domingo, 29 de abril de 2012

Tourette informativa

Informação nunca é demais:

Tourette é uma das  desordens de tiques   classificados pelo Manual  de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM) de acordo com o tipo (motor ou tiques fônicos) e duração (transitória ou crônica).

 Tique transitório consiste de múltiplos tiques motores, tiques fônicos ou ambos, com uma duração entre quatro semanas e 12 meses.

 Transtorno de tiques crônicos são tiques motores e ou fônicos (mas não tanto), que estão presentes por mais de um ano. Transtornos de tiques são definidos de forma semelhante pela Organização Mundial de Saúde (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, CID-10 códigos).

Tiques são súbitos, repetitivos, estereotipados, movimentos nonrhythmic (tiques motores) e enunciados (tiques fônicos) que envolvem grupos musculares distintos.

 Tiques motores são baseados em movimentos , enquanto que os tiques fônicos são sons involuntários produzidos pelo movimento do ar através do nariz, boca ou garganta .

Embora a síndrome de Tourette é a expressão mais grave do espectro de transtornos de tiques, a maioria dos casos são leves. A gravidade dos sintomas varia muito entre as pessoas com síndrome de Tourette, e os casos leves podem ser detectados.

 Os tiques associados com a síndrome de Tourette mudam constantemente em número, freqüência, gravidade e localização anatômica. Crescente e minguante, o aumento contínuo e diminuição da gravidade e frequência dos tiques ocorre de forma diferente em cada indivíduo.

 Ecolalia (repetição de palavras de outros) e palilalia (repetindo suas próprias palavras) ocorrem em uma minoria de casos.

Em contraste com os movimentos anormais de outros distúrbios de movimento (por exemplo, coréias, distonias, mioclonias, e discinesias), os tiques da síndrome de Tourette são estereotipados, temporariamente supressível e muitas vezes precedida por um desejo premonitório indesejado.

Imediatamente anterior início tic, a maioria dos indivíduos com síndrome de Tourette estão cientes de um desejo, similar à necessidade de espirrar ou coçar. Indivíduos descrevem a necessidade de tic como um acúmulo de tensão, pressão, ou energia que escolher conscientemente a liberação, como se "tivesse de fazê-lo" para aliviar a sensação.

Enquanto os indivíduos com tiques são, por vezes, capaz de suprimir seus tiques por períodos limitados de tempo, fazê-lo muitas vezes resulta em uma explosão de tiques depois. A capacidade de suprimir os tiques varia entre indivíduos, e pode ser mais desenvolvida em adultos do que criança.

Fonte:http://www.news-medical.net/health/Tourette-Syndrome-Classification.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário