domingo, 13 de maio de 2012

Ser mãe , gravidez e tourette

                                                  Hoje é comemorado o dia das mães.

                                                      
                                                   
 E na revista Cláudia ,escrito com letras vermelhas , tem na capa  MÃES CAMPEÃS.  A reportagem é sobre mães  atletas e com filhos. Admirável!!!

Mas ,me fez pensar : somos todas campeãs, todas as mães!!!

Nosso corpo muda, nossas vidas mudam, nosso maneira de olhar o mundo munda, os horários mudam, e como não ser campeã com tantas mudanças assim?

Desde que são gerados conhecemos o amor incondicional, o amor igual ao que minha mãe sente por mim e por meu irmão. Igual ao amor que sinto pelos meus dois filhos que é igual ao amor que vocês sentem pelos seus.

Lutamos por nossos filhos de feto até adulto , não importa. E é por amor que o fazemos !!!


Como homenagem escolhi uma história que ao mesmo tempo que nos mostra a força de se ter um filho , nos esclarece sobre ser mãe sendo portadora da síndrome de Tourette.

Queria mostrar que o amor e a felicidade de ser mãe supera a dificuldade de se ter Tourette e estar grávida. Admirável mundo das mães!!!!

Tereza García Lopes, da Espanha,  tem síndrome de Tourette . Ela está grávida, "embarazada" como se fala em espanhol. È seu terceiro filho. E ela em uma conversa nos contou sobre como é estar grávida e ter tourette ao mesmo tempo. Então eu pedi para compartilhar no blog alguns trechos dessa conversa e ela prontamente concordou .

 Eu fiquei muito feliz, porque eu vi em seu depoimento, o amor que eu admiro , a força que um filho nos dar e a capacidade que temos de nos doar .

"...  nas outras duas gestações meus tiques aumentaram até a semana 12 ou 14, e, em seguida, começaram a diminuir até  desaparecer inteiramente durante os meses de gravidez restante (até ao parto), sem qualquer tipo de tratamento e sem alterar qualquer hábito na minha vida. E nesta   gravidez (agora estou de 15 semanas) está  acontecendo o mesmo! Eu comecei em Janeiro com um aumento de tiques e toc e o  hoje, começam  a desaparecer  ... nem mesmo tenho que ter qualquer pensamento positivo ou  qualquer tipo de aconselhamento psicológico. "

"Em seguida,(depois que nasce o bebê) os tiques voltam  progressivamente : as primeiro duas ou três semanas eu  não tenho tiques e, em seguida, pouco a pouco, se fazem notar. Na verdade, eles tornam-se muito fortes e me dá muita pena, porque em duas gestações eu tive que parar a amamentação em 8 meses ,porque  não tomar qualquer medicação   era insuportável, e o medicamento ( alguns)não é compatível com a amamentação. Esperemos que desta vez eu consiga manter a amamentação um pouco mais! "

Essas frases, ditas por Teresa,  resumem o maior sentimento de todos, o mais bonito e puro : O amor.  Ser mãe , é sentir este amor, é dividir seu corpo, é doá-lo. Não tenho os tiques, não tenho o toc, mas tenho um filho que os tem e sei o que é tê-los ( me sinto como tendo) , então posso imaginar como é difícil ver os tiques se exarcebarem e não poder tomar medicamento . Mas em momento algum Teresa pensou nela , mesmo relatando as dificuldades de parte da gravidez, seu coração transbordando de amor falou mais alto , quase gritou: "... Esperemos que dessa vez eu consiga amamentar por mais tempo..." E o que torna o sentimento maior, é o que queremos em troca: dar mais amor.

Represento aqui , através de Teresa , a felicidade de ser mãe apesar das dificuldades , do caminho nem sempre fácil, dos buracos que temos de fechar ou abrir. Este é o segredo , se doar sempre!!!!

Parabéns a todas as grandes mães: atletas , com tourette, sem Tourette ... parabéns  aquelas que vivem para amar.

Daniela Torres
Parabéns



5 comentários:

  1. Ameiiiiii, esta mensagem! Somos mães, guerreiras, perseverantes, confiantes, passamos noites em claro em favor do ser que geramos e temos a incubencia de educa-los da melhor forma possível! Essa Teresa, é um exemplo para todas nós, que mesmo sem nenhum problema reclamamos, e com essa lição aprendemos a valorizar cada momento de nossas vidas, e com nossos filhos que é nossa esperança e nosso ser mais amado! Felicidade a todas as mães!

    ResponderExcluir
  2. Todas nós somos grande mães: amamos e lutamos!!!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Estamos desconfiados que o nosso menino tem tourette, estou assustada, tao assustada.... Mas ao ver este blog senti que posso encontrar ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Estamos desconfiados que o nosso menino tem tourette, estou assustada, tao assustada.... Mas ao ver este blog senti que posso encontrar ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Tenho tourette e estou grávida. De fato, os tiques aumentaram. Ao contrário do relato da amiga espanhola, já estou na 17ª semana e os tiques não melhoraram. Temo que meus bebês (são gêmeos) possam estar sentido os pulos da barriga, e até mesmo possam já estar pegando a "mania". Os gens eles já têm, e ainda estão sendo gerados sob esse terremoto diário. Me preocupam principalmente as contrações no abdômen, ainda mais se continuarem até perto do parto, podendo causar um parto prematuro. Nem um obstetra que conheci entende bem do problema, então vão levando como uma gestação normal. Fico triste porque meu marido briga muito comigo por causa disso, mas não consigo me controlar. Nunca tomei medição e sei que agora será impossível. Alguém sabe de obstetra que conheça a síndrome no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir