Escola e Tourette
Foto retirada do google
Reunião dos pais na escola, é um programa que eu , como mãe, não gosto de faltar.
É naquele momento, olho no olho, que a gente consegue uma visão dos nossos filhos , da sua evolução , do seu comportamento, sem que seja com olhos de pais.
È nesse momento que nós, pais, entendemos um pouco o trabalho do professor e sua atenção para com nossos filhos.
E nessa ultima reunião , a escola nos deu de presente uma palestra , ministrada pela professora Verônica, a qual admiro pelo seu afeto por nossos filhos, pelo carisma, pelo respeito que ela, de forma natural ,consegue deles .
"Educando para o respeito" esse foi o tema .
Segundo a professora Verônica , família e escola são pilares da humanidade, cada um com seu papel. O que concordo e acrescento, cada um com seu papel , e um complementando o outro. Nossas crianças e adolescentes praticam na escola afinidades , valores morais , entre outros que ensinamos em casa , mas são praticados na escola. E se esses papeis não estiverem em "comunhão", não tem como termos educação com respeito, por esta falta de aliança entre família e escola , que acontece Bulling .
Dona Verônica (como seus alunos a chamam) afirma que educar é uma relação de confiança, e eu vejo essa relação de maneira ampla: escola - família- professores-alunos." Então renda-se : dê o seu melhor , conduza bem seus filhos. Um bom exemplo é o melhor sermão."
"Educar é ser exemplo! Somos contemplados ( pais e professores) todo o tempo, então o respeito, o apreço, a atenção individual, o atentar para as diferenças , se colocar no lugar do outro , e a suavidade no acompanhar são fundamentais para uma boa educação"
As escolas em geral estão tirando si este papel, hoje , primeiro estão as notas, os primeiros lugares ... Claro o ensino é importante, mas é essa visão unilateral que impede o avanço na inclusão . Quando se coloca apenas o ensino como importante , o acolhimento do ser humano se afasta e junto vai a atenção ao individual, as diferenças no tempo de aprender, em como se aprende e se aprende.
Atentar para as diferenças , como usou com muita sabedoria Dona Verônica , é a chave do futuro da escola, por que privar adolescentes e crianças " diferentes " de ter o ensino melhor ?
Quando existe abertura e laço entre família - escola, o ensino flui, o trabalho anda, em relação as dificuldades que ocorrem com a Tourette, essa parceria é indispensável. O Professor deve está atento para as diferenças e que essas diferenças não sejam limites . A Suavidade citada por dona verônica, seja usada por toda e qualquer escola , afinal um pilar, tem que sustentar da melhor maneira.
Não adianta a escola saber que seu aluno tem Tourette, ou outra síndrome, se não procura meios para lídar, para superar desafios . Não estou falando em facilitar , estou falando em dar condições para ir além.
Estamos no quarto bimestre, e a parceria escola -família foi fundamental, as " Verônicas, Mairas, Veras, Cristinas, Patrícias, etc... " souberam "ATENTAR'. Meus filhos estão vivenciando valores e com aprendizado e notas excelentes. (com muito esforço e dedicação)
A palavra que abriu a palestra , é a que uso para finalizar este texto : RENDA-SE.
DT
Nenhum comentário:
Postar um comentário