Quando temos que lidar com alguma sídrome, transtorno , doença ou deficiência de um filho, nós, pais, devemos prestar bastante atenção em outra pessoa , tão importante quanto este filho, o irmão.(nossos outros filhos)
Às vezes, por dedicarmos tanto tempo ou atenção para algum filho, o irmão , não recebe (em alguns casos) a atenção correta dos pais, podendo gerar sentimentos negativos pelo irmão portador.
Entre irmãos, podemos considerar os sentimentos de ciúme e inveja como naturais.
A psicóloga Marina Almeida, fundadora do Instituto de Inclusão Brasil, em São Vicente ,SP, diz que: "É um processo natural em qualquer relação fraterna , que pode ser acentuado em caso de superproteção "de uma das partes.
Devemos dividir nosso amor por igual e saber escutar cada filho independente do problema que tenham. Somos responsáveis , na condição de pais, por esse amor entre irmãos. A ajuda de um irmão para o outro não deve ser um peso e sim um prazer nascido da experiência do lar. Não podemas criar o sentimento: "meu irmão com algum problema rouba meu espaço, ou o contrário, meu irmão sem nenhum problema é mais amado e admirado do que eu".
Lembro de minha infância com meu único irmão , uma vez brigando com ele, joguei algo nele e machuquei sua cabeça, eu chora e me arrependia com medo de ter machucado meu irmão. Sempre foi mas responsável do que eu, mas estudioso do que eu. Mas meus pais nunca fizeram essa separação.
Concluo que os pais tem a maior parcela no cuidado, afinal irmãos devem ter relacionamento de irmãos : brigas, brincadeiras , companheirismo,competição , vínculos , laços...
Tenho dois filhos, Léo e Dan, um com Tourette e o outro não, amo-os igualmente, defendo-os igualmente, respeito a necessidade de cada um e confesso não é fácil, nosso instinto de "pais" é superproteger , então me policio sempre.
Se queremos inclusão no mundo, devemos começar dentro do nosso lar.
Daniela torres
sexta-feira, 30 de março de 2012
A valorização da linguagem não-verbal pelos professores
Sempre entendi que todo professor em sala de aula deve ter um pouco de " psicólogo". E quando li a reportagem da Folha Dirigida, caderno de educação com João Oliveira , psicólogo e educador, então tive certeza.
João Oliveira , além de psicólogo e educador , escreveu o livro " Saiba quem está à sua frente - análise comportamental pelas expressões faciais e corporais". Neste livro , ele aborda a necessidade de se observar a linguagem não-verbal, os gestos que o aluno faz em sala de aula.
Segundo João Oliveira, isto permite saber se um aluno está sofrendo Bullying e quem é seu agressor. Por exemplo: o corpo demonstra a tristeza que sente quando sofre bullying, e o agressor mostra nos olhos o controle e a agressividade.
Com um olhar mais atento , o professor em sala de aula, pode perceber quem não está atento, quem não aprendeu o conteúdo, pelas mensagens que o corpo e o rosto podem passar.
Esta entrevista é um alerta para as mensagens não - verbais dos alunos em sala de aula.
Infelizmente , João Oliveira afirma que essa linguagem , não é tão valorizada quanto a verbal. Na maioria das vezes , os professores necessitam de palavras para entender o que acontece.
Por fim , João Oliveira ressalta o amor pela profissão. Professores devem amar o que fazem , para "tocar a alma do aluno" e principalmente evitar que uma semente boa , por falta de apoio no momento certo , se perca.
Fonte : Folha Dirigida em 29/03/2012 caderno de Educação
João Oliveira , além de psicólogo e educador , escreveu o livro " Saiba quem está à sua frente - análise comportamental pelas expressões faciais e corporais". Neste livro , ele aborda a necessidade de se observar a linguagem não-verbal, os gestos que o aluno faz em sala de aula.
Segundo João Oliveira, isto permite saber se um aluno está sofrendo Bullying e quem é seu agressor. Por exemplo: o corpo demonstra a tristeza que sente quando sofre bullying, e o agressor mostra nos olhos o controle e a agressividade.
Com um olhar mais atento , o professor em sala de aula, pode perceber quem não está atento, quem não aprendeu o conteúdo, pelas mensagens que o corpo e o rosto podem passar.
Esta entrevista é um alerta para as mensagens não - verbais dos alunos em sala de aula.
Infelizmente , João Oliveira afirma que essa linguagem , não é tão valorizada quanto a verbal. Na maioria das vezes , os professores necessitam de palavras para entender o que acontece.
Por fim , João Oliveira ressalta o amor pela profissão. Professores devem amar o que fazem , para "tocar a alma do aluno" e principalmente evitar que uma semente boa , por falta de apoio no momento certo , se perca.
Fonte : Folha Dirigida em 29/03/2012 caderno de Educação
quinta-feira, 29 de março de 2012
Mensagem
"Se algum dia o seu único abrigo estiver
em chamas, esse pode ser o sinal
de fumaça que fará chegar até você
a Graça Divina"
em chamas, esse pode ser o sinal
de fumaça que fará chegar até você
a Graça Divina"
Essa história ,eu quero dividir com vocês, recebi por e mail hoje e achei muito boa!!!!
Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano. Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada. Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço conseguiu construir uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha. Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos: "Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?" Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo: "Vamos rapaz?" Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo: "Vamos rapaz, nós viemos te buscar" "Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?" "Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante." MORAL DA HISTÓRIA É comum nos sentirmos desencorajados e até mesmo desesperados quando as coisas vão mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento. Lembrem-se: Se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a Graça Divina. Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva. (autor desconhecido) |
Quando os tiques aparecem...
Segundo o livro Tiques , Cacoetes e Síndrome de Tourette, de Ana Hounie e Eurípedes Miguel , quando um paciente apresenta tiques pela primeira vez, deve ser avaliado do ponto de vista médico para que sejam descartadas outras patologias neurológicas semelhantes a Tourette.
Os médicos recomendados para esta avaliação é o psiquiatra ou neurologista.
Quando o diagnóstico é Síndrome de Tourette, principalmente em crianças com TDAH e com problemas escolares, é possível fazer uma avaliação neuropsicológica para avaliar que área cognitiva foi mais afetada e precisa de reabilitação.
Os exames laboratoriais, de neuroimagem, cognitivos ou genéticos não diagnosticam a síndrome ,mas, ajudam no planejamento do tratamento.
Fonte: Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette (Ana Hounie e Eurípedes Miguel)
Os médicos recomendados para esta avaliação é o psiquiatra ou neurologista.
Quando o diagnóstico é Síndrome de Tourette, principalmente em crianças com TDAH e com problemas escolares, é possível fazer uma avaliação neuropsicológica para avaliar que área cognitiva foi mais afetada e precisa de reabilitação.
Os exames laboratoriais, de neuroimagem, cognitivos ou genéticos não diagnosticam a síndrome ,mas, ajudam no planejamento do tratamento.
Fonte: Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette (Ana Hounie e Eurípedes Miguel)
domingo, 25 de março de 2012
Encontro de pais e portadores de Tourette em Portugal
No dia 14 de Abril , às 14:30, será realizado o 3.º Encontro de Pais de Crianças e Jovens com Sìndrome de Tourette no CADIN, na Malveira,Portugal.
Estes encontros têm como objetivo principal a criação da Associação Portuguesa de Síndrome de Tourette.
Para obter mais informação sobre o Encontro, por favor, contatar Andreia Salvado (andreiaduque@iol.pt) ou o Cadin. Por favor compartilhe esta informação.
Os PAIS TOURETTE agradecem!!!!!!
Estes encontros têm como objetivo principal a criação da Associação Portuguesa de Síndrome de Tourette.
Para obter mais informação sobre o Encontro, por favor, contatar Andreia Salvado (andreiaduque@iol.pt) ou o Cadin. Por favor compartilhe esta informação.
Os PAIS TOURETTE agradecem!!!!!!
sábado, 24 de março de 2012
Dia Mundial do Autismo: 02 de abril
O dia mundial do Autismo foi criado pela ONU(Organização das Nações Unidas) para conscientizar o mundo sobre este transtorno. O dia 02 de abril foi o dia escolhido e nesta data, alguns monumentos ao redor do mundo estará iluminado de azul. (cor símbolo do autismo)
Autismo é um distúrbio de desemvolvimento complexo, com vários graus de severidade, incluindo déficits qualitativos na interação social e na comunicação , comportamentos repetitivos e poucos interesses e atividades. Por causa da variabilidade de grau de habilidades sociais é mais apropriado chamar de TEA ( Transtorno de Espectro Autista )
fonte : revista Psique
Autismo é um distúrbio de desemvolvimento complexo, com vários graus de severidade, incluindo déficits qualitativos na interação social e na comunicação , comportamentos repetitivos e poucos interesses e atividades. Por causa da variabilidade de grau de habilidades sociais é mais apropriado chamar de TEA ( Transtorno de Espectro Autista )
fonte : revista Psique
A importância de pensar positivo
Pensar positivo diminue a ansiedade, evita o estresse e nos afasta de sentimentos ruins. Uma universidade da Califórnia fez um estudo incluindo crianças de até cinco anos e mostrou a influência dos pais no otimismo das crianças: é determinante. Pais positivos ,crianças positivas.
Os pesquisadores concluiram então, que os pais devem ensinar aos filhos a terem atitudes positivas para enfrentar as situações difíceis.
Fonte: revista Psique
Os pesquisadores concluiram então, que os pais devem ensinar aos filhos a terem atitudes positivas para enfrentar as situações difíceis.
Fonte: revista Psique
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