quinta-feira, 19 de abril de 2012

Qual o objetivo do tratamento de Tourette de nossos filhos?

" Ser um bom pai não depende de um tique que nunca desaparece" Luis Lehman


Li  um texto maravilhoso escrito por Luis Lehman, médico e portador de Tourette, sobre o verdadeiro tratamento da Síndrome de Tourette.

Segundo Luis Lehman, nós, pais deveríamos nos perguntar todos os dias qual o objetivo do tratamento de tourette, assim, teríamos condições de avaliar com mais clareza os resultados obtidos.

Por exemplo: em dias de muitos movimentos (tiques), quando aparece as incertezas e a ansiedade, onde qualquer esforço para em vão, ficamos a nos perguntar : o que estamos fazendo?

Concordo com ele quando diz que o impacto da aparição da síndrome ou de algum novo tique, faz nós , pais, focarmos mais no tique ou na nova situação do que na própria criança ou adolescente como um todo.

Segundo ele, começamos a querer combater esse novo movimento ou situação. E tudo gira em torno disso.

Sugere,  então, que antes de avaliarmos o tratamento, devemos avaliar primeiro nossos objetivos e qual o nosso papel como pais dentro desse tratamento. E principalmente recordarmos para quem são esses objetivos que traçamos. Se para nós, pais, ou para as crianças ou adolecentes portadores da síndrome.

Resumindo:

. Refletir sobre os objetivos do tratamento da Tourette.
. Compartilhar esses objetivos com a criança ou o adolescente,
. E se as crianças ou adolescentes dão a mesma importância para os tiques quanto nós, pais.

Fonte: http://mistics1.wordpress.com/2012/04/15/el-verdadero-tratamiento-para-el-tourette/

2 comentários:

  1. Nossa!!!!Parece que o artigo foi escrito para que eu refletisse. Será que sou eu quem acha que meu filho precisa de tratamento para ser feliz???? Será que a suspensão dos tics é tão importante para ele como é para mim?!!!! Ou acabo focando tanto na Síndrome que não consigo enxergá-lo como um todo???!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elenise, esse texto foi feito para nós , pais !!! E confesso é muito difícil separar a tourette da pessoa que é portadora, principalmente quando essa pessoa é nosso filho. È um sentimento difícil. Não queremos os tiques, principalmente pelo bem-estar de nossos filhos e por nós também. O texto serve para nos alertar, para não focarmos demais a Tourette. Mas , minha amiga, é difícil separar o nosso objetivo do dele. queremos uma qualidade de vida melhor , que mãe não deseja isso para um filho, qualquer que seja o problema. Mas o alerta foi valioso, tenho certeza que vamos pensar no que eles querem agora. Acho que o tratamento é importante, o nosso problema , como mães , é quando passamos a querer a perfeição, resultados que nem eles esperam. Um beijo amiga, manda notícias pelo face

      Excluir