele podia dar mais de si e deu.

Não estava mais despreparada para ajudá-lo, já sabia o meu limite e o dele.

O ensino atual, suga nossos filhos , 3 provas por dia, simulado para o ENEM, 90 questões , aulas , estudos e cobranças. E um prazer enorme de dizer , ele venceu!!!

Gostaria de ressaltar que a escola acreditar no potencial  dos nossos filhos é fundamental, a escola sempre investiu no meu filho e ele lhes deu o retorno este ano vencendo seus desafios.

Tenho dois filhos e duas vitórias, um assistindo a luta do outro, um aprendendo com o outro .
Tem coisa melhor ?!!!

Resumindo: nunca desistir de lutar, nunca aceitar limitações se não forem limitações. Procurar sempre um médico amigo e parceiro nessa luta (obrigada Dra Fabiana) , procurar trabalhar junto da escola (esse elo é fundamental), e ter o medicamento correto(esse é o mais difícil, porém não impossível) 

DT

2 comentários:

  1. Fico feliz Daniela com sua vitória, notei mesmo em meu filho uma certa dificuldade em matematica, mas não havia relacionado. É bom dividir, compartilhar, podemos fazer da internet ferramenta do bem. Parabéns pequeno, por sua luta, só você e Deus sabe... Digo assim pra ele por que nós como mães achamos que sabemos o que os pequenos sentem, mas por maior que seja o elo,...cada um é que sabe da sua dor, limitação. Agora é descansar um pouco e que venha 2013. Saiba que estaremos juntas!
    Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim estaremos juntas no que precisar, um abraço, um apoio, uma palavra, um texto, na luta !!!!!!

      Excluir