terça-feira, 18 de outubro de 2011

TDAH Hiperatividade e Legião Urbana DDA TDA por PNAP Equipe Medica Dr. Paulo Andre Issa


 
 
Comparando a música do Legião Urbana com o que sente um portador de tdah, muito interessante!!!
Dividindo este achado, vi no blog www.coversassobreoviver.blogspot.com






18 de outubro - Dia do Médico

                 18 de outubro  - Dia do Médico




Parabéns a todos que abraçam esta profissão, aos que realmente vestem a camisa e desejam salvar vidas e almas.

Meu agradecimento aos que dedicam a vida a suavizar outras vidas.

Um abraço especial aos anjos da Tourette, por toda dedicação e paciência. Um beijo especial a Dra. Fabiana e a Dra.Astéria !

A luta pela saúde é de todos nós!




                                     Homenagem do CFM em 18 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aceitando a Tourette

                                  
 Aceitar a Tourette!


Eu sempre me perguntei porque minha família foi escolhida para abrigar a Tourette.

Por um bom tempo não consegui tratar a Tourette como nossa companheira de jornada, sempre reclamei , questionei e nunca aceitei que ela fizesse parte de nossas vidas.

A questão é, que independente de eu querer ou não a sua presença em minha família , a Tourette existia, não era e nunca foi escolha minha.

Um dia , resolvi me aliar a ela, num momento em que quase ela distrói meu filho. Resolvi conhecê-la, resolvi que ela estaria junto aos meus, mas, eu conheceria esta síndrome . Decidi que não ia a lugar algum enquanto eu não aceitasse a ST.

Foi muito difícil chegar até aqui e ainda é. São altos e baixos em nossa vidas com Tourette, mas estou aqui, lutando junto com meu filho, ás vezes errando, às vezes acertando .

Só que agora busco outras coisas. Não quero mais saber porque minha família foi premiada, não!

Até porque não vejo Deus assim, capaz de escolher a quem vai dar qual problema. Deus é bom, apenas ás vezes “está descansando quando falo com ele”.

Agora , eu busco caminhos para meu filho viver o melhor dele, procuro novidades científicas que nos ajudem, procuro a troca de experiências.

Paguei um valor alto para chegar até aqui, nossa família adoeceu em alguns pontos , ainda temos feridas, medos, inseguranças, mas eu sou feliz com ela. Às vezes estou esgotada, por querer o que nesse momento não é possível, ou por pensar no futuro. Esgotada sim , mas infeliz , jamais.

Em minhas pesquisas de conhecimento achei esse texto escrito por Shannom Royce , que poderia ter me ajudado a entender vários passos pelos quais minha família e eu passamos. Queria dividir com vocês , no intuito de abrir-lhes os olhos . De tornar as dúvidas tão comuns, mais suaves.

Os médicos deveriam ter esse texto para nos ser dado em algum momento da consulta.

Poderia nos poupar a culpa, o medo, a dor. Mas como o próprio texto fala: temos nosso tempo de luto e isso acontece por amor. Aproveitem a leitura!



Para a Família

                          Educar uma Criança com Deficiência Invisível

                                                                       Por Shannon Royce




Deficiência Invisível: - ansiedade, asperger, TDAH, autismo, bipolar , transtorno bipolar, depressão, dificuldades de aprendizagem, Transtorno Obsessivo Compulsivo , Síndrome de Tourette e outros - são neuro-distúrbios, lógico que pode não ser óbvio para o público em geral, mas que afetam todas as áreas de uma criança e a vida de uma família. Como mãe de uma criança que tenha sido diagnosticada com uma deficiência escondida, eu sei os desafios sua família está enfrentando.

Conselhos práticos :

Se seu filho tem uma deficiência escondida, tenha. em mente as seguintes dicas:

  1. Aprenda tudo que puder sobre o diagnóstico. Às vezes, o diagnóstico de deficiência escondida leva tempo. Do Fazer fortalecer o seu relacionamento e tomar melhores decisões. Monte sua pesquisa. Faça perguntas difíceis. Seja determinado em sua busca da verdade.

2. Permita-se o processo de luto quando você ouvir um diagnóstico final. Esta é uma perda muito real e é importante processá-la bem .

3. Peça ajuda. È gratificante quando você reconhece sua necessidade, peça ajuda da família e amigos..

4. Confie em Deus e ore.criança com dificuldades pode está mais perto de Deus, se você ligar o seu
coração com Ele vai descobri  a oração da serenidade: "Deus concedei-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso, e sabedoria para saber a diferença. "

5. Aceite o desafio. Torne-se melhor defensor da sua criança. Muitas dessas dificuldades são acompanhadas por outras características, tal como aprendizagem. Envolver-se em sua educação escolar a fim de entender todas as necessidades.

6. Ouça os especialistas. Compreender que alguns desses diagnósticos são transtornos do espectro. Alguns podem ser tratadas com comportamento ou alterações nutricionais, porém alguns diagnósticos podem exigir que você considere a medicação como parte do plano global de tratamento.

7. Guarde seu casamento. Ver seu cônjuge como um parceiro em vez de adversários.

8. Compreender seus próprios limições. Você não pode fazer tudo. Definir prioridades e fazer o que puder. Lembre-se o que Jesus disse da mulher em Marcos 14:08: "Ela tem feito o que podia. "

9. Cuide de si mesmo. É importante para obter o seu descanso, comer bem, fazer exercício, e ficar ligado aos outros. Você é mais capaz de cuidar  dos outros quando você está bem.

10. Tente ajudar seus filhos a entender os outros. Isto é parte do cotidiano e jornada de vida .

11. Pegue a visão de longo prazo. Vamos ser honestos. Pode haver momentos que as circunstâncias parecem esmagadoras. Acho que nesses momentos , em que precisamos tomar uma decisão, davemos respirar fundo e lembre-se de tomar a visão de longo prazo. Salomão nos diz em Eclesiastes que a vida vem em estações do ano.   Isto não é menos verdade com uma criança que tem uma deficiência invisível. Haverá dias bons e dias ruins. Se vocês estão em uma temporada ruim, segurem firme. Ela vai passar.

12. Não desista. A única coisa que   garante que você irá falhar neste jornada desafiadora é se você parar de lutar.

13. Aproveite a viagem. Costume ser uma pessoa orientada para metas.  Na minha experiência como mãe de um criança com deficiência escondida, eu estou aprendendo que é o processo que é tão importante. Eu tenho que confiar o destino a Deus .Estou aprendendo a abraçar a viagem ao longo do caminho.


ChosenFamilies.org.

domingo, 16 de outubro de 2011

Terapia Cognitivo-comportamental e Tourette

Meu filho faz terapia cognitiva-comportamental a algum tempo e este tratamento tem auxiliado a enfrentar várias etapas da Tourette e suas comorbidades. Sua psicóloga é Bárbara Porto.








Terapia cognitivo-comportamental pode ser eficaz no tratamento da síndrome de Tourette. 10/may/2011 · International Journal of Cognitive Psychotherapy.


Sumário
O uso da terapia cognitivo-comportamental para o tratamento de tiques que sofrem as pessoas com síndrome de Tourette pode ser tão eficaz como a medicação ou até mais em alguns casos. Isto segue a partir dos resultados de pesquisas recentes publicadas no Jornal Internacional de Terapia Cognitiva.
Esta descoberta pode ter importantes implicações para o tratamento desta doença. Em alguns casos, as medidas fisiológicas pode permitir a melhoria da terapia, a fim de se adaptar a um tipo específico de pacientes, disse o Dr. Marc Lavoie, pesquisador certificado no Centro de Investigação Fernand-Seguin do Louis-H. Lafontaine Hospital e do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Montreal, que realizaram este estudo com seu aluno de graduação Tina Imbriglio e colaboradores clínicos, Kieron O'Connor Dr., psicólogo e Emmanuel Dr. Stip, psiquiatra.

Síndrome de Tourette é uma desordem relativamente comum neurológica caracterizada por tiques, movimentos ou vocalizações que é gerado, de repente, involuntariamente e repetidamente. A doença afeta entre 0,05 e 3 por cento das crianças em idade escolar. Os tiques começar em meados de infância e expressão de pico no início da puberdade.

Na nova pesquisa descobriu que a terapia cognitivo-comportamental tem um efeito positivo não só em tiques de comportamento, e os pensamentos do paciente, mas também sobre a atividade cerebral. Esta descoberta pode ter importantes implicações para o tratamento desta doença.
A equipe de pesquisa convidou dois grupos para participar do estudo: um grupo de 10 adultos afetados pela síndrome de Tourette e um grupo de 14 adultos da mesma idade e inteligência, sem problemas neurológicos ou psiquiátricos.
Participantes foram convidados a realizar uma série de tarefas experimentais para estimular regiões específicas do cérebro. Durante uma tarefa, os participantes tiveram de responder ou inibir as respostas para semáforos apresentados em uma tela de computador. O EEG foi gravado em conjunto com cada tarefa.. Pacientes foram examinados novamente seis meses depois, após receber a terapia, para realizar o mesmo teste.
Os resultados mostraram uma redução significativa de tiques após o tratamento. Por outro lado, depois de um tratamento comportamental, foi possível observar uma normalização quantificáveis ​​da atividade cerebral ligada à melhora dos sintomas em pacientes com síndrome de Tourette. A originalidade dos resultados do Dr. Marc Lavoie equipe foi a descoberta de uma mudança cerebral mensurável resultantes dessas mudanças nos sintomas cognitivos e comportamentais

Por um lado, a terapia leva a reestruturação cognitiva, e outro para as mudanças fisiológicas e comportamentais. . Este estudo promissor é o primeiro a demonstrar os efeitos fisiológicos da terapia cognitivo-comportamental para pacientes com síndrome de Tourette. No entanto, outros estudos precisam confirmar esses resultados usando uma amostra maior, disse o Dr. Lavoie.

Para acessar o texto completo ver as características de assinatura da fonte original: www.guilford.com/cgi-bin/cartscript.cgi?page=pr/jncx.htm &

sábado, 15 de outubro de 2011

Parabéns professor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Aos mestres, aos verdadeiros professores:


Admiro aqueles que se importam com a alma e não apenas com o ensino.

Admiro aqueles que se esforçam para compreender, mais do que  para ensinar.

Admiro os que perdem tempo com o aluno, mesmo que ele não consiga compreender.

Admiro os que amam ensinar e os que amam ,mais ainda, aqueles que estão para aprender.

Admiro o que ajuda , o que sente, o que vibra e admiro  aquele que faz vibrar.

A todos os mestres

Parabéns pelo dia dos professores


Aos professores do Colégio Santa Ùrsula
Aos professores do PAIE
A todos os professores

Um muito Obrigada

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Kit de orientação sobre Tourette e suas dificuldades voltado para professores

Este é o conteúdo do guia para professores  que eu montei para entregar na escola do meu filho.
Esse guia  vai facilitar o próximo ano escolar, os professores que são novos para o meu filho e para a Tourette , já irão iniciar o ano entendendo de Tourette e suas dificuldades.


















Orientações para trabalhar com alunos com Síndrome de Tourette.


Este material tem como objetivo informar os profissionais da educação, a forma como os tiques e outros sintomas da síndrome de Tourette podem afetar o desempenho escolar e o comportamento de crianças / jovens afetados. Com sugestões que devem ser adaptadas as circunstâncias de cada criança ou adolescente portador da Síndrome. Para realizar este trabalho torna-se indispensável um breve conhecimento sobre a síndrome.
Este guia para professores e escola foi organizado com o apoio do PAIE(Programa de Apoio e Inclusão Escolar), da Psicóloga Bárbara Porto e da psiquiatra fabiana Corado. Todo material utilizado para elaboração do mesmo , encontra-se disponível no blog, este guia contém partes que foram coletadas de diversos textos de associações nacional e internacional de Tourette. Segue ainda em anexo, resumo sobre os sintomas da Tourette e suas principais dificuldades.

E mail de contato : dmtorres2006@yahoo.com.br



















O que é Síndrome de Tourette?



Síndrome de Tourette(ST) é um transtorno neuropsiquiátrico de curso crônico, cíclico e caracterizado pela presença de tiques motores e vocais, tendo sua idade de início geralmente na infância ou antes dos 18 anos, que causam limitações significativas ao funcionamento social ou ocupacional do paciente.

Tiquessão movimentos rápidos, repentinos, recorrentes e sem ritmo . Todas as formas de tiques podem ser exacerbadas por estresse e atenuadas por atividades que demandam atenção.

Exemplos de tiques: piscar de olhos, abalos de cabeça de um lado para o outro, pigarrear, fungar, revirar os olhos, movimentos de espalhar e contrair dedos , mãos e braços , movimentos na barriga, gritos , apitos, assovios ,etc... Alguns podem ser mais complexos como a emissão de obscenidades (coprolalia), ou a repetição do que outra pessoa disse(ecolalia).



Efeitos da Tourette:



A Síndrome de Tourette pode afetar a capacidade de aprendizagem de maneiras diferentes, então não há nenhum programa ideal educacional.O que gostaríamos de ressaltar , é que problemas de aprendizagem podem ser superadas com o apoio e adaptações nas Propostas Pedagógicas das Escolas.

·O Distúrbio Hiperativo e Déficit de atenção são encontrados em até 50% dos casos de ST.

·Pelo menos de 30% a 40% tem sérios problemas no seu desempenho escolar e junto com obsessões e compulsões (TOC), podem prejudicar seriamente o rendimento do aluno.

·Dificuldades de aprendizado estão em 36% dos alunos portadores da ST
A síndrome de Tourette não afeta a inteligência. Em geral, os estudantes com ST, têm uma média capacidade intelectual ou superior , então eles não devem ter problemas de integração nas classes no ensino regular. No entanto, estima-se que muitos alunos com síndrome de Tourette podem ter problemas ou dificuldades de aprendizagem, principalmente de atenção e distúrbios comportamentais associados a ela.



Desempenho na Escola



*As energias e os esforços dispendidos pela criança e adolescente para suprimir ou controlar os seus tiques, pode prejudicar sua capacidade de concentração.

*Tiques e ou outros sintomas de Tourette geralmente afetam habilidades relacionadas com a escrita, leitura (ortografia), resolução de problemas, a matemática e manipulação de equipamentos, entre outras áreas de aprendizagem. Além de apresentarem problemas de integração visuo-motora, que dificultam a execução de tarefas escritas, transferência do que está no quadro negro para o caderno ou até de livro. Pode parecer que o aluno é preguiçoso, mas o esforço que ele faz para colocar no papel é massacrante.

*O surgimento de obsessões, pensamentos ou imagens são inevitáveis e geram altos níveis de estresse, medo e ansiedade, o que interferem na concentração. Esses rituais e compulsões relacionadas com obsessões "roubam" tempo e atenção do trabalho escolar.



Necessidades educacionais



· Alunos com Síndrome de Tourette precisam de um entendimento tolerante e, ao mesmo tempo ser flexível o suficiente para acomodar as demandas acadêmicas e requisitos específicos para suas necessidades educacionais.

· Quando déficit de atenção, hiperatividade, tiques ou outros sintomas de Tourette interferem com as atividades, o desempenho ou a integração do aluno, as adaptações do ambiente escolar podem envolver implementação de mudanças nos sistemas de exame e tarefas comuns.

· Se os sintomas afetarem ou interferirem excessivamente nos processos de escrita, concentração, de recuperação de informação e mecanismos de expressão, os critérios de teste devem ser adaptados, e permitir que o aluno possa executar, sem a pressão do tempo, fora da sala de aula regular ou por via oral.

· Se necessário, autorizar a saída da sala de aula em situações estressantes, e considerar a responsabilidade de reduzir a quantidade de trabalho a ser feito em sala de aula ou em casa, alternando as questões, são medidas que ajudam a aliviar o stress, que são tão vulneráveis aos alunos com Síndrome de Tourette.

  • Empatia e compreensão dos professores não só ajuda a evitar brigas, provocações, isolamento, humilhação, punição injusta e desnecessária para os alunos com síndrome de Tourette, mas também ajuda a reduzir as emoções negativas associadas com o sentimento de fracasso, medo e ansiedade em situações escolares. . Estas emoções podem atuar como "gatilhos" de tiques e, em alguns casos, o aparecimento ou agravamento de situações de evasão escolar, fobia escolar, e doenças psicossomáticas.




Sugestões para o dia a dia escolar



· O professor deverá observar sempre que possível a agenda, pois a mesma não pode deixar de ter tudo bem anotado para seu devido acompanhamento pela família ou apoio responsável.



· O aluno muitas vezes tem dificuldade de copiar no caderno todos os registros das disciplinas ou atividades escritas no quadro devido ao comprometimento motor da Síndrome. Caso este problema venha acontecendo com freqüência, orientar a família a tirar cópia do caderno dos amigos ou dos registros do professor das partes que ele não conseguiu realizar.



· O uso do computador por parte do aluno, para ajudar no problema de coordenação motora da Síndrome, pode ser também uma alternativa a ser testada. Lembrando que o mesmo pode também gerar ansiedade no aluno caso ele não consiga acompanhar a turma.





· A Escola pode também permitir o uso de gravador que irá ajudar a compensar falhas de atenção e dificuldades para acompanhar as atividades da sala, facilitando através da repetição da aula em outro momento, uma melhor aprendizagem por parte do aluno.



· Levando em conta a questão de visualização e atenção e até mesmo para favorecer um maior contato com o professor, torna-se importante que os alunos sentem na frente da sala de aula.



· A família e o apoio necessitam estar sempre bem informados sobre os conteúdos que serão estudados durante o bimestre com antecedência, para que possam montar estratégias de aprendizagem variadas que facilitem o processo de aprendizagem do aluno.





Sugestões de adaptações para o processo de avaliação



O aluno deve ser avaliado, levando-se em consideração suas dificuldades e possibilidades, adaptando sempre que necessário os instrumentos de avaliação. As sugestões abaixo que poderão ser utilizadas pelos professores, são medidas que visam melhorar o desempenho dos alunos.



1- As avaliações devem ser com perguntas diretas e não contextualizada, com enunciados curtos e diretos.



2- Nas provas de interpretações com textos muito longos, os mesmo devem ser fragmentados com perguntas abaixo de cada parágrafo.



3- O uso de letras maiores e mais espaçadas também podem ser usadas




4- Nas avaliações de matemática, abaixo de cada questão deve ser deixado espaço suficiente para os cálculos das mesmas.




5- Na hora da prova o professor deve passar perto do aluno para ter certeza que ele está sabendo o que deve ser feito: caso ele seja um aluno com grandes dificuldades, o professor pode ajudar lendo a questão ou explicando-a.





6- Quando necessário, o aluno pode também terminara avaliação num segundo momento junto à coordenação da escola.



7- Na hora da correção, o professor deve aproveitar tudo que o aluno conseguir produzir e até pontuar mais as questões que o aluno acertar.



8- Caso seja necessário, o professor pode também selecionar parte dos conteúdos e fazer a avaliação do aluno diferente da do grupo.







O Esporte:



-O exercício físico é muito importante para aliviar o estresse e desenvolver habilidades psicomotoras, mas pode gerar situações de marginalização. Nos esportes e jogos de equipe deve pré-alocar para cada equipe, em vez de deixar que os alunos escolham.(se existir a possibilidade de ser rejeitado por companheiros). Também tenha em mente que as exigências sobre a quantidade ou a intensidade dos exercícios exigidos em aulas de educação física pode exigir uma adaptação para neutralizar os efeitos colaterais de alguns medicamentos.

Síndrome de Tourette e suas principais dificuldades – Resumo sobre os principais sintomas.

A Síndrome de Tourette – Características essências:

  • Múltiplos tiques motores e ou vocais (no mínimo 1).
  • Ocorre muitas vezes ao dia de forma recorrente;
  • O número, a frequência, a complexidade e gravidade dos tiques mudam com o tempo.

Sintomas Associados:

  • São obsessões e compulsões;
  • Hiperatividade;
  • Distração;
  • Impulsividade;
  • Desconforto social (com a sensação de está sendo observado);
  • Vergonha;
  • Tristeza frequentemente ocorre;
  • Baixa autoestima;
  • Funcionamento acadêmico, social ou ocupacional podem ser prejudicados, em vista da rejeição pelos outros;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade com a matemática;
  • Escrita prejudicada.

Obs.: Prejuízo no funcionamento visuo-motor – COORDENAÇÃO VISO-MOTORA é a Capacidade de coordenar a musculatura com o ato de olhar, do tipo que é exigida em tarefas como recortar, escrever, etc.



Quando falamos em visuo-motor, estamos falando da visão e da motricidade. Quando o aluno ver o conteúdo no quadro ou no Powerpoint ele precisa passar esta informação para a parte motora do cérebro, para que a parte motora interprete como uma ação, que é o ato de escrever. Neste processo, por conta do funcionamento do cérebro (a neuroquímica) há uma falha. O aluno sente isso como uma lentidão para escrever, ou não controle da musculatura ou a letra sai de uma forma ilegível. O cérebro não acompanha a velocidade.





TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Principais dificuldades

  • Não presta atenção a detalhes;
  • Comete erros por omissão em atividades escolares;
  • Dificuldade para manter a atenção
  • Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra;
  • Dificuldade em seguir instruções e acaba não terminando os deveres escolares;
  • Dificuldade em organizar tarefas;
  • Perde ciosas necessárias para tarefas ou atividades;
  • Agita mãos e/ ou pés ou se remexe na cadeira
  • Frequentemente fala em demasia.
  • Impulsividade – o aluno acaba errando por ser impulsivo

Obs.: O principal prejuízo do TDAH é o que chamamos de FUNÇÕES EXECUTIVAS, ela é responsável por:

  • Organização;
  • Planejamento;
  • Soluções de problemas;
  • Flexibilidade Cognitiva (flexibilidade do pensamento)
  • Raciocínio Hipotético dedutivo (raciocínio lógico)
  • Atenção;



Quando existe o diagnóstico a criança e o adolescente apresenta uma falha na funções executivas gerando dificuldade e prejuízos escolares. Será uma criança não organizada, sem planejamento, com falta de atenção, etc.



Lembrando que estes sintomas fogem do controle da criança e do adolescente, pois se trata de uma dificuldade neuroquiímica do cérebro (Neurônios – sinapses). Ele não tem controle inicialmente. Por isso, o medicamento é importante e a psicoterapia para ensinar estas habilidades citadas anteriormente. E a mudança principal é com o professor em sala de aula, que passa muito mais tempo com o aluno, e adaptações são necessárias.



TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo – Principais Dificuldades



O TOC é caracterizado por pensamentos obsessivos e a compulsão.

  1. Os pensamentos obsessivos - são ideias, medos e dúvidas mentais recorrentes (ou seja, vão e voltam) e persistentes.
  2. Surge mesmo que a pessoa não queira mais pensar sobre aquele assunto.
  3. São vivenciadas como intrusivos (simplesmente aparece do nada) e sem significado.
  4. A criança e o adolescente reconhecem que os pensamentos obsessivos são produtos da sua própria mente, porém não consegue afastá-las da mente.
  5. A compulsão seria o ATO repetitivo para minimizar, aliviar ou diminuir o pensamento repetitivo.
  6. A compulsão gera alívio, por isso ela se torna repetitiva

Ex: pode acontecer que o aluno verifique constantemente se ele observou ou entendeu a questão, e por isso acaba perdendo tempo.

Ex: Verificar constantemente, reler ou reescrever várias vezes, contar repetidas vezes, repetir algo que acabou de ouvir, contar números, etc.




Além desta apostila, eu ainda montei um cd , sugerindo o filme  Front of  Class ,
também com a entrevista da Oprah sobre Tourette,( que tem neste blog em vídeos) e ainda uma reportagem do Câmera Record(que também tem no blog.

Com este kit estamos preparados para o início de um novo ano letivo em 2012.
Ainda sugeri ao Cícero, responsável pelo nono ano, uma breve explanação com a psicóloga do meu filho e a psiquiatra que estão sempre abertas para qualquer esclarecimento.



























quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DIA DA CRIANÇA!

Ontem , Dia das Crianças!!!!!!!!!!!!!!!!

Aproveitamos cada minutinho, tudo que uma criança e um adolescente gostam de fazer, aproveitar.....
Obrigada filhos, por eu poder aproveitar este dia com vocês.



Uma prece a Nossa Senhora Aparecidade : não deixe a infância se perder...Abençoe e ilumine,amém.