segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Mundial da Conscientização do Autismo com Laura Campos

                                                      






Hoje , VidacomTourette mostra o amor pela profissão, o carinho pelo que faz, e como faz bem feito...
Acompanho , mesmo que de longe, o trabalho de Laura Campos, e nada melhor do que alguém que ama o que faz para nos contar um pouco sobre o prazer de ensinar a crianças autistas.

Admiro as pessoas que junta profissão e amor pelo que faz!!!!

Dia 02 de abril, dia do alerta mundial para diagnosticar, compreender e conviver com Autismo.

Obrigada Laura por compartilhar conosco seu amor pelo Autismo.

DM

 Meu primeiro contato com autista ...


 Foi na APAE  em 2010,quando conheci um garotinho lindo há dois anos, ele não era meu aluno, porém sempre em horas vagas eu corria na sala em que estava para ver a professora trabalhar com ele, eu sempre fui curiosa e amo trabalhar com crianças pequenas, e a cada dia eu acompanhava seu desenvolvimento muito lento, mas percebia seu progresso, foi quando no colégio particular em que trabalhava uma professora estava nervosa e aflita com o seu neto que apresentava características, e sempre que nos encontrávamos ela me perguntava o que eu achava ,eu já sabia que ele podia ser autista mas não poderia falar nada.Um certo dia  ela me falou que  o médico tinha dado o diagnóstico “Autista “e que no próximo ano ele estaria no 1º  e me disse que queria que eu fosse  a professora dele e que confiava em mim para alfabetizá-lo ,no mesmo momento em que fiquei feliz  também nervosa ,e se eu não conseguisse ?

Em 2011 ele chegou à minha sala, a mãe também preocupada como seria?Será que ele acompanharia a sala, sendo que os dois últimos anos ele não tinha aprendido nada, mas para minha surpresa ele já sabia escrever o nome na lousa, letras enormes, enfim uma criança linda onde a cabei me apaixonando e aprendendo a cada dia, buscando alternativas para alfabetizá-lo, não foi tão difícil assim, às vezes me sentia frustrada, não pelo aluno, mas pela escola que não me dava apoio, muito menos material pedagógico para ajudar, mas fui me adaptando e deu tudo certo, hoje ele está no 2º ano alfabetizado, e continuo a dar aulas particulares como reforço para ele, é uma alegria quando ele chega em casa e grita “ Pro cheguei “ com um sorriso ,não sei nem descrever o que sinto por ele ,uma criança muita carinhosa e amada pela família e por mim é claro .

Na APAE trabalho com duas crianças autistas, oito e nove anos, faço com eles atividades da vida diária, ensinando a escovar os dentes o que é muito difícil, pela sensibilidade, eles não gostam do contato da escova, ensinamos como se alimentar, tomar banho ,fazer caminhada andando no ritmo da professora ,mas sempre saem  correndo, usamos o método Teacch ,com rotinas e horários de 15 a 20 minutos por atividade, é um trabalho onde o progresso é as vezes lento ,ás vezes meses para conseguirmos algo ,mas quando percebemos o progresso do aluno é uma satisfação tão grande que esquecemos da dificuldade que foi para alcançá-la.

Hoje trabalho com 3 crianças Autistas  dando aulas de reforço ,os três estudam em escolas particulares, cada um tem seu lugarzinho aqui no meu coração e é uma satisfação enorme quando estou perto deles e vejo que meu trabalho está dando certo,eu estou realizada como professora e principalmente pela oportunidade que tenho de trabalhar com autistas e pretendo fazer isso pelo resto de minha vida ,sempre com muito carinho e amor .
  Laura Campos
  Formada em Pedagogia pela UNESP

4 comentários:

  1. A Laura é uma amiga que conquistei nas escolas da vida, ela é uma excelente professora com um potencial e habilidades ímpares! Parabéns pelo excelente trabalho, feliz aqueles que tem seus filhos deixados nas mãos desta incrível professora.

    Wilson - Tatuí / SP

    ResponderExcluir
  2. Trabalho junto com a Laura na APAE ...e vejo dia a dia a sua dedicacao no seu trabalho, em sua sala de aula.....parabéns amiga....

    ResponderExcluir