terça-feira, 4 de setembro de 2012

Estudos afirmam que crença religiosa contribui para saúde mental e física

Um estudo da Universidade de Missouri, observou que as crenças espirituais ajudam as pessoas e desenvolver uma melhor saúde mental. A pesquisa Relationships Among Spirituality, Religious Practices, Personality Factors, and Health for Five Different Faith Traditions (Relações entre Espiritualidade, Práticas Religiosas, Fatores de Personalidade e Saúde em Cinco Diferentes Tradições de Fé mostrou que pessoas religiosas têm melhor resposta a doenças físicas do que ateus e agnósticos.

A pesquisa levou em conta praticantes das cinco principais religiões praticadas no mundo: católica, protestante, muçulmana, budista e judaica, alem de não crentes. Segundo o site Protestante Digital, a pesquisa encontrou uma relação direta entre o grau de espiritualidade e a capacidade de superar ou conviver com doenças crônicas.

“A boa saúde mental das pessoas que recuperam-se de doenças como o câncer, lesões da medula espinhal, traumatismos cerebrais ou apoplexia, guarda uma relação direta com as crenças espirituais e sobretudo com suas práticas religiosas”, diz o professor Dam Cohen, que chefia os estudos. Segundo Cohen, os resultados da pesquisa podem ser usados em programas de reabilitação.

O pesquisador observou que quanto maior o grau de participação em atividades religiosas menor a chance de entrar em depressão e outros problemas mentais. Segundo ele, as crenças influenciam positivamente nos processos de reabilitação médica.

Cohen defende que seja realizada uma intervenção espiritual ou religiosa nos pacientes como estratégia para enfrentar recaídas físicas ou psicológicas de maneira mais positiva.
Segundo ele, os benefícios dos indivíduos que possuem uma personalidade moldada pelos valores da religião, não só atingem a esfera pessoal mas também incidem de forma benéfica a sociedade, que se torna “mais pacífica e solidária”.

O trabalho foi publicado no Journal of Religion and Health e contou com a participação de psicólogos e médicos.

Estabilidade emocional

O pesquisador averiguou que as crenças religiosas, independente de sua vertente ou origem, constituem um mecanismo psicológico de defesa, possibilitando às pessoas lutar com o stress e outros transtornos mentais, como ansiedade ou depressão. Para Cohen, as crenças agem como “um mecanismo psicológico de defesa”, levando à melhora dos sintomas psicossomáticos.

As crenças religiosas também estariam ligadas à estabilidade emocional e menores taxas de ansiedade, preocupações e tensões.

Por outro lado, os indivíduos ateus ou agnósticos possuem, segundo os resultados do estudo, maior número de pensamentos negativos que terminam por intensificar o sofrimento psíquico.
Os autores do estudo vão mais além quando dizem que intervenções espirituais baseadas em aconselhamento, meditação e protocolos de perdão pode aumentar de maneira positiva o processo de cura e o enfrentamento das doenças.

Os benefícios de uma personalidade mais espiritual podem ainda ultrapassar a questão da saúde mental do indivíduo. Cohen acredita que essas características são importantes para promover uma sociedade global com base em virtudes como cooperação e paz

Fonte:
http://noticias.gospelmais.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário