sexta-feira, 25 de maio de 2012

Meu filho tem Tourette e agora?

O que dizer aos pais que acabaram de receber o diagnóstico de Síndrome de Tourette?

A primeira coisa que fiz ao saber que meu filho tinha Síndrome de Tourette, foi ficar repetindo em minha mente a frase: Não tem cura, não tem cura, não tem cura... E a segunda foi outra frase : mas não mata, mas não mata...

E agora o que vamos fazer para ajudá-lo? Por que com minha família? Como as pessoas vão entender esta síndrome? O que ela causa? Foram milhões de perguntas em minha mente, e um detalhe ,sem respostas.

O que dizer aos pais num momento em que estão sentindo um misto de alívio e medo, alívio por ter o diagnóstico e poder começar o tratamento e medo por ouvir não tem cura e saber que usarão medicamentos controlados. ´

Tudo isto faz parte do momento do diagnóstico, suponho que seja essa mistura de sentimentos para todos os pais.

Mas precisamos sair deste momento, cada um a seu tempo. Uns mais rápido , outros demoram mais.

E como agir?

1. Um especialista:  psiquiatra ou neurologista  , essas especialidades estão preparadas para tratar a Síndrome de Tourette.

2. Entrar em contato com a ASTOC- Associação Brasileira de Síndrome de Tourette ,Tiques e Transtornos obsessivos Compulsivos.  Ela poderá orientar sobre a Síndrome e indicar nomes de especialistas, além de nos fornecer palestras e apoio. Existem outras no Brasil: RIOSTOC, SITOC... O importante é entrar em contato com uma organização de confiança de seu país.

3.Ler sobre a síndrome é fundamental. Existe uma vasta literatura , a maioria em inglês. Assim que tivemos o diagnóstico, ganhei um livro sobre a síndrome de presente , foi minha leitura a conta-gotas por muito tempo. A conta-gotas porque o meu tempo de enfrentar a Tourette foi maior do que eu gostaría, a cada página eu me desesperava (não pelo livro, mas pelo o que  eu sentia). Foi um enfrentamento difícil, mas necessário. Sugiro o que eu li:  Tiques , Cacoetes, Síndrome de Tourette ( Ana Hounie e Euríedes Miguel)

4.Um psicólogo é necessário , e a mais indicada para Síndrome de Tourette, Toc e Tdah é a terapia cognitiva-comportamental.

5. Não se desespere com as bulas dos remédios, mas observe sempre.

6. Tire suas dúvidas na consulta , sempre que for ao médico

7. Siga seus instintos, nós estamos com nossos filhos mais tempo, conhecemos e vemos as mudanças pelas quais passam, se sentir algo diferente comunique ao médico.

8. Procurem um grupo de apoio para familiares e portadores. É essencial trocar informações .

9. Os medicamentos demoram a agir, devemos treinar a nossa paciência para esperar resultados e ainda saber quando não estam fazendo efeito.

10. Dar apoio , está presente, dar carinho e segurança, cuidar da estima do seu filho.( uma ótima frase que ajuda é pensar: " Eu tenho Tourette , mas a Tourette não me tem.)

11. Confiança no médico e diálogo, uma parceria médico-família

12. O apoio da família é fundamental .

13. E por último : não se isole, nunca! Divulgue a Tourette , explique as pessoas que você conhece , o que é a tourette, a ignorância torna a vida do portador mais difícil , quando educamos as pessoas ao nosso redor , faz com que  as pessoas se sintam mais vontade com a tourette.

Lembrem-se : crescer com a síndrome não é fácil sem o apoio da família e dos amigos!!!
Daniela Torres

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olha, acho que o dia do diagnóstico é bem marcante. Porém, considero um divisor de águas em nossas vidas. O sentimento era de tristeza e felicidade ao mesmo tempo, pois descobrimos o por que de tudo aquilo, lutar sem saber contra o quê e contra quem é a pior luta.Hoje temos alguns conhecimentos adquiridos e já sabemos o que faz nosso filho(com ST)ficar mais nervoso e desencadear tiques e mais tiques...na medida do possível tentamos evitar o fator ansiedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lu ,muita saudade de você!!!!! É um divisor de águas si Tourette as vezes me parece o espeço, cheia de mistérios e a gente tentando desvendar!!!!!

      Excluir
    2. Olá.. descobri há 5 meses que meu filho tem tourette, no começo fiquei perdida, literalmente sem chão, comprei livros, assisti a filmes, pesquisei na internet, consultei uns 20 neuros, fiz exames de tomografia e eletro, hoje após entender um pouco mais a sindrome estou tranquila pois sei como tratar o meu filho, só me preocupa o fato dele ser extremamente timido e nao conseguir falar, mas como tenho uma fé enorme sei que também conseguiremos derrubar essa barreira

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, existe algum grupo de pais com filhos com tourett?
    Estou meio perdido com o tratamento do meu filho e gostaria de trocar experiencias com outros pais.

    ResponderExcluir
  5. Minha filha é linda. Inteligente. Simpática e bondosa.
    Mas a síndrome está acabando com ela. Sofre mais pelo cansaço físico do que psicológico (que já é difícil). Não sei porque, mas me culpo. Parece que Eu fiz isso.

    ResponderExcluir
  6. Minha filha é linda. Inteligente. Simpática e bondosa.
    Mas a síndrome está acabando com ela. Sofre mais pelo cansaço físico do que psicológico (que já é difícil). Não sei porque, mas me culpo. Parece que Eu fiz isso.

    ResponderExcluir