quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estudo descobre nova terapia para tratar a síndrome de Tourette


 Estudo descobre nova terapia para tratar a síndrome de Tourette

Sessões de terapias para neutralizar os problemas com os tiques, sugere uma nova pesquisa.


A síndrome de Tourette é uma desordem neurológica caracterizada por tiques, reações rápidas e movimentos repentinos.

 Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade, outro fator interessante é o de que não há dois pacientes no mundo que apresentem os mesmos sintomas.

A descoberta foi baseada em um estudo com 122 pacientes com idades entre 16 e 55 anos.

"Normalmente, a medicação tem sido utilizada para tratar tiques", explicou o autor do estudo Sabine Wilhelm, diretor do TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e Programa de Transtornos relacionados no Massachusetts General Hospital / Harvard Medical School, em Boston.

 "Mas muitos pacientes recusam ou suspendem as medicações devido a efeitos colaterais indesejados".

"Testamos um novo tratamento comportamental para os tiques chamado de Intervenção Comportamental Abrangente para tiques (CBIT)", disse a pesquisadora. “Nossos resultados mostram que os pacientes com transtornos e tiques a partir de agora terão um suporte sólido para a realização de terapias comportamentais”.

Os sintomas mais comuns de tiques sofridos pelos pacientes são: tosse e pigarro, gestos inadequados, olhos descontrolados que não param de piscar, cabeça que fica sacudindo, entre outros hábitos.

A síndrome na maioria das vezes surge na infância e tem seu pico de desenvolvimento na adolescência. A doença atinge uma a cada 2 mil pessoas, prejudicando a qualidade e o desenvolvimento da vida adulta desses pacientes.

O novo tratamento ensina os pacientes a mudar o comportamento com relação aos tiques. Eles aprendem a respirar pausadamente, a controlar os movimentos do corpo, incluindo mãos e cabeças, além de receberem orientações sobre situações que podem aumentar a incidência dos tiques.

Os pesquisadores acreditam que com a utilização dessa nova terapia auxiliada aos medicamentos os pacientes terão mais sucesso no tratamento contra os tiques, melhorando a sua qualidade de vida e a socialização.

Por Tamires Causin

FONTE:
http://redeficiente.com.br/noticias/550-noticia-estudo-descobre-nova-terapia-para-tratar-a-sindrome-de-tourette

Nenhum comentário:

Postar um comentário