quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Escola e dificuldades

                  " Todas as crianças querem ter sucesso"



Quando se percebe que algo não vai bem com o rendimento escolar, a solução , segundo estudos de Amélia Martins , especialista, com doutorado em psicopedagogia especial, numa reportagem para o Correio da Manhã, é uma intervenção precoce e uma supervisão do trabalho realizado no apoio ao aluno com dificuldades na escola, isto faz reduzir o insucesso escolar.

Segundo Amélia ,  os professores são comunicados tardiamente sobre as dificuldades . A  supervisão deve ser imediata , com orientação prévia , podendo  assim encontrar espaços adequados para um trabalho contextualizado para a criança.

Os pais devem procurar apoio assim que perceber alguma difuculdade .

Ansiedade e depressão , perturbação do sono, perda de apetite, desmotivação e problemas comportamentais , podem surgir com o insucesso escolar.

" Nunca Rotular a criança de desinteressada e preguiçosa ."

E foi baseada em pensamentos como estes , que assim que percebemos as dificuldades trazida pela Tourette um pisca alerta apareceu, foi muito difícil descobrir o que estava acontecedo . A literatura não foi clara: letra ilegível, problemas visuo-motor, dificuldades com interpretação de texto, dificuldades em matemática. Foi com essa visão de detectar o problema , que modificamos tudo, infelizmente não foi imediato . e não tínhamos material para fornecer aos professores.

Foi muito difícil, mas com problema detectado, família envolvida , escola parceira (profissionais maravilhosos que conheci) , PAIE, psicóloga, psiquiatra, Kit para escola distribuido para cada professor,  presença incansável minha na escola, explicando, lutando por alternativas e o resultado hoje: letra legível, notas excelentes com muita luta, muito estudo , copiando do quadro- negro...
o que quero passar é que precisa existir o conhecimento da escola e dos professores não apenas sobre o ter a síndrome , mas como lidar com a síndrome . Essa parceria escola e fámília tem de ser inseparável.

Claro que nada funcionaria sem o medicamento correto, na dose correta, no horário correto. Este ponto é essencial.

E ainda a plena consciência do portador de que tem a Tourette  e que a Tourette não o tem , não é viver em função da síndrome, não é ressaltar esta síndrome, não , não é isto, o que é importante é a conscientização de tenho a síndrome , tenho desafios a superar.

Fonte:www.cmjornal.xl.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário