quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ansiedade e Medo

              Ansiedade e Medo



Por Teomirtes Leitão

                  (psicóloga)



A ansiedade e o medo, são hoje um dos principais problemas psicológico da nossa vida, e surge com um grande sentimento de insegurança, sem uma razão real.

Todos nós podemos sentir ansiedade em determinados momentos da vida, sem que isso venha a nos atrapalhar ou  causar limitações.

Existem contudo diferentes graus de ansiedade. Quando a ansiedade vem acompanhada por sentimentos de medo, inquietação, sensação de perigo iminente ( medo de insucesso, inquietação, medo de perder o auto controle, ficar mentalmente desestabilizado) e essas sensações são acompanhadas por algumas manifestações físicas, tais como: secura na boca, palpitações, pulso acelerado, transpiração , pressão torácica e vertigens, estamos diante de um quadro de angústia.

De início a ansiedade é uma reação normal, um sinal de nosso organismo diante de certos acontecimentos da vida cotidiana, que serve de estímulo para o enfrentamento das situações adversas.

 Quando essas situações adversas geram uma ansiedade sem controle, SD tornando aguda, já estamos no estágio da angústia.

 Levando em conta que os sintomas da Síndrome de Tourette , e o desconhecimento por parte das pessoas de forma geral,  olham com curiosidade, riem,ou excluem a pessoa por achar esquisita ,etc ...

 Essa situação pode levar a pessoa com ST ou familiares a desenvolverem quadros de ansiedade em público e nos casos agudos à angústia, por conta de viverem a ansiedade de forma contínua, e, com a angústia, acabam por apresentarem dificuldades pessoais e de inserção na sociedade.

 Dessa forma, os conflitos internos vão formando um panorama desagradável no dominio afetivo, fragilizando emocionalmente, podendo levar a um estado de angústia frequente.

Se não houver uma intervenção para aliviar essa angústia, e com intervenção quero dizer: apoio psicológico e/ou psiquiátrico  familiar, podem levar a um sofrimento psíquico contínuo, gerando fobias, pânico, depressão, mudanças de humor, agressividade, isolamento e depressão.

 A Síndrome de Tourrete , já tem suas "dores", e não podemos acrescentar a elas as dores psíquicas, que engessam a vida .

Termino com um apelo aos pais , familiares, amigos, educadores e aos que tem Síndrome de Tourrete, que não minimizem dor psíquica. Ao primeiro sintoma, procurem ajuda especializada de psicólogos e psiquiatras, e que busquem profissionais que conheçam a ST, e que sejam profissionais competentes e humanos.

Teomirtes Leitão

23 comentários:

  1. Daniela, acabo de ver a reportagem do Mais Você e saber que vocês são daqui de Maceió me deixou aliviada. Não encontrei nenhum especialista aqui e gostaria de saber informações sobre o médico de Minas que ajudou vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não expliquei direito. Noto sintomas do transtorno na minha filha, de 10 anos.

      Excluir
    2. Andrea Porfirio, tem uma especialista em Maceió sim, que trata do meu filho, foi quem conseguiu controlar seus tiques , e ela tem um coração de ouro , é dra. Fabiana Theotonio - Psiquiatra atende na clinica são Lucas , mas vc pode me adicionar no face Daniela Torres , que te passo o n. do consultorio

      Excluir
  2. Eu sofro desse mal e sei a dor do seu filho. Isso horrivel e o meu é ainda pior porque se eu ver uma pessoa sofrendo desse mal o meu corpo sozinho repete. Isso e muio frustante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley , temos um grupo no face onde trocamos experiência , ajuda , e conforto para familiares e pacientes , se estiver interessado , será um prazer!!! o nome do grupo é Síndrome de Tourette , Toc e TDAH

      Excluir
  3. Eu sofro desse mal e sei a dor do seu filho. Isso horrivel e o meu é ainda pior porque se eu ver uma pessoa sofrendo desse mal o meu corpo sozinho repete. Isso e muio frustante.

    ResponderExcluir
  4. Oi vi tbm a reportagem no Mais Voce e gostaria de saber se vc tem facebook meu mome é manuela vasconcellos, meu filho tem esses ticks ou a sindrome, quero me aprofundar mais no assunto. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, temos um grupo no face , onde podemos conversar : Sindrome de Tourette, toc e tdah , será um prazer conversarmos

      Excluir
  5. Queria demonstrar minha compaixão pela sua causa.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  6. Oi daniela acabo de ver a reportagem como seu filho descreveu só a Oração tem uma eficacia em tudo isso é a colocar a Fé em pratica exercer ele crer que Jesus tem a solução para esse problema. Uma coisa que você deve mudar a frase é que a tourret não faz parte do seu filho da sua familia. Muitos falam que algumas doenças não tem cura mas tem sim so depende de da nossa Fé e crer que Jesus pode curar todas as doenças ele veio para isso para curar e libertar é crer. No nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  7. Enfim encontrei o diagnóstico correto que busco há mais de 20 anos. Parece mentira, mas mesmo envolvida com a psicanálise e psicanalistas, o diagnóstico sempre foi falho. Graças a Deus e a esta reportagem no MAIS VOCÊ, cheguei a conclusão mais concreta e sei que agora vamos encontrar, meu filho e eu, uma solução para mais este problema. Quero agradecer a vc, proprietária de blog e a Deus por ser de minha terra, sei que muito me ajudarão nesse caminho, Deus abençoe a todos.

    Vania Viana
    avozamada@gmail.com

    FACE BOOK
    https://www.facebook.com/vania.viana.3591

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia que bom que somos do mesmo Estado, vamos sim . Olha nós temos uma excelente psiquiatra em nossa terra que trata de Tourette, que cuida do meu filho dra. Fabiana Theotonio. . Temos um grupo no face: síndrome de tourette, toc e tdah e como somos da mesma cidade podemos nos emcontrar e conversar, vai ser um enorme prazer.

      Excluir
  8. Meus parabéns pela entrevista! Parabéns ao seu filho tb, um lutador! Meu filho tb é portador desta síndrome, é uma luta constante todos os dias! Eu envie à rede globo uma sugestão para que falassem sobre a síndrome e os tiques, por coincidência ou não, se bem que eu acredito que nada é por acaso, eles realizaram meu pedido.
    Fica com Deus! Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide , nossos filhos são heróis , e são fores, né!!!! Convido vc a participar de um grupo no face que temos de familiares e pacientes: Sindrome de Tourette, toc e tdah , vamos adorar trocar experiências com vcs
      Um abraço

      Excluir
  9. Oi Daniela! Vi hj sua entrevista para o Mais você. Tenho um filho de 12 anos q foi diagnosticado com essa síndrome. Sou de Minas Gerais e gostaria de saber o médico q tratou seu filho aqui. Desde já te agradeço por tudo. Abraço!
    teresaraquelqueiroz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa , quem tratou meu filho em Minas foi Dr. Francisco Cardoso neuro em BH , hoje é dra Fabiana TheoTônio em Maceió.

      Excluir
  10. BOA TARDE DANIELA ONTEM EU VI A REPORTAGEM MEU FILHO TEM 11 ANOS DE IDADE FAÇO TRATAMENTO NELE DESDE OS 3 ANOS DE IDADE SEM MUITO SUCESSO HJ ELE TOMA RITALINA DE 20 MG LA ELE SOFRE MUITO COM ISSO ESSES DIAS DEU UMA CRISE DE CHORO E ELE DISSE ASSIM EU REZO TODOS OS DIA PARA QUE MINHA CABEÇA MELHORA DOI MUITO EU NAO TENHO AMIGOS NA ESCOLA E EU CHOREI MUITO COM ELE E DEPOIS DESSA REPOSTAGEM EU VOU LEVAR PARA A MEDICA BJOSSSSSSS E MUITO OBRIGADA ....kellenbelentani@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Kellen, leve sim, investigue, procure, não desista !!!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite daniela eu gostaria de saber o nome do outro medicamento sei que um e ritalina pois eu vou comenta com a dra. Leticia esta semana

    ResponderExcluir
  13. Boa noite daniela eu gostaria de saber o nome do outro medicamento sei que um e ritalina pois eu vou comenta com a dra. Leticia esta semana

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Daniela! Quando vc levou seu filho ao Dr. francisco Cardoso ele era criança? Pq liguei no consultório e a secretária disse que ele não atende criança. Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir