quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O impacto de um diagnóstico de Sindrome de Tourette para uma criança ou adolescente.

 

“Sempre expliquei tudo para meus filhos, para o que tem a síndrome e para o que não tem, um ajuda o outro. Acredito em parcerias. Desde dos cinco anos que a palavra é pronunciada por meu filho corretamente :Tourette. Ele sempre soube o seu significado, claro que de acordo com a idade e só o necessário para seguir. Depois , ele mesmo foi tirando suas conclusões e hoje tenho orgulho de como meus dois filhos encaram a síndrome , as vezes fácil, as vezes difícil, mas com vida, alegria, família, amigos, escola, amor, tristeza , felicidade e acima de tudo fé! “ DT

 

“ È muito importante a terapia , eu diria fundamental”DT

 

Como diminuir este impacto na vida de nossos filhos, portadores ou irmãos, é uma preocupação que nos acompanha. Um dos motivos deste cuidado é que as crianças e os adolescentes interpretam a notícia de modo diferente do adulto.

Se a síndrome de Tourette está afetando sua família:

PROTEJA-OS –>  Você pode determinar a quantidade de informações que seus filhos poderão receber. Claro , que vai depender da idade , maturidade e estrutura emocional deles. Bom , não vamos esquecer também , que basta um clic no computador e as informações  estarão lá . È importante que as orientações e ensinamentos sobre a síndrome parta dos pais, serão seguras, , sem alarme, reais, corretas, confiáveis. Fiquem atentos a qualquer sinal de medo ou ansiedade em seus filhos.

EDUQUE-OS –> à medida que nossos filhos crescem , podemos aproveitar reportagens , notícias, livros, frases, para dividir com eles, aproveitando a oportunidade para esclarecer algo mais . Destaque os aspectos positivos da síndrome, por exemplo, a compreensão com os outros, a força em ultrapassar limites, amigos…

TRANQUILIZE-OS –> existem casos simples, médios e os graves são raros, devemos ver o lado melhor , espererar o melhor.Pergunte o que seu filho acha da síndrome, ensine meios de lídar com os tics , como fazer se alguem perguntar o por que de seus barulhos estranhos, mostre a seu filho outras pessoas que tambem tem Tourette e são imensamente felizes, realizados ou com problemas como todos nós humanos.

TENHA UM CONCEITO EQUILIBRADO –> não podemos ter medo de coisas que talvez nem aconteçam conosco , sim, devemos está teoricamente preparados para o futuro e preparar , mas sem nos armarmos. Situações difíceis são comuns para qualquer humano, para a síndrome também, então uma boa dose de equilíbrio e sensatez . È deixar ligado o pisca alerta!!!!

 

Eu estava lendo a revista Despertai! e achei esses quatro conceitos que serviram perfeitamente para o tema acima, o texto original era sobre o impacto das notícias em seus filhos(jornais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário