domingo, 29 de abril de 2012

Educação com amor

Lendo o jornal de hoje, me deparei com um artigo maravilhoso : A educação com amor (Dr. Milton Hênio- médico pediatra , com 50 anos de medicina) .


Foto retirada do google


Gostaría de salientar que ouvi pela primeira vez a palavra Tourette de sua boca.

Na verdade não foi Tourette , foi "Touretinha". Na hora , passou desapercebida, confesso ,escutei mas não processei. Afinal, fazia na época seis meses que meu filho era tratado de Córeia de Sydeham, então esta era a palavra- mostro  da vez. 

Meses depois , recebemos novo diagnóstico: Tourette , depois do susto nos lembramos do que o Dr. milton Hênio já tinha nos falado: já deve ser uma tourettinha. Aproveito para agradeçer o carinho especial com que nos acolheu , em momentos tão difíceis de nossas vidas.

Compartilho esse maravilhoso texto, que nos serve de lição:

A educação com amor


O desejo mais profundo de um pai ou uma mãe tem pelo filho é vê-lo sempre feliz, ter sucesso na vida, enfim batalhar para que ele viva em plenitude. Porém todas as conquistas não devem existir só no plano material.

 As crianças precisam ser orientadas desde pequenas pelos pais, para que associem ao sucesso objetivos espirituais que incluam capacidade de amar de ser solidário, de ser compreensivo, de ser paciente, enfim, de dar sentido de felicidade interior à vida.

Isso vai ajudá-la muito a encontrar um bom caminho num mundo cheio de egoísmo e de confrontos. Porém, isso só conseguimos com uma educação repleta de amor.

Sentir-se amado é uma necessidade em qualquer idade , um verdadeiro alimente para a nossa autoestima e segurança.

Mas, na infância , principalmente nos primeiros anos de vida, ser amado significa um passaporte para a vida. As demonstrações de carinho partidas dos pais no convívio diário com os filhos funcionam como um sinal verde , para mostrar-lhes que não é a toa que eles estão no mundo e devem ter uma experiência condigna nessa caminhada terrena.

Existe um ser adormecido dentro de cada criança. Há regras para tudo na convivência social ou em família. E o amor também tem as suas. Se você quer um bom relacionamento com seu filho, não se imponha pelo terror, não recrimine demais, saiba que críticas fazem o amor murchar, mostre o seu amor e também seu mau humor dentro dos limites.

Para a criança, a pior coisa que existe é a indiferença. Até doze anos de idade, procure , de toda forma, voltar-se para seu filho, dando-lhe companhia, atenção e fazendo-se sempre seu amigo. È um período muito curto, mas de notável importância nesse entrosamento dos pais com os filhos, porque depois dos treze anos eles preferem a companhia dos amigos, de sua turminha.

Muito se tem falado da educação moderna, da vida dos jovens nos dias atuais, da juventude indisciplinada. Educar, nos dias atuais, é uma tarefa difícil, realmente. Goethe, há muitos anos já dizia: “As crianças cresceriam felizes se seus pais assim o fossem”. Tenham certeza _ o ambiente de felicidade em que vive uma criança, quer seja numa choupana ou num palácio, é o responsável por um adulto feliz.

Tenho cinquenta anos de profissão, de medicina e comprovo que isso é verdade.

                                         Milton Hênio

Fonte: Jornal Gazeta de Alagoas - 29/04/2012




Nenhum comentário:

Postar um comentário