terça-feira, 30 de abril de 2013

“Tá se sentindo sozinho?
Besteira!
Tem tanta gente que você afastou
com o seu "período de isolamento",
tem tanta gente esperando apenas um
sorriso teu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza nem
nós mesmos nos suportamos.
Ficamos horríveis.
O mau humor vai comendo nosso fígado,
até a boca ficar amarga.
Recomeçar!
Hoje é um bom dia para começar
novos desafios.”

                    Drummond

Síndrome de Tourette precisa está presente nos Congressos Brasileiros de Medicina

 

Nossa luta começa aqui!!!!

Escolheram o mês de maio mundialmente para a divulgação da síndrome de Tourette e eu estava pensando o que fazer para melhorar o conhecimento sobre a síndrome.

Divulgar , divulgar e divulgar, continua sendo a melhor maneira de diminuir o preconceito que maltrata .

Mas conversando com tantos pais e pacientes, descobri que além da falta de conhecimento por parte da população em geral, uma área mais restrita e de maior necessidade para os pacientes também precisa ser atingida : os cursos, os congressos, os ciclos de palestras para médicos.

Nosso país é imenso e precisamos que sejam divulgados os tratamentos, os métodos, os medicamentos. Precisamos que a síndrome de Tourette seja discutida entre estes profissionais da saúde, principalmente psiquiatras e neurologistas.

Existem em nosso país, estudiosos, que se dedicam dia e noite a síndrome, que podem apresentar seus projetos suas experiências em congressos .

Precisamos nos mobilizar e pedir as associações, a inclusão deste tema nos congressos brasileiros de medicicina , principalmente de psiquiatria e neurologia.

Este assunto incluso depende a qualidade de vida de nossos portadores.

DT

Reunião da ASTOC-Pe

 

 

 

Reunião da ASTOC-PE será na próxima sexta-feira, 03/05/2013, a partir das 17h30min, no auditório do 1o andar na ala de psiquiatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz - HUOC.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

 

filhos

aplaudo

fonte:Amor supera deficiências

“Estamos criando uma geração de pequenos tiranos. Os alunos vão à escola para ba...rbarizar. Para criar confusão, filmar e colocar na internet. Dar limites ao filho também é um ato de amor.” Ana Beatriz Barbosa Silva - Programa Mais Você sobre violência escolar.

 Mensagem do Thiago Riveiro, pesquisador da área de neuropsicologia e videogames:


"Olá pessoal! Trabalho em um projeto de criação de games que pretende mudar a forma em que games para saúde são feitos. Ao invés de simplesmente implementar componentes de reabilitação cognitiva dentro de um jogo, fazemos o game com diversão como foco, e reabilitação cognitiva como um meio para um fim.
Nossos jogos poderão auxiliar diversas pessoas com transtornos do desenvolvimento, principalmente Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Atualmente somos um pequeno grupo de três pessoas (um programador somente).... Nosso projeto de pesquisa já venceu o quarto lugar em um concurso nos EUA, onde elegeram os projetos de pesquisa mais inovadores do meio acadêmico.
Infelizmente é tremendamente difícil conseguir financiamento, ajuda, e qualquer outra coisa para nossos projetos aqui no Brasil. Somos estudiosos de games e cognição, e cientistas. Interessante notar o quão pouco recompensador isso pode ser às vezes.
A coisa boa é que fomos nomeados para participar do Indie Crash, um concurso para desenvolvedores independentes, em que os vencedores terão os holofotes neles durante a E3, isso mesmo, a E3 (que é simplesmente a maior feira de games do mundo).
Mas para chegar lá, precisamos de votos. http://indiescrashe3.com/nomination/7092D47E-7025-95BE-8227-353C1DCB1907
Uma simples publicação no Facebook, ou no Twitter pedindo para que votem em nosso projeto seria de grande ajuda. Qualquer voto da parte de vocês seria de grande ajuda. Qualquer coisa que ajude fazer um belo e inovador projeto científico ir para frente! Ao que vi, somos um único projeto brasileiro até então
Contamos com a ajuda de vocês! "Ver mais

CLIQUE AQUI PARA VER O TEXTO, LINKS DE ACESSO AO VÍDEO E EMAILS DOS DEPUTADOS DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO: http://www.tdah.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=225%3Alegislação&Itemid=136&lang=br

De: Associação Brasileira do Déficit de atenção

 

http://www.youtube.com/watch?v=tVegkP61P2g

Síndrome de Tourette (en niños)

www.youtube.com

- El SINDROME DE TOURETTE es un TRASTORNO NEUROLÓGICO caracterizado por movimientos repetitivos, estereotipados e involuntarios y la emisión de sonidos vocais

 

 

Ser diferente é normal!!!! Gilberto Gil e Preta Gil

 

 

Ser Diferente é Normal - Gilberto Gil e Preta Gil

Fonte: www.youtube.com

A campanha ser Diferente é Normal é uma iniciativa do Instituito Metasocial para promover a

domingo, 28 de abril de 2013

Adoraria ler este livro:

 

Ticked: A Medical Miracle, a Friendship, and the Weird World of Tourette Syndrome”

por James A. Fussell,um reporter do The Kansas City Star, e Jeffrey P. Matovic of Cleveland. O livro foi publicado by Chicago Review Press.

 

"Ticked" conta a história verídica de um milagre médico e como duas pessoas com síndrome de Tourette mudou a vida de cada um.

Em 2004, Matovic se tornou a primeira pessoa com síndrome de Tourette ter uma operação chamada estimulação cerebral profunda, que controlou com sucesso todos os seus tiques neurológicos.

De Matovic inspirou Fussell, que tem a mesma condição, para recuperar a esperança.

Matovic apareceu no "The Oprah Winfrey Show", que Fussell soube ao entrevistar Oprah em Kansas City, em 2004.

Depois Fussell voou para Cleveland para atender Matovic, eles começaram a escrever este livro, se tornaram melhores amigos e ajudaram .

Esta é uma história de amor, dor, humor, tristeza, amizade, família e milagres. Mas, principalmente, é uma história de esperança para quem já sentiu vontade de desistir diante de dificuldades insuperáveis.

Fonte:

http://www.kansascity.com/2013/04/27/4206014/an-unshakable-urge-to-heal.html#storylink=cpy

Sintoma, Síndrome ou transtorno

 

 

*Sintoma: “singularidade”.  Quando existe um transtorno físico ou psiquico , como por exemplo: apetite reduzido, muito sono.

 

*Síndrome: “Confluência”. Vários sintomas juntos.

 

*Transtorno:Uso do termo surgiu para evitar terminologias estigmatizadas como doenças ou loucura . Para diagnóstico são considerados, além da síndrome , também duração, intensidade e consequências sociais do problema.

 

Fonte : Revista Mente Cérebro n. 240

 

Compartilhando:

Atenção à Saúde Mental de Crianças Precisa Ser Melhorada, Segundo Especialista

São Paulo - O atendimento em saúde mental em todo o mundo está aquém do desejável. E, mesmo em países com muitos recursos, como os Estados Unidos, ainda há várias barreiras – como o estigma social dos transtornos mentais e a falta de informação sobre a existência de tratamento – para possibilitar o acesso, principalmente de crianças, aos serviços de apoio psicológico.

A avaliação foi feita por Cristiane Seixas Duarte, professora do Departamento de Psiquiatria Infanto-Juvenil da Columbia University, nos Estados Unidos, durante conferência proferida na São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders (Y Mind) sobre o contexto e o desenvolvimento da psicopatologia (estudo dos estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental) de crianças.

Promovida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, e o King’s College, da Inglaterra, o evento, realizado no âmbito do Programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), da Fapesp, ocorreu entre 25 e 29 de março no campus da Unifesp, em São Paulo.

Radicada nos Estados Unidos há 13 anos, Duarte, que fez mestrado e doutorado com Bolsa da Fapesp, participa de um estudo iniciado logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, com o objetivo de avaliar os impactos psicológicos de um evento traumático dessa magnitude em crianças.

A pesquisadora destaca, em entrevista à Agência Fapesp, a necessidade de centrar o foco em ações de prevenção e atendimento à saúde mental de crianças e jovens. Mais de 75% dos transtornos mentais surgem na infância e na adolescência e, quanto mais cedo diagnosticado o risco ou o surgimento de um problema de saúde mental, maiores as chances de evitar sua progressão.

– Os países em desenvolvimento apresentam maior prevalência de transtornos mentais?

Cristiane Seixas Duarte – O que verificamos – e isso ainda não está claro, porque não há estudo que tenha usado uma mesma metodologia para fazer essa comparação e os dados sobre número de pessoas com transtornos mentais em países como o Brasil são recentes – é que os países em desenvolvimento tendem a ter uma taxa maior de distúrbios mentais do que as nações desenvolvidas.

Uma das hipóteses para explicar isso, que ainda não foi testada, é que os países em desenvolvimento apresentam maior prevalência de fatores de risco para o surgimento de transtornos mentais, como a violência. O atendimento à saúde mental, no entanto, está aquém do que seria desejável tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos.

Fonte: Revista Exame

Fonte: http://noticias.psicologado.com/saude/atencao-a-saude-mental-de-criancas-precisa-ser-melhorada-segundo-especialista#ixzz2RnsvbZhL

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O que você faz para acalmar seus tiques?

Compartilhe sua experiência conosco!!!!!!!

 

“Nós não podemos curar a Tourette, mas juntos podemos achar a cura para a ignorância”

TDAH em adultos?

Maravilha de reportagem:

 

 

TDAH em adultos

por Clube da Saúde (Notas) em Quarta, 10 de outubro de 2012 às 06:29

 

Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) não é só para crianças. Na verdade, o TDAH em adultos é mais comum do que você pensa. E pode se manifestar em relacionamentos, casamento, trabalhos e atividades diárias, apesar de muitos adultos nem sequer percebem que têm esse Transtorno. 

"Oh, eu sou apenas desorganizado", "eu só estou facilmente distraídos", "ou minha menteesta tão ausente" são muitas vezes desculpas para aqueles que realmente podem ser um adultoTDAH . 

Como você pode saber se você tem TDAH? Nós conversamos com  Susan Krauss Whitborne , professor de psicologia na Universidade de Massachusetts e autor de Abnormal Psychology, Perspectivas clínicos sobre transtornos psicológicos que estudou e escreveu sobre o TDAH em adultos. Dê uma olhada nestes sintomas e veja se você pode se relacionar.

Primeiro, o que exatamente é TDAH?

O TDAH é um Transtorno de comportamento que envolve problemas com hiperatividade desatenção e impulsividade. Para receber o diagnóstico de TDAH, o indivíduo deve mostrar seis ou mais sintomas que incluem uma combinação de desatenção e hiperatividade. Estes comportamentos devem estar presentes durante pelo menos seis meses a um grau que é mal adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento da pessoa. Além disso, alguns sintomas devem estar presentes antes da idade de sete anos, os sintomas devem causar prejuízo em duas ou mais configurações (como escola e família), deve haver evidência clara de prejuízo significativo no funcionamento diário, e os sintomas não deve ser melhor explicada por um outro transtorno.

Nós ouvimos muito sobre as crianças que supostamente têm TDAH, mas sobre os adultos como é comum isso?

Pesquisadores estimam a prevalência média de TDAH nas crianças todo o mundo a 5,29%, mas os intervalos de taxas de TDAH prevalência variam muito de país e região do mundo. Estas variações de prevalência de largura nos mostram que pesquisadores e clínicos ainda não chegaram a uma visão consistente dos sintomas nucleares do TDAH. Talvez até 4% dos adultos americanos  reúnem os critérios de diagnóstico para esta doença, com números quase iguais de homens e mulheres que têm essa condição.

Crianças não podem superá-lo no momento em que se tornar um adulto?

Crianças TDAH podem enfrentar muitos desafios, incluindo notas mais baixas, problemas de disciplina, e colocação em classes de educação especial. Como eles atingem a idade adulta precoce, eles são mais propensos a desenvolver transtornos de abuso de substâncias. Pessoas com TDAH continuam a apresentar sintomas durante a adolescência e idade adulta, mas seus sintomas podem mudar em que a hiperatividade é tão evidente que durante anos da infância pré-escolar e tem declínios na adolescência. Mesmo assim, os problemas de atenção permanecem, e como adultos, eles têm dificuldade em organizar e planejar os seus pensamentos e ações.

Quais são alguns dos sinais mais comuns / sintomas de TDAH adulto?

Adultos com TDAH são menos propensos a demonstrar hiperatividade e impulsividade, e são mais propensos a continuar a ter sintomas de desatenção. Seus sintomas ajustam a imagem de acordo com déficits no funcionamento executivo, o que significa que eles são mais propensos a ter dificuldade para organizar tarefas, cometer erros descuidados, perder as coisas, e executar tarefas que envolvem atividades de priorizar com base em importância. Considerando que as crianças podem apresentar maior evidência de inquietude e impulsividade, adulto TDAH envolve dificuldades em manter o foco de atenção. Na sua vida quotidiana, em seguida, os adultos com TDAH têm problemas para elaboração de rotinas, são por acaso na sua gestão de tempo e dinheiro, e é difícil para completar o trabalho acadêmico ou acompanhar, através de tarefas de trabalho.

Como pode o TDAH afeta alguém na carreira, casamento e / ou paternidade?

Adultos com TDAH costumam ter sérios problemas no relacionamento, se a relação é com um parceiro íntimo, um colega de trabalho, um conhecido, ou até mesmo um desconhecido. Porque eles estão sempre em busca de estímulo, eles podem fazê-lo por provocar conflito em suas interações com os outros por argumentos iniciais, recusando-se a acabar com argumentos, ou insistindo que eles têm a última palavra. Eles tendem a ser muito tensos, o que é evidente em suas tendências hipersensíveis e reações exageradas, expressa, por vezes, em explosões e mau humor intenso. Seus parceiros íntimos tornam-se exasperado com sua impulsividade, propensão para o excesso de compromisso, tomada de decisão pobre e gestão inepta de dinheiro. Conflitos e argumentos surgem devido aos sintomas do indivíduo afetado de desorganização, esquecimento, atraso crônico,"bater na mesma tecla" (Repetir insistentemente uma ideia)e outros itens importantes, e falta de responsabilidades em  geral. Adultos com TDAH também estão em maior risco de se engajar em comportamentos desviantes ou anti-sociais se apresentam deficiências nos tipos de tarefas envolvidas na realização das atividades da vida diária, tais como gestão de tempo, gestão do dinheiro, auto-disciplina, auto-motivação e distração .

Quais são os tratamentos mais eficazes naturais para adultos que sofrem com isso?

Em vez de "tratamentos naturais", os psicólogos recomendam psicoterapia psicoeducação, comportamental e de gestão da formação, aconselhamento (civil e carreira), coaching, assistentes digitais pessoais, acomodações na escola e no trabalho, e de advocacia em que o indivíduo permite que os outros sabem sobre sua condição. Esta abordagem múltipla é mais adequado para os adolescentes e adultos que pode tomar mais responsabilidade gerencial para suas vidas.

Referencia: http://blisstree.com/feel/what-is-adult-adhd-490/#ixzz28rlpbFwh

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como enfrentar a Tourette publicamente: explicando!!!!

Gente, recebi um enorme presente, e uma lição de vida ao mesmo tempo. Isso nos ensina a enfrentar nossos problemas, nossos medos, nossas diferenças… Estou muito orgulhosa por compartilhar comigo e com o blog  esse presente!!!!!!!!!!!!!!

Amiga DANI

Final de semana liiiiiiindo

Fomos para o aniversário de 15 anos da prima do meu pequeno ,na hora de parabenizar a prima ,ele pegou o microfone do DJ. deu os parabéns e cantou um trecho da música:” Eu tenho tanto pra te falar,mais com palavras não sei dizer, como é grande o meu amor por você”…

Disse que a música é dele e da mãe, mais que naquele momento ia dedicar para a aniversariante, que é muito especial para ele,  ressaltou ainda, que não só ela mais que todas as primas eram especiais.

Finalizou nos proporcionando um momento emocionante dizendo: _ Há!!!!! Se vocês me virem  fazendo assim ( e fez o gesto do pescoço da ST ) não achem que sou estranho, o nome desse gesto é Síndrome de Tourette, é um gesto involuntário, não é porque eu quero e sim porque dar a vontade e eu tenho que fazer. Mais minha mãe conhece um médico muito bom e sabe falar sobre isso. E me chamou. Foi mais ou menos assim amiga.

Peguei o microfone e disse:_ Esse momento é de Belinha(Prima) SOM na caixa DJ.

Um momento mais que especial, fiquei feliz, muito feliz!!!! Todos vinham me perguntar se aquele era meu filho e deram parabéns e muitos beijos nele. Percebi que apesar de tantas mudanças na vida do meu pequeno, ele está conseguindo continuar de forma linda, fortalecido.

Como mãe isso me fortalece e me faz entender que nossos filhos vão conseguir conquistar seus sonhos e fazer o vôo das ÁGUIAS.

Depois de tudo, ele dançou muito, muito, muito! E eu vi aquele meu filhote que eu tanto me perguntava: Onde está o meu filho que outrora era tão FELIZ?  Ele sempre esteve pertinho de mim.

Obrigada pelo carinho, Obrigada por me ensinar a cuidar do meu pequeno, obrigada por me ouvir tantas vezes, obrigada por me orientar de forma tão precisa nos momentos de total desespero. Enfim DANI, sem palavras pra agradecer a você! que nos aceitou como amigos. Esse momento lindo, quero dedicar a VOCÊ.

Por Edileuza (mãe da Tourette)

Linda Poesia!!!!!

 

“Às vezes é mais fácil reclamar da sorte
Do que na adversidade ser mais forte
Querer subir sem batalhar
Pedir carinho sem se dar, sem olhar do lado
... Já Imaginou de onde vem a luz de um cego
Já cogitou descer de cima do seu ego
Tem tanta gente por aí na exclusão
E ainda sorri, tenho me perguntado
Pra ser feliz
Do que é que o ser humano necessita
O que é que faz a vida ser bonita
A resposta onde é que está escrita
Pra ser feliz
O quanto de dinheiro eu preciso
Como é que se conquista o paraíso
Quanto custa pro verdadeiro sorriso
Brotar do coração
Talvez a chave seja a simplicidade
Talvez prestar mais atenção na realidade
Porque não ver como lição
O exemplo de superação de tantas pessoas
O tudo às vezes se confunde com o nada
No sobe e desce da misteriosa escada
E não tem como calcular
Não é possível planejar
Não é estratégico.

#DANIEL

terça-feira, 23 de abril de 2013

Tic-Toc Tourette Honduras

“Es importante que en las escuelas se este dando capacitacion a sus maestros sobre como manejar niños que requieren ayuda extra. Enfocandose en cuidar el autoestima de estos! “

“É importante que nas escolas estejam dando formação para professores sobre como lidar com crianças que necessitam de ajuda extra. Com foco em cuidados com a auto-estima destes!”

 

 

Giba

quinta-feira, 11 de abril de 2013

“Síndrome de Tourette é uma doença que afeta mais os homens do que as mulheres e é comumente caracterizada por tiques faciais, movimentos corpo involuntário, e até mesmo proferir palavrões, fazendo ruídos guturais .”

Foto: #LGB<br />síndrome de Tourette é uma doença que afeta mais os homens do que as mulheres e é comumente caracterizada por tiques faciais, movimentos corpo involuntário, e até mesmo proferir palavrões, fazendo ruídos guturais .

Fonte:Fatos Desconhecidos

“Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal”

                                                                                    Macnado de Assis

Maceió no circuito de palestras: síndromes e transtornos

 Psicologia em Ação:

Confiram a Programação!<br /><br />Sexta (10/05/2013) - Palestras<br /><br />18:00 às 19:00 - Transtorno de Conduta<br />19:00 às 19:40 - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade<br />19:40 às 20:00 - Coffe Break<br />20:00 às 21:00 - Transtorno Bipolar<br />21:00 às 22:00 - Síndrome de Down<br /><br />Sábado (11/05/2013) - Palestras<br /><br />09:00 às 10:00 - Alienação Parental<br />10:00 às 10:40 - Síndrome do Pânico<br />10:40 às 11:00 - Coffe Break<br />11:00 às 12:00 - Mesa Redonda: Autismo<br />INTERVALO<br />14:00 às 15:00 - Síndrome do X-Frágil<br />15:00 às 15:40 - Transtorno Obsessivo Compulsivo<br />15:40 às 16:00 - Coffe Break<br />16:00 às 17:00 - Mesa Redonda: Síndrome de Tourette<br /><br />Domingo (12/05/2013) - Mini Curso<br /><br />09:00 às 12:00 - A Importância dos Testes Psicológicos no Diagnóstico

Confiram a Programação!

Sexta (10/05/2013) - Palestras
18:00 às 19:00 - Transtorno de Conduta
... 19:00 às 19:40 - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
19:40 às 20:00 - Coffe Break
20:00 às 21:00 - Transtorno Bipolar
21:00 às 22:00 - Síndrome de Down
Sábado (11/05/2013) - Palestras
09:00 às 10:00 - Alienação Parental
10:00 às 10:40 - Síndrome do Pânico
10:40 às 11:00 - Coffe Break
11:00 às 12:00 - Mesa Redonda: Autismo
INTERVALO
14:00 às 15:00 - Síndrome do X-Frágil
15:00 às 15:40 - Transtorno Obsessivo Compulsivo
15:40 às 16:00 - Coffe Break
16:00 às 17:00 - Mesa Redonda: Síndrome de Tourette
Domingo (12/05/2013) - Mini Curso
09:00 às 12:00 - A Importância dos Testes Psicológicos no Diagnóstico

 

Foto

Preconceito e a contaminação!!!!!!!!!!!!!

Foto