terça-feira, 10 de abril de 2012

A importância do medicamento e a qualidade de vida

Viajando em nossas vidas com Tourette






Amamos viajar , e quem não ama?




Mas como eu já contei , com a Tourette como companheira de viajem , nem sempre tudo ía bem.

 Não vamos culpar apenas a Tourette, tínhamos  também na bagagem o TOC. Uma verdadeira compulsão, obsessão , que podiam tornar determinados momentos do passeio, um tormento.

Sabíamos o que estava acontecendo , mas mesmo assim era difícil aceitar , imaginem para nosso filho.Ele era o principal alvo de tudo isso.  Lembram da compulsão pelo tênis, era uma procura incansável por qualquer par de tênis em qualquer lugar.

Quando viajávamos, além do pensamento em comprar (TOC) , os movimentos(tiques) se exarcebavam , era a expectativa da viajem. Sempre voltávamos dos passeios com uma coleção de tiques , muitos... Felizes sim, mas com uma ponta de cansaço , pelo desgaste que tudo provocava em meu filho e pelo fato de não conseguir amenizar tudo isso.

Depois dos medicamentos novos (meio do ano passado para cá) , essa foi nossa primeira viagem para um lugar distante. Avião, expectativa e nenhuma palavra COMPRA, shopping ou algo parecido. O TOC adormeceu realmente, faz algum tempo que notávamos isso. Foi um teste difícil para mim, porque tinha tudo isso e ele passou com nota 10. O Toc adormeceu , está controlado. Podemos vencer o TOC sim, é real . COm um bom psiquiatra e um bom medicamento e uma boa terapia cognitiva...

Que bom que eu, como mãe, não desisti. Que bom que lutamos por essa qualidade de vida .

Os medicamentos tem dois lados, podem destruir mais ainda, mas se bem administrados, se bem escolhidos e bem dosados de acordo com cada paciente podem dar qualidade de vida .

Claro que os ajustem tem que ser feitos e que paciência é fundamental.
Mais uma vez , não se conformem se algo continuar errado, tem algo a fazer, e tudo isso eu agradeço a Deus e a Psiquiatra dra.  Fabiana Corado , que assumiu a Tourette , entendeu, e continua nos ajudando sempre.
Amo meus filhos , cada pedaçinho deles, então imaginem como estou .

Parabéns filho, mais uma vitória!!!!

E lembrem-se sempre: "Eu tenho Tourette, mas a Tourette não me tem"

beijos
DT

3 comentários:

  1. Lindo seu texto Dani!

    parando pra pensar isso que falou pode ser aplicado em muitos momentos da vida, tb posso dizer sobre o meu filho:

    "Nós temos diabetes, mas a diabetes não nos tem"

    Obrigada e um parabéns pela vitória!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá gente preciso de ajuda informações sobre remédios e tratamento. Meu filho começou com essa doença aos sete anos , hoje está com 29 anos com a mesma neurologista.Tudo continua do mesmo jeito ele grita e tem movimentos fortes. Por favor mim ajudem somos de Recife. Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Guiomar , ano novo esperança renovada , época em que a gente faz planos de mudanças , e vc começou o ano assim.... Que bom !!!!!
    Vamos te apoiar sim !!!! Estamos perto de vc , sou de Maceió, e temos amigos do grupo de apoio em Recife portanto renove suas energias . As opções de medicamentos são várias e de médicos também. Este é meu e mail: dmtorres2006@yahoo.com.br , temos um grupo fechado no face : sindrome de tourette, toc e tdah, me deixe tbm seu e mail.
    Podemos começar com opções perto de vc: em Recife ou aqui em Maceió
    Entre para o grupo no face o grupofechado ou me mande seu email te mando as opções
    Você não está só!!!! A Tourette pode ser melhor !!!!! Feliz esperança nova !!!!





    ResponderExcluir